A retenção de líquidos é uma condição muito comum entre as mulheres. Essa situação se desenvolve quando a quantidade de fluido que o corpo começa a reter excede o nível que deveria ser eliminado.
Os sintomas costumam aparecer com outras condições médicas: problemas renais, cardiovasculares ou hepáticos.
Muitas vezes a retenção de líquidos é causada por obesidade, estilo de vida sedentário, menstruação irregular, e uma dieta desequilibrada com alto teor de sódio.
Veja também: Manga: Emagrece ou Engorda?
Também ocorre em condições mais específicas, como a menopausa e a gravidez.
Dependendo da gravidade da retenção de líquidos, os sintomas serão mais ou menos leves. Se você se sentir inchado ou tiver dificuldade para perder peso, ou até mesmo ganhar alguns quilos, é provável que tenha essa doença.
Se você suspeitar que está retendo líquidos, hoje revelaremos a forma de detectá-la e como prevenir isso.
Sintomas de retenção de líquidos
Dependendo da quantidade de líquido retido e em que parte do corpo os sintomas podem variar; no entanto, estes são os mais comuns:
Inchaço nas pernas pode indicar que você está retendo líquidos
- Observe atentamente seus pés e pernas. Estes são os primeiros lugares onde a retenção de fluidos foi detectada. Se sentir as pernas inchadas, cansadas e mais pesadas do que o normal, é um sinal de alerta.
- Tornozelos inchados são um sinal de retenção de líquidos. Estas são áreas propensas a esta patologia, por isso é muito comum incharem e os sapatos ficarem muito mais resistentes ou dificultar a sua colocação.
- A mão é outro sinal importante. Se o seu anel estiver apertado e difícil de usar, é porque seus dedos estão inchados, ou talvez porque você esteja segurando um líquido. O mesmo acontece com pulseiras e relógios de pulso.
- Um rosto inchado pode ser outro sintoma. Se o seu contexto for tênue e você começar a perceber que está ganhando peso, algo pode estar acontecendo.
Dores nas articulações
O ponto focal deve ser o inchaço das articulações e de certas áreas, como mencionamos anteriormente.
Verifique se essas áreas ou articulações apresentam dores generalizadas. Se a dor for constante ou causada por ficar em pé ou sentado por muito tempo, isso é um sinal de retenção de líquidos.
Marcas
Quando falamos sobre marcas, queremos dizer que elas permanecem lá quando você pressiona a pele.
Por exemplo, se você usa meias. Se eles geralmente grudam bem em seus pés e você notar marcas óbvias ao removê-los, é provável que suas pernas ou tornozelos estejam inchados.
Também pode acontecer que se você tiver uma área inchada e, ao pressioná-la, ela não volte ao seu estado natural, mas depois de alguns segundos, isso pode ser devido à retenção de líquidos. Isso é chamado de edema foveal.
Peso
Quando você mantém muito líquido, seu peso pode ser afetado. Se você mantiver seus hábitos alimentares diários, não comer nada irregular e ganhar peso, será lembrado de se manter hidratado. Pese-se todos os dias, especialmente de manhã e à tarde, e verifique se há alterações. Se você parece mais “gordo”, fique atento.
Prevenir a retenção de líquidos
- Mantenha uma dieta baixa em sódio. Alimentos com alto teor de sal e muitos temperos aumentarão a probabilidade de você reter líquidos.
- Nada de fast food. Esses alimentos são ricos em sal.
- Evite o estilo de vida sedentário e comece uma rotina de exercícios. O exercício físico pode eliminar toxinas de seu corpo. Esses podem ser os motivos para o agravamento desse problema.
- Se você tende a estar sob pressão ou estress, recomendamos que comece a trabalhar bastante. Esses dois fatores ajudam a tornar a retenção de líquidos mais agressiva.
- Em seu trabalho, especificamente se você trabalhar sentado, é aconselhável que levante a cada 30 minutos. Isso ajuda a evitar a retenção nas pernas, pés e tornozelos.
- Se você acha que tem esse problema, é melhor consultar um médico para verificar os sintomas encontrados com ele e procurar tratamento imediato.