A Pfizer e a BioNTech disseram na segunda-feira (20) que sua vacina covid-19 pode induzir uma forte resposta imunológica em crianças de 5 a 11 anos. O laboratório planeja solicitar às autoridades dos Estados Unidos (EUA), Europa e outros locais a autorização de aplicação da vacina nessa faixa etária o quanto antes.
As duas empresas afirmaram que a vacina produziu uma resposta imunológica em crianças de 5 a 11 anos nos ensaios clínicos de fase 2 e 3, e os resultados estavam de acordo com o que já haviam sido observados em crianças de 16 a 25 anos. Eles dizem que a segurança geralmente é comparável à do grupo de idosos.
Veja também: Durante a primeira visita ao ginecologista
“Desde julho, casos pediátricos de covid-19 aumentaram em cerca de 240% nos Estados Unidos, enfatizando a necessidade de saúde pública de vacinação”, disse o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado à imprensa.
“Os resultados desse teste fornecem uma fundação sólida para buscar autorização de nossa vacina para crianças entre 5 e 11 anos, e planejamos entregar o pedido à FDA (agência reguladora dos EUA) e outros reguladores com urgência.”
Eles disseram à Reuters neste mês que autoridades de saúde dos EUA acreditam que três semanas após o laboratório enviar um pedido de licença, o regulador pode decidir se a vacina é segura e eficaz para crianças pequenas.
Devido à variante Delta altamente contagiosa do novo coronavírus, o número de hospitalizações e mortes por Covid-19 nos Estados Unidos aumentou nos últimos meses. Os casos pediátricos da doença também estão aumentando, principalmente porque as crianças menores de 12 anos não são vacinadas. Porém, não há indícios de que, além de ser mais contagioso, o Delta seja mais perigoso para as crianças.
A autorização rápida ajudará a aliviar o potencial aumento de casos no hemisfério norte no outono, especialmente quando as escolas nos Estados Unidos já estiverem abertas.
A vacina Pfizer / BioNTech foi autorizada para uso em crianças com 12 anos ou mais em muitos países, incluindo os Estados Unidos.
Em ensaios clínicos, crianças entre 5 e 11 anos de idade foram vacinadas com 10 microgramas da vacina, que é um terço da dose para pessoas com mais de 12 anos de idade. As duas empresas disseram que não esperam ter dados sobre como as vacinas funcionam em crianças entre 2 e 5 anos e bebês entre 6 meses e 2 anos até o quarto trimestre deste ano.