Pular para o conteúdo

Canabidiol tem comercialização iniciada em grande rede de farmácias do Brasil

Fármacos à base de canabidiol começam a ser vendidos pela rede Drogal no interior do estado de São Paulo.

Após obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano, o produto pode ser adquirido em algumas unidades ou mediante solicitação.

Este produto é um produto fitofarmacêutico adquirido exclusivamente mediante receita médica para controle especial THC (Tetra-hidrocanabinol) de até 0,2%.

A Rede Drogal comercializa o medicamento fabricado pelo laboratório Prati-Donnaduzzi, que, até o momento, é o primeiro e único autorizado a produzi-lo no Brasil.

Veja Mais: 10 doenças que podem ser tratadas com canabidiol

Para o diretor comercial da Rede Drogal, Ricardo Cançado, a inclusão de canabidiol nos medicamentos disponíveis é uma vantagem para os clientes que precisam de tratamento com receita médica. “Assim que a Anvisa regulamentou a comercialização, buscamos informações para levar essa opção à nossa clientela.

Entendemos a importância e a especificidade deste medicamento. Nossa expectativa é ajudar na qualidade de vida dos usuários, considerando as pesquisas que indicam uma evolução positiva após o uso”, comenta.

Drogal comercializa canabidiol

Uma resolução está em vigor desde 10 de março deste ano, criando uma nova categoria de produtos de maconha. A partir desta data, as empresas podem enviar pedidos de autorização da Anvis.

A Rede Drogal será a primeira a entregar um produto no interior do estado de São Paulo.

Em dezembro do ano passado, a Anvisa aprovou a regulamentação brasileira de produtos de cannabis. De acordo com a decisão, os produtos feitos de maconha para fins médicos podem ser vendidos em farmácias, seguir prescrições médicas e ser inspecionados pela agência.

O que é o medicamento à base de canabidiol

O canabidiol (CBD) é uma substância química encontrada nas plantas de cannabis. A solução oral de canabidiol (CBD) é um produto classificado como botânico, ou seja, é produzido a partir de matérias-primas naturais e permanece inalterado.

Também não possui atividades psicoativas como o THC. O cérebro humano possui uma série de receptores que podem interagir com esse componente, chamado sistema canabinóide endógeno.

Esses receptores e enzimas desempenham um papel sinalizador entre os processos celulares e corporais, que regulam o sono, a dor, as emoções, os processos físicos e cognitivos.

Para quais tratamentos o canabidiol é indicado?

O medicamento é usado em casos muito especiais e hoje é usado principalmente para tratar crianças com epilepsia refratária.

Alguns estudos também demonstraram que o CBD demonstrou ser eficaz no tratamento de certas síndromes epilépticas graves, como as de Dravet e Lennox-Gastaut, que geralmente não respondem às terapias convencionais.

A indicação também para Dor neuropática, náusea quimioterapia, sintomas de autismo, agitação noturna em pacientes com demência e cãibras devido à esclerose múltipla.

Veja Mais: Cannabis e seus benefícios a saúde

Como iniciar o tratamento com o canabidiol

Pode ser prescrito por um médico que monitora o tratamento do paciente, mas vale ressaltar que na resolução emitida pela Anvisa, a agência informou “o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro”.

As soluções orais de canabidiol só podem ser adquiridas com uma receita especial do tipo B, cujo número é fornecido pelo departamento local de supervisão de saúde.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

A dose permitida de cada prescrição é equivalente a 60 dias de tratamento e o período de validade é de 30 dias.

Fonte: Rede Drogal