A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (10) que a vacina Convidecia, produzida pelo laboratório CanSino, apresentou pedido de uso emergencial.
O pedido foi feito nesta segunda-feira (8) pela Biomm Laboratories, representante brasileira da fabricante de vacinas produzida na China.
Veja também: Obesidade saiba quais são os principais tratamentos
Segundo a Anvisa, o ciclo de análise é de sete dias úteis. Este ciclo não considera o tempo de processamento do status do requisito técnico, ou seja, o tempo que o laboratório necessita para responder às questões técnicas levantadas pela organização durante o processamento.
A vacina de CanSino é uma dose única, assim como a vacina da Janssen.
Em caso de uso emergencial, as primeiras 24 horas são dedicadas ao exame do processo para verificar se os documentos necessários estão disponíveis.
Segundo a Anvisa, na falta de informações importantes, o órgão pode solicitar dados adicionais ao laboratório.
Segundo a Anvisa, neste caso, em circunstâncias especiais, o processo foi entregue à equipe técnica no dia 10, de forma que a triagem preliminar deve ser concluída nesta quinta-feira (11).
A análise das solicitações de uso emergencial é realizada por uma equipe multidisciplinar que inclui especialistas nas áreas de registro, monitoramento e fiscalização da Anvisa.
A informação enviada com a candidatura é utilizada para a avaliação, bem como a informação que foi verificada durante a apresentação contínua da candidatura.