Benefícios dos alimentos diuréticos para o seu organismo

Alimentos diuréticos são alimentos que apresentam alto teor de água, contribuindo para a hidratação e, consequentemente, reduzindo o inchaço corporal. São também uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, importantes reguladores do nosso metabolismo.

Você sabia que todo alimento tem seu papel em nossa vida? Neste artigo, você aprenderá sobre os alimentos diuréticos e mais sobre suas funções e benefícios para a saúde.

Conheça alguns alimentos diuréticos

alimentos diureticos
Créditos da imagem Pexels

Melancia

A melancia é uma fruta deliciosa com muita água, rica em potássio e magnésio, é um excelente diurético natural com teor de água em torno de 90% .

É uma fruta com forte capacidade hidratante. Nutricionalmente, é fonte de vitamina C, complexo B, cálcio, fósforo, potássio e sódio. Ajuda o funcionamento normal dos rins, intestinos e estômago.

Pepino

O pepino é um vegetal nutritivo e de baixa caloria, pois é rico em água, minerais e antioxidantes que trazem diversos benefícios à saúde,contem cálcio, fósforo, potássio, ferro, um complexo de vitaminas B e C. Além de diurético, ajuda a limpar a pele e a fortalecer os cabelos e as unhas.

Beterraba

A beterraba é uma raiz levemente adocicada que pode ser comida cozida ou crua em saladas ou como suco. Ela contém vitamina C, fósforo e ferro para ajudar a prevenir a anemia e seu suco é refrescante e diurético.

Alface

A alface é um vegetal rico em fibras e antioxidantes e deve ser incluído na sua alimentação diária, pois pode trazer muitos benefícios à saúde. Contém muita água, vitaminas, minerais e fibras,ajudando a combater stress e insonia.

Cenoura

É uma importante fonte de vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos, pele e cabelo, bem como para o processo digestivo. Também ajuda a desintoxicação do corpo.

Vale ressaltar que para evitar a retenção de líquidos corporais, outras medidas preventivas devem ser tomadas, como: reduzir a ingestão de sal no preparo e evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, utilizar temperos naturais e consumir 35 ml por quilograma de água por dia. Exercício para melhorar a circulação sanguínea e o sono.

Quais os benefícios dos alimentos diuréticos?

O inchaço ou a retenção de líquidos podem ser causados ​​por vários fatores, como ingestão excessiva de sódio, ingestão insuficiente de potássio, disfunção intestinal e alterações no metabolismo hormonal. Para reduzir esses sintomas, a ingestão de alimentos diuréticos ricos em água pode desempenhar um certo papel.

O alimento diurético pode aumentar a secreção de urina e eliminar a retenção que causa a inflamação, porque as toxinas que entram no corpo são excretadas na urina devido ao consumo de alimentos, medicamentos, etc.

Anote a Receita de suco de melancia e pepino

Ingredientes

  • 3 fatias médias de melancia;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 pepino médio

Preparo

Descasque o pepino e corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Tome sem coar duas vezes ao dia

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