[faceturbo][bloqueador]
Veja também: 10 alimentos que são ricos em zinco
Chá gelado é um fenômeno em muito comum em vários países. Na América do Norte e Europa, essa bebida compete diretamente com os sucos e refrigerantes, inclusive nos mais renomados restaurantes e bistrôs. Aqui no Brasil, os chás gelados (ou frios) ainda não são tão consumidos assim, mas, verdade seja dita: eles são super saudáveis e deliciosos.
Na maioria dos casos, os chás gelados são bem simples de preparar, o que também é uma vantagem. Além do fácil preparo, essa bebida possui poucas calorias, o que ajuda na perda de peso.
Como as ervas usadas nos chás são bastante benéficas para o corpo humano, os chá gelados são bem saudáveis, desde que consumidos sem açúcar ou adoçante. É uma excelente opção para readaptar o paladar a uma dieta sem muito açúcar.
Além de tudo isso, não podemos deixar de citar que os chás gelados podem ser preparados de maneira muito bonita. Servindo até mesmo para aquela foto bela nas redes sociais ou para impressionar a família e os amigos. Por isso, confira as receitas abaixo:
As 9 melhores receitas de chás gelados
Sem muita enrolação, separamos aqui várias ótimas receitas de chás gelados. Escolhemos bebidas que, além de saborosas, são muito bonitas e vão dar aquela levantada na sua saúde.
Demos preferência também as receitas famosas, mas somente aquelas com ingredientes fáceis de encontrar no Brasil (para facilitar as coisas). Por isso, preste bem atenção, porque começar a tomar chá gelado pode ser a grande chave para mudar sua vida através da alimentação saudável.
1- Chá gelado refrescante (camomila e limão)
Essa receita, além de refrescante, acalma e nutre o corpo (Foto: depositphotos)
Essa receita é comum nos domingos de verão dos Estados Unidos. Além de ser super refrescante, esse chá gelado fica muito bonito à mesa, manda embora o calor e faz bem para o organismo.
Receita: Leve ao fogo 1 litro de água, ¼ de xícara de raspas da casca do limão. Espere a água esquentar, mas não deixe chegar à fervura. Desligue o fogo e adicione ½ xícara de suco de limão e 3 colheres (de sopa) de camomila. Deixe tampado por 10 minutos, em seguida coe e leve à geladeira. Beba com gelo.
Esse chá tem um sabor muito suave, apesar do limão. O gosto se assemelha a uma água saborizada muito delicada. Coloque em uma jarra de vidro e adicione rodelas de limão e gelo. Assim, com certeza, sua mesa ficará decorada com uma bebida saudável e bonita.
2- Chá preto gelado com limão
Essa receita de chá é ótima para acompanhar refeições como peixes e massas cozidas (Foto: depositphotos)
Esse é o chá gelado mais prático e fácil de se fazer! E o melhor: é uma delícia, perfeito para dias bem quentes ou secos. Se preparado com capricho, fica uma bebida muito bonita e ótima para acompanhar refeições como peixes e massas cozidas.
Receita: Em um recipiente, coloque 1 litro de água em temperatura ambiente e 10 colheres (de sopa) da erva de chá preto picada. Misture bem e leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas. Em seguida, coe bem (se preciso, use um pano fino) e adicione rodelas de limão a gosto. Está pronto!
Para dar o toque final, coloque o chá em uma jarra de vidro e adicione algumas pedras de gelo ao servir. Vai ficar uma bebida linda sobre a mesa e temos certeza de que todo mundo vai querer provar nem que seja um pouquinho.
E outro detalhe importante sobre essa bebida é que, para que ela seja saudável e nutritiva, não se deve adoçar. Contudo, se você for servir para mais pessoas, talvez sem açúcar a bebida não agrade o paladar de todos.
3- Chá gelado emagrecedor
Os ingredientes desse chá unidos ajudam a eliminar gordura mais rápido (Foto: depositphotos)
E claro, os chás gelados também servem para emagrecer, pois são uma opção de bebida natural e pouca calórica, além de serem diuréticos (eliminam a retenção de líquidos no corpo).
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Receita: Coloque aproximadamente 200g de gengibre cortado em uma panela com 1,5 litro de água fervente. Deixe por 10 minutos e depois apague o fogo. Adicione 2 colheres (de sopa) bem cheias de chá verde e 1 ramo médio de hortelã (ou 2 colheres de sopa da erva picada). Deixe tampado até esfriar. Depois coe e leve à geladeira.
Você pode servir a bebida com gelo e rodelas de limão ou laranja. Tome a bebida cerca de meia hora antes das refeições. O gengibre e o chá verde possuem propriedades que ajudam a eliminar gordura mais rápido.
4- Chá gelado de hibisco
Além de bonito, esse chá combate a retenção de líquidos (Foto: depositphotos)
Essa é outra opção excelente para quem está na batalha contra a balança. Além de bonito e delicioso, o chá gelado de hibisco ajuda a combater a retenção de líquido e acelerar a perda de medidas.
Receita: Em uma panela, aqueça 1 litro de água, mas não deixe ferver. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (de chá) preto ou chá verde, 2 colheres de flor de hibisco e deixe tampado até esfriar. Depois coe e adicione o suco de 1 limão. Misture bem e leve à geladeira.
5- Chá gelado detox de maracujá
Esse chá é desintoxicante, ajudando a eliminar toxinas do sangue (Foto: depositphotos)
Esse chá faz muito bem para o organismo, pois ele é uma chá desintoxicante, que ajuda o fígado e purifica o sangue.
Receita: Coloque 4 xícaras de água em uma panela e espere ferver. Depois desligue o fogo e adicione 1 e ½ colher (de sopa) de camomila e 1 e ½ colher (de sopa) de folhas secas de maracujá. Deixe tampado por 10 minutos, depois coe e leve à geladeira.
Esse chá tem um sabor bastante neutro, que ajuda a equilibrar sabores muito doces. Por isso, é ótimo para acompanhar lanches doces ou mesmo ser aquela bebida refrescante no fim da tarde.
Sirva com gelo. Para enfeitar os copos da bebida, você pode colocar uma rodela de laranja em cada copo. É uma delícia.
6- Chá verde gelado com hortelã
Esse chá ajuda, e muito, no processo de emagrecimento (Foto: depositphotos)
Essa receita também é bem simples e uma das mais saudáveis dessa lista. Além de melhorar a digestão, este chá gelado ajuda no processo de emagrecimento e é rico em antioxidantes. Uma ótima opção para despistar o calor.
Receita: Leve ao fogo 1 e ½ litro de água até chegar perto do ponto de fervura. Desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de chá verde e 1 mão cheia de folhas de hortelã. Deixe tampado por 5 minutos. Coe, mas coloque as folhas de hortelã novamente na bebida para deixá-la bonita. Sirva com gelo.
7- Chá mate gelado
O chá mate gelado é uma das opções mais famosas desse tipo de bebida. Isso se deve graças ao seu consumo, bastante grande nos EUA e também pela sua praticidade de preparo.
Receita: Coloque 1 litro de água quente em uma jarra e adicione 2 colheres (de sopa) de chá mate. Deixe por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione o suco de 1 limão. Mexa bem e sirva com pedras de gelo.
Você pode usar também o chá mate solúvel para essa receita, mas sempre opte pela versão natural do pó. As versões industrializadas acabam fazendo mal ao organismo.
8- Chá preto com maçã
Essa receita tem pouquíssimas calorias (Foto: depositphotos)
Esse chá é prático de se fazer, rende bastante e ainda faz bem para o metabolismo e para a pele. Além disso, é uma bebida com pouquíssimas calorias e ajuda na perda de peso.
Receita: Esquente 1 litro de água em uma panela e desligue o fogo. Acrescente 2 colheres (de sopa) de chá preto e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e coloque em uma jarra. Corte pedaços grosseiros de maçã com casca e sem sementes e coloque dentro do chá. Acrescente pedras de gelo.
9- Chá verde gelado com abacaxi
Coloque ramos de hortelã para dar mais sabor e beleza ao copo (Foto: depositphotos)
Esse chá, além de muito bonito, é bem saboroso. Uma das melhores alternativas para quem quer começar a tomar chá gelado, pois seu sabor é bem agradável e mais doce do que as outras variedades.
Receita: Aqueça 4 xícaras de água em uma panela. Desligue o fogo e adicione 4 colheres (de sopa) de chá verde. Deixe a panela tampada de 5 a 10 minutos. Coe, e coloque em uma jarra até esfriar. Corte pedaços grosseiros de abacaxi, sem casca, e junte ao chá. Adicione pedras de gelo.
Para enfeitar e deixar o chá ainda mais gostoso, você pode acrescentar 1 ramo de hortelã na jarra. Lembre bem de lavar a planta antes de adicioná-la ao chá. É uma ótima opção para lanches da manhã e para acompanhar almoços em dias quentes.
Chá gelado com frutas: aprenda a receita famosa
Sabe aquela bebida linda e super saborosa? Perfeita para tirar fotos, enfeitar a mesa e ainda servir para melhorar a saúde e o bem-estar? Você pode achar super difícil encontrar essa bebida, mas a verdade é que é muito fácil! Estamos falando do chá gelado com frutas.
O chá gelado com frutas é estrela em um montão de catálogos de gastronomia, bem-estar, saúde e até mesmo em revistas de decoração. Isso porque é uma bebida linda, saborosa e que nunca passa despercebida.
Com este chá, você vai chamar a atenção de todos que forem na sua casa. É uma opção de bebida para churrasco e dias na piscina ou na praia. Por isso, preste atenção e surpreenda todos com este chá maravilhoso.
Como fazer o chá gelado com frutas
Ferva 1 litro de água e desligue o fogo. Adicione 3 colheres (de sopa) de erva cidreira e deixe por apenas 3 minutos. No máximo deixe por 5 minutos. Depois coe e leve a geladeira. Em uma jarra, coloque 1 laranja bahia cortada em rodelas, 1 maçã picada grossa sem casca e 6 morangos picados grosseiramente. Adicione o chá e pedras de gelo e misture bem.
Benefícios dos chás gelados
O chá gelado mantém as mesmas propriedades que os chás quentes. Ou seja, o chá gelado e o chá quente oferecem os mesmos benefícios dos ingredientes usados. Esse fato não possui relação com a temperatura da bebida. Entretanto, existe uma diferença entre os dois tipos de consumo dos chás.
Enquanto os chás quentes são ótimos para tranquilizar e ajudam a garganta, os chás gelados servem para refrescar e dar energia. Como geralmente são servidos junto com frutas, essa bebida é bastante nutritiva. Veja os benefícios do chá gelado:
Veja também: Suchá detox de limão para emagrecer rapidinho
Substitui bebidas calóricas
Você pode substituir o refrigerante, suco com açúcar e bebidas industrializadas pelo chá gelado. Além de rico em nutrientes, os chás oferecem muito menos calorias do que as outras bebidas.
Além desse benefício, os chás gelados sem açúcar ajudam a acostumar o paladar com bebidas e alimentos menos açucarados. Isto é uma grande vantagem, pois assim se diminui bastante a necessidade de açúcar nas receitas.
Tem ação diurética
Os chás gelados feitos com hibisco, chá verde, chá preto e hortelã também possuem efeito diurético. Ou seja, ajudam o organismo a eliminar o líquido retido. Isso aumenta o fluxo urinário e reduz medidas na região do abdômen e quadris.
Hidratam o corpo
Os chás gelados hidratam o corpo tão bem quanto a água. O consumo regular de chás gelados mantém o corpo sempre hidratado e isso pode ser percebido, inclusive, na hidratação dos lábios e da boca.
Promovem bem-estar
Consumir chá gelado afeta diretamente o sistema nervoso, promovendo a sensação de bem-estar. Isto acontece porque a bebida não contém açúcares, mas mesmo assim é saborosa e refrescante.
Controlam a fome
Mesmo se você tomar um copo grande de chá gelado com gelo e alguma fruta na bebida, a ingestão de calorias é bem pouca. Além disso, a maioria das ervas dos chás tem o poder de aumentar a saciedade do corpo, fazendo com que a fome demore mais para aparecer.
Fazem bem para a pele
O chá gelado hidrata e mantém a saúde da pele. Sendo uma bebida refrescante, os nutrientes como os flavonoides, são espalhados pelo corpo e chegam constantemente à pele, que fica mais bonita e viçosa.
Uma ótima alternativa para diabéticos
Por se tratar de uma bebida que não leva açúcar, os diabéticos podem fazer bom uso dos chás gelados. Contudo, é preciso procurar a ajuda de um médico, pois algumas ervas de chás abaixam o nível de glicose do sangue. Junto aos remédios para a diabetes e a insulina, a glicose pode acabar diminuindo demais.
Combate a ressaca
Por ser uma bebida rica em flavonoides e água, o chá gelado ajuda a combater a ressaca de modo rápido. Os sintomas da ressaca são causados pela desidratação das células e tecidos. O chá gelado atua na hidratação justamente nesses locais.
Deixa o cabelo mais bonito
Graças ao poder de hidratação e os nutrientes provenientes das ervas usadas nos chás, essa bebida melhora a qualidade dos fios capilares, dando aspecto mais bonito e brilhoso.
Combatem o mau hálito
A maioria dos chás consegue neutralizar odores provenientes dos dentes e boca. Apesar desse efeito ser mais potente com o chá quente, os chás gelados com fruta consegue eliminar o mau hálito e dar refrescância.
Além disso, fazem bem aos dentes e eliminam bactérias presentes nas gengivas e na língua.
Principais acompanhamentos para estes chás
Esse tópico foi feito para aquelas pessoas que estão em processo de emagrecimento. Os chás gelados são uma opção muito boa de bebida para perder peso, mas sempre surge aquela dúvida: eu vou tomar o chá acompanhado de quê?
Veja também: Chá verde emagrece mesmo? Confira
A maioria dos sites de vida fitness e saúde sempre traz opções de lanches muito complexas, com ingredientes super difíceis de achar ou mesmo muito caros. Nós do Remédio Caseiro vamos na direção oposta, por isso vamos te mostrar dicas super simples, baratas e saudáveis de lanches.
Amendoins
Opte pelo amendoim descascado e sem sal (Foto: depositphotos)
Amendoins são uma ótima opção de lanche, principalmente quando consumidos junto a algum chá gelado. Um punhado de amendoins e 1 copo de chá gelado com alguma fruta é suficiente para um lanche saudável, nutritivo e fit.
Mas é importante que precisa ser o amendoim descascado e sem sal! De nada vai adiantar comprar aqueles amendoins de pacote cheios de sal, sabores e temperos. Aposte na versão mais natural do amendoim para combinar com o chá da sua escolha.
Chips de batata doce
Para agregar mais sabor, coloque sal e orégano na batata doce (Foto: depositphotos)
Os chips de batata-doce são super conhecidos, saborosos e amados por aqueles que malham e fazem dieta. Um detalhe muito legal dessa receita é que ela é super simples de preparar e fica uma delícia.
Receita: Lave bem 2 batatas-doce e as descasque. Com uma faca afiada, corte fatias bem finas, com no máximo 1 cm de espessura. Unte uma forma com azeite de oliva extra-virgem e coloque um pouco sobre cada rodela de batata. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos ou até dourar.
Dica: Assim que descascar as batatas, coloque-as em um recipiente com água bem gelada por 10 minutos. Depois seque usando papel toalha ou um pano limpo. Isso vai deixar os chips bem mais crocantes.
Você ainda pode colocar uma leve pitada de sal e orégano antes de colocar os chips no forno. Vai realçar o sabor da batata-doce.
Snacks de maçã
Durante o preparo, adicione pitadas de canela em pó nas maçãs (Foto: depositphotos)
Os snacks de maçã seguem a mesma premissa dos chips de batata-doce. São pedaços crocantes de maçã desidratada. Ficam ótimos com chás gelados e sucos.
Receita: O processo de preparo é bem simples. Coloque em uma travessa forrada com papel manteiga 2 maçãs com casca, sem sementes e cortadas bem finas, com 1 cm de espessura mais ou menos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Depois vire as fatias, e deixe por mais 15 minutos.
Pronto, as maçãs terão desidratado e, quando esfriarem, estarão crocantes. Você pode colocar algumas pitadas de canela durante o preparo, para dar um gostinho a mais. Quando frias, guarde em 1 pote fechado. Rende 2 porções.
Torradas integrais
Compre pão integral e faça em casa sua própria torrada (Foto: depositphotos)
As torradas integrais são uma ótima fonte de fibras, que ajudam a regular o intestino e não oferecem muitas calorias. Se você não se sente satisfeito com os lanches fits, a melhor saída é apostar nos alimentos integrais, como torradas, bolachas e pães.
Na maioria dos casos, as torradas integrais são compradas prontas, mas você pode fazer a sua própria. Basta comprar pão integral e assar em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem.
Sementes de girassol torradas
As sementes de girassol aumentam a saciedade (Foto: depositphotos)
As sementes de girassol tem um sabor bem neutro e não são muito caras, diferentes das castanhas. Apesar de crocantes e saudáveis, não é todo mundo que gosta de comer sementes de girassol. O que muita gente não sabe é que as sementes torradas ficam bem mais gostosas.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite ou meia colher (de chá) de manteiga (não margarina). Adicione um punhado de sementes de girassol e mexa bem até torrá-las, sem deixar escurecer. Pronto, guarde em um potinho e já é um lanche gostoso, barato e fácil de fazer.
Vale sempre ressaltar que as sementes de girassol aumentam a saciedade, por isso, mesmo um punhado delas vai controlar bem a fome. Junto a um chá gelado, é um lanche muito nutritivo e dietético.
Crianças podem tomar chá gelado?
Sim, mas depende do chá! Algumas ervas e raízes são muito fortes para o organismo de crianças com menos de 10 anos, como por exemplo o gengibre e o hibisco. Eles podem alterar a função hormonal e o metabolismo, desregulando o organismo.
Por outro lado, os chás gelados feitos com camomila, erva-cidreira, erva-doce, funcho, anis, lavanda, valeriana, hortelã, malva e folhas de goiabeira fazem muito bem para os pequenos. Estas podem até ser consumidas por bebês, mas em pequenas quantidades.
Use essa oportunidade para oferecer o chá gelado com frutas e lanches para as crianças. Faça sanduíches com pão integral e queijo branco para servir com o chá gelado. As crianças vão aprender que comida mais saudável também é gostosa e bonita!
Veja também: Canela de velho: Como tomar o chá
Posso fazer usando os chás de saquinho?
Agora que já falamos sobre as melhores receitas, benefícios e tipos de chás gelados deliciosos, vamos responder uma questão bem recorrente: o chá de saquinho é a mesma coisa que o chá feito com a planta em si? Muita gente tem essa dúvida.
As empresas de chás de caixas e saquinhos muitas vezes oferecem os produtos em embalagens que remetem a vida saudável e fit. Contudo, algumas vezes isso não passa de publicidade e a planta usada para o chá é tão incrementada com químicas que perde suas propriedades.
E sempre bom lembrar que nada se compara às opções naturais. Apesar da praticidade, algumas empresas de chás de saquinho adicionam corantes e conservantes nos seus produtos, que acabam anulando os benefícios das plantas.
Sempre dê preferência pela erva de verdade, a planta em si. Mesmo com um pouquinho mais de trabalho de ter que coar o chá para consumi-lo, sempre vale mais a pena estar ingerindo algo que só vai trazer benefícios.
[/bloqueador][/faceturbo]