Pular para o conteúdo

Delicioso Bolo de Fubá para Saborear com Prazer

Delicioso Bolo de Fubá para Saborear com Prazer. Podemos preparar com milho Arepas, pamonhas, broas, cuscuz, polenta ou pipoca.

No entanto, graças às suas propriedades culinárias e ao fato de não conter glúten, é uma boa ideia preparar outras receitas, como um bolo de fubá.

Com esse ingrediente, obtemos um bolo leve e tão suculento quanto os outros, delicioso e nada comparado aos bolos de farinha de trigo. Se você tem ovos, açúcar e óleo à mão, tudo que você precisa é de fubá para começar a trabalhar.

Bolo de Fubá

Por que preparar bolo de fubá?

O ingrediente principal do bolo é o fubá. Este grão é tradicionalmente cultivado por povos nativos americanos. Por esta razão, é consumido com mais frequência neste continente do que em outros continentes.

Também é comum na África, e seu uso pode ser comparado ao arroz em outras latitudes.

Suas principais propriedades nutricionais são semelhantes às dos grãos. É uma fonte de carboidratos cuja principal função é fornecer energia. Também fornece 10% de proteína e muita fibra.

A pesquisa científica tem destacado a presença de vitaminas do complexo B e alguns minerais como ferro, magnésio e potássio. Também contém compostos fenólicos e beta-caroteno, que possuem efeitos antioxidantes e prebióticos.

Uma das características mais distintivas associadas ao trigo é a ausência de glúten nos seus ingredientes. Como resultado, tornou-se um dos grãos mais utilizados para vários produtos, como pães, massas ou biscoitos. Como um bolo, cresce e fica muito macio.

As receitas que apresentamos abaixo são rápidas e fáceis de preparar seguindo os mesmos passos de um bolo tradicional com ou sem iogurte. O sucesso é tão certo que, sem dúvida, você se preparará para ele com mais frequência.

Pode ser servido como opção de café da manhã, lanche ou sobremesa. Não só para quem tem intolerância ao glúten, mas para toda a família.

Além disso, representa uma boa fonte de energia para atletas e para quem faz muita atividade física.

Fubá.
A farinha de milho é importante devido à falta de glúten, o que a torna um ingrediente importante para pessoas com doença celíaca.

Ingredientes:

Use a quantidade indicada para cerca de 6 porções. Alguns ingredientes podem ser alterados de acordo com o gosto de cada um, e os ingredientes necessários são comuns em muitas cozinhas:

  • 4 ovos tamanho grande;
  • 70 gramas de azeite de oliva suave;
  • 190 gramas de açúcar;
  • 170 gramas de fubá amarelo cru;
  • 14 gramas de fermento químico;
  • Raspas de limão;
  • 1 colher de chá de manteiga para untar a forma;
  • Além disso, é preciso um molde de coroa redonda de 24 centímetros de diâmetro e uma batedeira.

Passo a passo:

Fazer este bolo é muito simples. O tempo total usado é de cerca de 1 hora e 15 minutos, incluindo o tempo de cozimento.

  1. Antes de iniciar o preparo, ligue o forno a 170 graus Celsius.
  2. Unte a forma com um pouco de manteiga e fubá. Agite para remover o excesso.
  3. Em seguida, coloque os ovos em uma tigela grande junto com o açúcar e as raspas de limão.
  4. Bata os ingredientes por cerca de 6 minutos ou até ficarem pálidos e aproximadamente dobrarem de volume.
  5. Em seguida, adicione o óleo aos poucos e continue batendo. Pare quando tudo tiver sido mesclado.
  6. Misture a farinha de milho e o fermento, despeje em uma tigela com os ovos e misture com um mixer, mas tenha muito cuidado  para não misturar demais. Pare quando o caroço desaparecer.
  7. Coloque a massa em uma assadeira e leve ao forno por 1 hora ou até que um palito inserido saia limpo.

Neste caso, a massa é temperada com raspas de limão. No entanto, você pode trocá-los por outros ingredientes para obter o sabor desejado.

Você pode usar casca de laranja, um pouco de coco ralado, canela ou algumas gotas de extrato de baunilha.

Como apresentar e acompanhar:

Como este é um bolo muito saboroso e quase sem tempero, é justo dizer que é um curinga, pois vai bem em várias ocasiões.

Pode ser um doce no café da manhã ou na hora do lanche para as crianças. Combine-o com algumas frutas frescas para torná-lo mais saudável e completo.

Mas se você quer um bolo de aniversário, há muitas possibilidades de fazer algo um pouco mais elaborado. Neste caso, requer apenas mais tempo e dedicação.

Outra maneira é cortar o bolo ao meio e recheá-lo com marmelada, chantilly ou trufas caseiras. Por outro lado, se procura uma decoração exterior, este bolo pode ser servido com cobertura de chocolate, uma pitada de açúcar em pó ou alguns morangos frescos.

Como conseguir o bolo de fubá perfeito?

Adicione outros elementos ao seu bolo de fubá para melhorá-lo. A farinha de milho é moída a partir de trigo integral, por isso é de cor amarela.
Não deve ser confundido com o amido de milho, pois é feito a partir do amido e, portanto, apresenta textura e comportamento diferenciados nas receitas, portanto, não é recomendável alterá-los.

Embora este seja um grão que forneça certos nutrientes e seja uma boa fonte de energia, é ideal encontrar diferentes maneiras de introduzi-lo em sua dieta. Dessa forma, você pode comer o bolo de fubá de vez em quando.

Se acontecer de você ter um pedaço de bolo sobrando, ele deve ser mantido em local fresco e seco; nunca na geladeira. Melhor embalado em recipientes de plástico ou vidro herméticos.

Às vezes, a falta de glúten na farinha pode fazer com que as receitas de bolo falhem. Mas não tenha medo, porque esse não é o caso aqui. Você ganha um bolo sem glúten com todos os sabores que quiser.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Gostou da receita? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Confira: Entre para o nosso grupo no facebook: Receitas da vó Palmirinha