Durante os 9 meses de gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, não apenas na circunferência do abdômen, mas também no peito, vulva, quadris, pernas, rosto e no florescimento das emoções.
Porém, um dos maiores problemas que as grávidas enfrentam é a dor na parte inferior do abdômen durante a gravidez – a famosa dor na região pélvica, que é causada pelo alongamento dos músculos, nessa região e em outros fatores como alterações posturais e desconforto abdominal.
Veja também: Vinagre de maçã Reduz a congestão nasal
Nos estágios iniciais da gravidez, muitos problemas podem ocorrer, como cólicas, dores nas costas, náuseas, sono excessivo, vômitos e dores abdominais. Porém a dor é normal, não é uma condição da gravidez?
Visualizar Conteúdo
- 1 Dor no pé da barriga durante a gravidez – o que pode ser isso?
- Problema 2 – Como diagnosticar?
- 3 Quando se preocupar?
- 4 Como aliviar a dor no pé da barriga durante a gravidez?
Dor no pé da barriga durante a gravidez – o que pode ser isso?
No início da gravidez, a progesterona e o HCG começam a trabalhar para preparar o útero para a gravidez. Pelo fato do útero se dilatar e causar muita dor e desconforto à mulher.
Logo depois que os músculos começam a relaxar e os órgãos se movem para formar o bebê, ocorre a dor abdominal nesta fase, e órgãos como o estômago, intestinos, coração e fígado realizam o processo de organização do corpo. para abrir caminho para uma nova criatura no caminho.
Veja Mais: Como Perder o Peso Ganho na Gravidez
A dor abdominal durante a gravidez é normal e transitória, mas é importante que você não faça exames periódicos e ultrassom à medida que a gravidez avança.
Sentir dor é normal, mas a mulher precisa de prestar atenção a intensidade e a frequência.
Tem mais dores, o que não é incomum, geralmente a mulher tem uma estrutura pequena, ela sente que essas dores são mais fortes porque esta é a fase de relaxamento muscular – algumas até usam suportes de apoio para minimizar esse desconforto.
Sintomas – Como diagnosticar?
Dor na região pélvica, dor na parte inferior do abdômen e, finalmente, dor abdominal no pé durante a gravidez têm vários nomes, porém, a descrição dos sintomas é a seguinte:
- A dor no pé da barriga, que pode ser sentida apenas no lado direito, esquerdo ou ambos;
- A dor, que migra hora de sentir a direita, em seguida, no lado esquerdo;
- Dor nas nádegas;
- A dor do quadril;
- Dor na parte inferior das costas;
- Dor ao alterar a posição pode ser desconfortável, também, isso envolve a sentar-se, levantar-se e, até mesmo, mudanças na direção durante o sono.
Muitas mulheres sentem fortes dores na parte inferior do abdômen durante a gravidez à noite, o que pode ser devido a um dia mais cheio.
Outras fontes de dor, como infecções do trato urinário, cálculos renais, constipação e ciática, não podem ser excluídas. Neste caso, é importante consultar o seu médico para iniciar o tratamento.
Se você se preocupar?
Se a dor for sentida no primeiro trimestre, for muito forte, semelhante à do parto, deve-se procurar atendimento médico. Em alguns casos, pode indicar gravidez ectópica (o embrião é reparado no local errado).
Dor intensa acompanhada de febre e calafrios deve ser investigada. É importante procurar atendimento de emergência quando houver sangramento.
Como aliviar a dor no pé da barriga durante a gravidez?
As mulheres grávidas devem seguir o conselho do seu médico e fazer acompanhamento periódico para ter uma gravidez saudável.
Outras dicas para aliviar a dor no pé da barriga e cólicas durante a gravidez:
- A preocupação em troca de roupas, especialmente cuecas e meias. De preferência, a mulher deve tomar para evitar a muito esforço;
- Estar atento à postura durante a gravidez – é importante manter as mãos e os pés na mesma linha, os ombros e a coluna ereta;
- Não inclinar a coluna para pegar coisas no chão, apoie-se em algo e flexione os joelhos;
- Não usar saltos altos durante a gravidez;
- Fazer exercícios para fortalecer os músculos, eles ajudam a relaxar da dor, – já deram algumas dicas sobre atividade física para mulheres grávidas aqui;
- Se alimentar de forma saudável;
- Dormir de barriga para cima pode aumentar a dor, portanto, é um sonho-o de lado;
- Levantar os pés para relaxar em um dia;
- Beber muitos líquidos;
- Ficar longe do estresse.
Como visto acima, a maioria das dores no pé da barriga durante a gravidez são normais, no entanto, notar, então, que fuja do padrão, o médico ou pronto socorro mais próximo.