[faceturbo][bloqueador]
Como eliminar os ácaros é uma dúvida recorrente de muitas pessoas. Os ácaros são considerados os inimigos número um de quem sofre com problemas respiratórios. Eles são seres microscópicos que estão presentes em muitos cômodos e objetos, sendo assim, eliminá-los é um dos princípios básicos para ter mais saúde.
Veja também: Chás para baixar colesterol alto
Essas pequenas criaturas se alimentam com partículas de pele humana. Os ácaros vivem em locais onde possam achar facilmente sua comida, como colchões, travesseiros, cortinas, ursos de pelúcia, entre outros.
A partir de algumas precauções quanto a limpeza dos ambientes é possível viver bem, sobretudo longe dos ácaros. Mas, é preciso prestar bem atenção nas dicas, já que, qualquer descuido representa um risco para a proliferação dos ácaros.
8 dicas de como evitar os ácaros
É possível deixar a sua casa longe dos ácaros com pequenas atitudes. Isso interessa principalmente para quem sofre com problemas respiratórios, tais como crises alérgicas e ataque ao sistema respiratório. Antes de seguir com as dicas, conheça um pouco mais dos ácaros.
Os ácaros desencadeiam crises alérgicas e ataque ao sistema respiratório (Foto: depositphotos)
De acordo com o biólogo Alexandre Nunes, os problemas respiratórios podem ser agravados, caso não haja cuidado com os ácaros. “Estamos falando de microrganismos que podem causar uma série de problemas ao sistema respiratório”, afirma.
O especialista continua a fala citando alguns desses problemas. “Espirro frequente e irritação no nariz são os primeiros sinais da ação dos ácaros no sistema respiratório. Nesse caso, o mais indicado é seguir as recomendações de limpeza e procurar o seu médico”, enfatiza Alexandre.
Para manter a sua casa longe desses inimigos do sistema respiratório, as ações para acabar com eles tem de se concentrar em não deixar que eles se proliferem, infestando seu ambiente.
Veja também: Higienização: siga essas dicas e livre seu colchão do mofo e dos ácaros
1- Cômodos arejados
A primeira medida é deixar a casa e os cômodos sempre bem arejados. Sendo assim, abrir portas e janelas durante o dia pode contribuir para que os ácaros não se proliferem. Essa medida também vai ajudar a evitar a umidade em excesso.
2- Aspirador de pó
Quem tem alergia aos ácaros, deve aposentar as vassouras e espanadores. Sendo assim, a forma ideal para fazer limpeza na sua casa é a partir da utilização do aspirador de pó. Ao contrário da vassoura e do espanador, ele suga a poeira.
3- Usar o poder do sol
No que se refere aos colchões, travesseiros e ursos de pelúcia, levá-los para um tempo de exposição ao sol faz evitar o acúmulo de ácaros. Também é indicado passar o aspirador de pó nesses objetos.
4- Forros de cama e travesseiro
O acúmulo de travesseiros na cama pode não ser muito indicado para quem tem problemas com os ácaros. Usar capas para sofá, travesseiro e colchão pode ser uma boa solução. Nesse ponto, prefira aquelas com tratamento antiácaro.
Trocar o forro da cama e a capa dos travesseiros ao menos uma vez por semana é uma medida eficaz contra os ácaros. É bom evitar também o uso daqueles forros de cama muito felpudos, já que eles são mais propícios ao acúmulo de ácaros.
5- Ursos de pelúcia
Bichos de pelúcia, apesar de fofinhos, são considerados vilões quando o assunto está vinculado aos ácaros. Por isso, o mais indicado é se ver livre deles, evitando deixá-los, sobretudo, nos quartos.
6- Animais de estimação
Para quem tem animais de estimação e sofre com alergia aos ácaros, precisa tomar um pouco mais de cuidado com a higiene. Dê banho no seu animalzinho regularmente, já que isso fará bem tanto para ele, quanto para você.
Veja também: Como remover pelos de animais do sofá. Aprenda técnica caseira
7- Roupas sem uso
Deixar as roupas por muito tempo sem uso, guardadas no armário, pode não fazer bem para a saúde respiratória. Nesse caso, o recomendado é passar a deixar as portas do guarda-roupas abertas, a menos uma vez por semana.
Essa medida, além de arejar as roupas, vai evitar que os ácaros se proliferem. Outra dica é prestar atenção quando for utilizar uma roupa que está guardada a muito tempo. Antes, o recomendado é lavá-la.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
8- Flores artificiais e cortinas
Na decoração, o uso de flores artificiais não é indicado. Como a maioria delas é feita com tecido e ficam muito expostas a poeira, elas podem funcionar como uma verdadeira colônia de ácaros.
Já em relação as cortinas, principalmente se elas forem de tecido, o cuidado com a limpeza deve ser bem frequente. Assim como os travesseiros e almofadas, elas podem acumular muitos ácaros. Quem tem alergia, o mais aconselhável é substituí-las pelas de PVC.
Mistura antiácaro
A partir do preparo de uma receita simples é possível acabar com os ácaros de uma só vez. Assim, a sua limpeza será bem mais eficiente. Fique atento aos ingredientes, forma de preparo e aplicação.
Ingredientes
- 500 ml de álcool;
- 500ml de vinagre branco;
- Um borrifador de água.
Modo de Preparo
Para preparar a mistura contra os ácaros você vai precisar de uma vasilha de plástico. Caso o seu borrifador tenha capacidade para um pouco mais de um litro, pode fazer direto nele.
Veja também: 4 passos infalíveis para limpar o sofá com aspirador de pó
Coloque o vinagre branco dentro do borrifador seguido do álcool. Misture bem as duas substâncias. Depois disso, a mistura está pronta para ser aplicada. Faça isso no colchões, sofás, almofadas, cortinas e bichos de pelúcia.
O recomendado é que a aplicação seja feita com o ambiente aberto, já que a circulação do ar vai ajudar a dissipar a mistura. Depois de aplicar o material, espere cerca de duas horas antes de iniciar a limpeza dos ambientes.
Esse tempo é ideal para que a mistura comece a agir e matar todos os ácaros. Na sequência, você pode usar o aspirador de pó normalmente.
Conheça melhor os ácaros
Os ácaros são seres microscópicos que pertencem a família dos aracnídeos. Na maioria dos casos, os ácaros não são visíveis a olho nu. Medindo cerca de 0,5 milímetro. Geralmente eles se alimentam de células mortas da pele.
Existe mais de um milhão de espécies de ácaros, inclusive, algumas que ainda nem foram descobertas. Eles vivem entre dois e três meses. Nesse meio tempo, eles podem se acasalar até duas vezes, dando origem a uma postura de 20 a 50 ovos.
Os problemas que eles podem causar são relacionados ao sistema respiratório, sobretudo alergias. Entre os principais sintomas estão: olhos vermelhos com prurido; coriza; congestão nasal; espirros; tosse e coceira na garganta ou no nariz.
Veja também: Alergia a poeira: sintomas, causas e como tratar naturalmente
[/bloqueador][/faceturbo]