O pré-diabetes é uma doença que afeta cerca de 2 milhões de pessoas a cada ano no Brasil. Se não for tratada adequadamente, pode evoluir ao longo de alguns anos para diabetes, uma doença crônica que altera a maneira como o corpo processa o açúcar (glicose) no sangue.
A maior parte do açúcar em nosso sangue vem dos alimentos, especialmente carboidratos. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que controla a quantidade de glicose no corpo. Em pessoas com pré-diabetes, essa função falha, levando a um acúmulo de açúcar no sangue.
Veja também: O poder de cura dos jardins
Quando o açúcar elevado no sangue leva ao diabetes, os pacientes podem apresentar colesterol alto, doenças cardíacas, derrame, doença renal, cegueira, amputações e muito mais.
Para evitar o risco de desenvolver a doença, o médico recomenda baixar os níveis de glicose no sangue. Embora isso possa ser feito com medicamentos, a maneira mais saudável e definitiva é adotar hábitos melhores.
Veja 11 formas de baixar a glicose de forma natural
1 – Coma vegetais sem amido
Os vegetais ideais para baixar o açúcar no sangue são aqueles que não contêm amido, como pepino, feijão verde, ervilha, abobrinha, aspargo, vegetais folhosos, pimentão, couve-flor, brócolis, cebola, alho e alho-poró. evitar aqueles em molhos e especiarias.
2 – Reduza os carboidratos
A principal razão para o aumento da glicose deve ser consumida com muita moderação, mas isso não significa que ela precise ser eliminada do seu prato. Escolha frutas, legumes, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura em vez de grãos refinados e mantenha o equilíbrio.
3 – Conheça a medicina alternativa
Quando um bom médico faz o acompanhamento, as terapias alternativas podem fornecer bons resultados. Procure tratamentos alternativos baseados na ingestão de suplementos dietéticos e minerais para ver se funcionam para você.
4 – Reduza o estresse
O estresse pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e causar outros problemas graves no corpo. Encontre maneiras de reduzir o estresse por meio de técnicas de respiração, alongamento e relaxamento. Tire um tempo para fazer o que você ama e estar perto de seus entes queridos.
5 – Defina horários para as refeições
Quando você define os horários das refeições, é mais fácil controlar o que você come. O metabolismo também é mais controlado, pois mudanças drásticas tornam difícil para o corpo entender quando a insulina é produzida.
6 – Fique de olho nas calorias
Muitas calorias podem prejudicar o uso de insulina pelo nosso corpo. Com a ajuda de um nutricionista, controle a quantidade de calorias e carboidratos que ingere e certifique-se de verificar exatamente o que está comendo, seja dentro ou fora de casa.
7 – Faça exercícios
Os especialistas acreditam que o exercício físico é essencial para quem tem altos níveis de açúcar no sangue. De acordo com a American Diabetes Association, 30 minutos de exercícios aeróbicos e exercícios de resistência todos os dias podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue.
8 – Evite bebidas alcoólicas
Pessoas que tomam medicamentos hipoglicêmicos são proibidas de beber álcool, principalmente porque ele pode baixar o açúcar no sangue de forma irregular e insegura. Procure um médico para entender melhor o seu estado e verificar a possibilidade de continuar a ingerir essas bebidas em situações sociais.
9 – Beba muita água
A água é a bebida mais maravilhosa do mundo e não deve ser esquecida por quem procura baixar o açúcar no sangue naturalmente. Além disso, o alto nível de açúcar no sangue pode aumentar suas idas ao banheiro, e a água ajuda a mantê-lo hidratado.
10 – Não abra mão de um bom sono
Proporcionar um sono de qualidade no momento certo equilibra a produção de hormônios, incluindo a insulina. A falta de sono pode levar ao aumento do apetite e do açúcar no sangue, além do aumento do acúmulo de gordura abdominal. Encontre uma rotina que funcione para você. Procure ajuda profissional se necessário.
11 – Aposte nos alimentos certos
Adicionar certos alimentos à dieta é muito eficaz na prevenção do diabetes. Aqui estão alguns exemplos: canela, feno-grego, abacate, nozes, amoras, cerejas, vinagre, feijão, vegetais de folhas verdes escuras, frutas cítricas, batata-doce, tomate, grãos inteiros, leite desnatado e iogurte.
Veja como preparar Smoothies de banana e maça para prevenir o diabetes e controlar a insulina