Pular para o conteúdo

7 Malefícios da Soja para a Saúde que Você Precisa saber

Além dos cereais como alimento funcional, a soja é utilizada na produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Os derivados da carne freqüentemente também contêm soja, bem como misturas para bebidas, comida para bebês e muitos alimentos dietéticos.

A soja é uma leguminosa nativa do Leste Asiático e considerada um componente importante da dieta asiática, sendo consumida há milhares de anos.

Veja também: Mulher com Saúde

Pessoas com intolerância à lactose podem pensar que o leite de soja é uma alternativa saudável ao leite de vaca, mas será mesmo assim?

Conheça agora os 7 malefícios para a saúde que Você Precisa saber

Soja


Como leite de soja, tofu, molho de soja, proteína de soja, óleo e carne de soja, em vez de carne. É comum que as pessoas comam formas processadas e refinadas de soja.

Também é usado em alimentos fermentados, como missô, natto e tempeh (originalmente usado na culinária asiática).

O que você talvez não saiba é que a proteína de soja também é o ingrediente principal da fórmula infantil de leguminosas.

Por exemplo, veganos e vegetarianos tendem a encorajar uma dieta à base de soja por causa de seu valor proteico.

No entanto, por favor, não me interpretem mal, isso faz mais mal do que bem.

7 Malefícios da soja que você precisa saber

1. Bloqueio da absorção dos Minerais

A soja é rica em ácido fítico ou fitato. Ou seja, uma substância que impede a absorção de minerais, como zinco e ferro, e de uma pequena quantidade de cálcio.

Esse bloqueio afeta apenas uma refeição, ou seja, não interfere nas outras refeições.

Portanto, se você comer alimentos ricos em minerais, seu corpo não será capaz de absorvê-los totalmente devido aos bloqueios.

2. Inflamação e outros problemas de saúde

A soja contém ácidos graxos, principalmente gorduras poliinsaturadas ômega-6. Quando você ingere muitos alimentos ricos em ômega-6 em sua dieta, isso pode causar inflamação e vários problemas de saúde.

Portanto, a abordagem ideal é aumentar a ingestão de ômega-3.

3. Disfunção do estrogênio

A soja contém muitos compostos chamados isoflavonas biologicamente. É como os compostos fitoterápicos de fitoestrogênios que podem ativar os receptores de estrogênio no corpo humano.

Eles são classificados como desreguladores endócrinos. Substâncias químicas que interferem nas funções normais do corpo humano. As isoflavonas presentes na soja são: genisteína, daidzeína e glicetina.

Essas substâncias podem fazer com que o estrogênio natural do corpo aumente ou diminua e interromper as funções normais do corpo.

Por exemplo, os homens têm estrogênio no corpo,no entanto, em grandes quantidades, pode causar alguns problemas de saúde nos homens.

4. Pode Causar Câncer de mama

Estudos em animais mostram que a isoflavona presente na soja pode causar câncer de mama. Além de estimular a proliferação e atividade das células do câncer de mama.

Por exemplo, em um estudo, 7 de 24 mulheres (29,2%) apresentaram um maior número de células epiteliais da mama quando suplementadas com proteína de soja.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

5. Problemas de Tireoide

A comunidade médica está preocupada que o consumo de produtos com alto teor de soja possa eliminar a função tireoidiana de algumas pessoas e levar ao hipotireoidismo, como

Além de ter outras funções importantes, a glândula tireóide também é uma glândula importante que pode regular o crescimento e controlar a taxa de energia consumida pelo corpo.

Estudos demonstraram que as isoflavonas da soja podem inibir a formação dos hormônios da tireoide em animais e humanos.

Por exemplo, um estudo japonês com 37 adultos relatou que os sintomas relacionados à supressão da função tireoidiana apareceram após o consumo de 30 gramas de soja por dia durante 3 meses.

Em outras palavras, o consumo regular de produtos à base de cereais ou suplementos de isoflavona pode causar hipotireoidismo em indivíduos suscetíveis.

6. Saúde dos Bebês

Expor as crianças às isoflavonas da fórmula infantil de soja é muito perigoso. Afinal, a soja pode causar problemas no sistema nervoso e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) em bebês.

Além disso, o teor de alumínio do leite em pó de soja infantil também é alto, o que é prejudicial à saúde.

Por exemplo, em um estudo com bebês do sexo feminino alimentados com leite em pó à base de soja, eles descobriram que, em comparação com aqueles que receberam leite materno ou fórmula à base de leite, havia significativamente mais tecido mamário aos 2 anos de idade.

Além disso, há evidências de que a fórmula do leite de soja na infância pode causar aumento da dor menstrual na idade adulta.

Se não houver comparação, o leite materno é sempre a melhor escolha para o seu bebê. Para as mães que não podem amamentar, elas podem escolher fórmula com leite de cabra ou usar um banco de leite.

7. Desconfortos Abdominais

Como a maioria dos cereais, contém fibras insolúveis. Alguns deles são a doença do caroço do algodão e estaquise, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis

Rafinose e estaquiose pertencem a uma classe de fibras chamadas FODMAPs que podem piorar a Síndrome do Cólon Irritável (SII), um distúrbio digestivo comum, mas muito desagradável.

Meu conselho é que você considere os perigos que ele e seus derivados podem representar para sua saúde. Portanto, tome as decisões necessárias para evitar o surgimento de doenças graves.

Use outros alimentos em vez de derivados de soja, como:

  • Por exemplo, quinoa, sementes, leite de planta de coco e amêndoa e grão de bico. Finalmente, para substituir o óleo de soja, use óleo de coco, óleo de abacate, banha de porco e outras gorduras saudáveis.

Evitar a soja ajudará seu corpo a esvaziar e esvaziar, e fornecerá mais saúde e energia em sua vida diária. Além de remover as coisas ruins, você também precisa absorver as coisas que são boas para você.