O chá de sene é um remédio caseiro que é popularmente utilizado por pessoas que querem emagrecer rápido.
O sene é uma planta da família Fabaceae, nativa da Ásia tropical, incluindo subcontinente Indiano. Dispersa pelo Oriente Médio, Norte da África, inicialmente pelos Egípcios e posteriormente pelos Árabes, Gregos e Romanos. Atualmente está distribuída em todas as regiões semi-áridas do mundo.
Veja também: Creme de Mandioca de Mandioca com Delicioso Recheio
O sene é uma planta com propriedades laxante e emagrecedora. Como chá emagrecedor, deve ser utilizado até certo ponto, pois demais faz mal.
Para emagrecer, o mais importante é seguir uma dieta equilibrada e orientada por um nutricionista, assim como fazer exercício físico regular. O uso de suplementos também pode acontecer, mas deve ser sempre orientado por um profissional de saúde especialista na área do emagrecimento, que recomende suplementos com efeito comprovado e na dose correta.
[maxbutton id=”1″ text=”Chá de sene faz menstruação descer?” ]
Antes de tomar chá com efeito laxativo:
Porque o sene é conhecido como emagrecedor
O sene é uma planta comumente utilizada para perda de peso. Entretanto, por sua propriedade laxativa, se utilizada por mais de 7 dias pode trazer sérios problemas de saúde.
O chá de sene reduz o apetite, ajuda os alimentos a se movimentarem mais rápido pelo intestino, antes que os nutrientes e calorias sejam absorvidos pelo corpo. Esta perda de peso, somente dessa forma, não é saudável. A melhor alternativa é optar por alimentos, bebidas e chás que acelerem o metabolismo.
Como o sene atua no intestino?
O chá de sene tem um forte efeito laxante porque a planta é muito rica em senósidos do tipo A e B, substâncias que têm a capacidade de estimular o plexo mioentérico, que é responsável por aumentar a contração do intestino, empurrando as fezes para fora.
Além disso, o sene também tem uma boa quantidade de mucilagens, que acabam absorvendo a água do organismo, o que torna as fezes mais moles e fáceis de eliminar.
Propriedades e Utilidades do Sene:
O sene tem propriedades laxativa, purgativa, antiácida, depurativa e vermífuga.
Devido a todas a essas propriedades, o sene pode ser utilizado no tratamento de doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, doenças de pele e dos olhos.
É seguro usar laxantes para emagrecer?
Os laxantes podem fazer parte do processo de emagrecimento, mas devem ser usados por curtos períodos e com supervisão de um profissional de saúde, servindo apenas para limpar o organismo de toxinas e preparar o corpo para o processo de emagrecimento.
Assim, os laxantes não devem ser usados como o principal responsável por emagrecer, já que o seu uso excessivo, ou crônico, pode causar vários problemas de saúde como:
- Perda da capacidade para defecar: acontece porque os nervos da região perdem sua sensibilidade, ficando dependentes do uso de um laxante para provocar os movimentos intestinais;
- Desidratação: os laxantes causam um funcionamento muito rápido do intestino, o que diminui o tempo que o corpo tem para reabsorver água, que acaba sendo eliminada em excesso com as fezes;
- Perda de minerais importantes: junto com a água, o corpo também pode eliminar minerais em excesso, principalmente sódio e potássio, que são importantes para o funcionamento dos músculos e do coração, por exemplo;
- Sangramento pelas fezes: é causado pela irritação excessiva do intestino pelo uso dos laxantes;
Chá de sene como fazer?
Seguem 3 formas de preparo do chá de sene:
RECEITA 1
Coloque água quente (não fervente) sobre 0,5 a 2 gramas (um quarto de colher de chá) de sene.
Evite o uso chá de sene em saquinhos, pois podem conter muito ou pouco da erva.
Devido aos efeitos do sene é melhor controlar a quantidade que entra na xícara de chá. Deixe o chá em infusão por 10 minutos, coe e beba.
RECEITA 2
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Pode-se fazer o chá de sene macerando as folhas em água fria por 12 horas.
Feito dessa forma, o chá tem diminuída a quantidade de resina do sene, reduzindo o efeito laxante.
O chá de sene tem sabor amargo, cor âmbar e aroma fraco.
RECEITA 3
Ingredientes:
- ½ colher de sopa de folhas secas de sene
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Coloque a erva em uma panela, acrescente água e deixe ferver por 5 minutos.
Deixe esfriar um pouco, coe e beba esta quantidade de chá dividida em duas vezes no mesmo dia.
Observação: Não adoce esse chá.
Chá de Sene faz mal?
Mesmo sendo utilizado há centenas de anos, é recomendável consultar o médico antes de tomá-lo, especialmente idosos.
Apesar dos muitos benefícios que o sene possui, deve-se utilizá-lo com cautela e sob orientação médica, pois o uso constante dessa planta pode provocar alterações intestinais, desencadear cólicas fortes e até gerar predisposição ao câncer de colo retal.
O chá de sene pode reduzir os níveis de potássio, por isso não se deve combiná-lo com alimentos diuréticos que têm o mesmo efeito.
Níveis baixos de potássio, conhecidos como desequilíbrio eletrólito, podem alterar os batimentos cardíacos e levar à fraqueza física.
Infusões de sene podem interagir com medicamentos bloqueadores de cálcio e causar reações adversas.
A ação do sene diminui a absorção de nutrientes no cólon, privando o organismo das vitaminas e minerais importantes.
Dessa forma, os laxantes, de qualquer tipo, não devem ser usados para emagrecer, especialmente quando não existe supervisão por um profissional de saúde.
Veja Mais:
Olha tenho que te deixar um grande parabéns, pois esse seu conteúdo vai me ajudar muito e tenho a certeza que vai ajudar muito mais pessoas também!! Peço a Deus que te abençoe para que sempre esteja trazendo conteúdo como este aqui, Obrigada e abraços!!