O chá de carqueja ajuda a aliviar dores (cabeça e estômago) e até cólicas menstruais.
É importante notar que esta bebida também ajuda a manter o intestino desobstruído, portanto, evita desconforto que pode estar relacionado à digestão.
Carqueja, nome científico Baccharis trimera, é provavelmente um dos medicamentos naturais mais usados no Brasil.
Amplamente reconhecida pela sabedoria popular, a carqueja é uma aliada de quem busca na natureza formas de amenizar os efeitos de várias doenças.
A forma de consumo da carqueja varia dependendo de como a planta é adquirida. Em sua forma fresca, as folhas desta planta podem ser encontradas em feiras livres, lojas de produtos naturais e supermercados.
Em contraste, cápsulas e sachês contendo pó da planta podem ser encontrados em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados.
O chá de carqueja pode ser feito com folhas ou sachês. A bebida faz sucesso entre os amantes da medicina natural e é especialmente recomendada para controlar os níveis de glicose no sangue e fortalecer o sistema imunológico.
Na verdade, em tempos de pandemia, qualquer fortalecimento do sistema imunológico é bem-vindo.
Confira 6 benefícios do chá de carqueja para a saúde
Ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue
Está provado que o chá carqueja pode ser um aliado na luta contra a diabetes. A planta é rica em compostos chamados flavonóides, como apigenina, luteolina e quercetina, que atuam para regular o metabolismo da glicose reduzindo a resistência à insulina.
Assim, os níveis de açúcar no sangue podem ser controlados mais facilmente consumindo chá de carqueja regularmente.
Diminui a pressão arterial
Carqueja possui propriedades diuréticas. Portanto, beber chá de carqueja ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo e a aliviar o sistema circulatório.
Como resultado, o esforço do coração para bombear o sangue diminui e a pressão arterial eventualmente retorna ao normal.
Fortalece o sistema imunológico
O consumo regular de chá de carqueja pode fortalecer a proteção do nosso corpo contra patógenos. Esta planta é rica em antioxidantes, que podem estimular a produção de glóbulos brancos.
Os glóbulos brancos são as células que constituem o sistema imunológico, portanto, são as células que protegem o nosso corpo contra vírus e infecções.
Ajuda o fígado a trabalhar melhor
Os antioxidantes presentes na carqueja são poderosos aliados do corpo contra os radicais livres, que atacam as células do fígado e mantêm os órgãos saudáveis.
Depois de beber o chá de carqueja, as células do fígado são protegidas e novas células saudáveis aparecem. Por exemplo, isso ajuda a saúde do fígado e evita o acúmulo de gordura nos órgãos.
Diminui os níveis de colesterol LDL
A carqueja é rica em uma substância chamada saponina. Impede que o trato intestinal absorva mais colesterol do que o normal e também ajuda a eliminar o colesterol de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim, pelas fezes.
Combate a gastrite
Os flavonóides da Carqueja ajudam a controlar a acidez do estômago. Por exemplo, a acidez excessiva é a causa da gastrite e da azia.
Além disso, beber chá de carqueja pode “proteger” o estômago porque suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes podem reduzir os danos às células dos órgãos.
Como fazer o chá de carqueja
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja
- 1 litro de água potável
Modo de preparo:
Pegue a água e coloque para ferver.
Quando já estiver quase fervendo, adicione as folhas de carqueja.
Espere ferver mais um pouco e desligue o fogo.
Depois disso, deixe descansar por dez minutos.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Coe e beba até três xícaras do chá de carqueja por dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo desta infusão pode causar complicações. Especialmente os pacientes com diabetes e hipertensão devem consultar seu médico para saber a quantidade correta de chá de carqueja a beber.
Uma grande quantidade de chá de carqueja reduzirá o excesso de glicose e causará hipoglicemia. Também torna difícil o controle da pressão arterial em pacientes hipertensos. Outros grupos que têm causado cautela no chá Carqueja são crianças, mulheres grávidas e mulheres que amamentam.
O metabolismo das crianças é diferente do dos adultos, por isso o chá de carqueja não é recomendado para menores. Mulheres grávidas são proibidas de beber essa bebida porque ela pode causar contrações uterinas, que podem levar ao aborto espontâneo.
Mulheres que amamentam devem consultar seu médico antes de começar a beber o chá de carqueja, pois suas propriedades podem alterar a composição do leite materno.