O diabetes tem sido conhecido por reduzir significativamente a qualidade de vida e deixar os pacientes com uma série de sequelas.
Ter diabetes também aumenta o risco de perda de visão, amputação e morte. A detecção precoce e o controle podem mitigar esses riscos, melhorando os resultados de saúde das pessoas com diabetes.
Uma alimentação, o estresse e o sedentarismo são as principais causas do diabetes, que é mais comum em pessoas obesas, mas o diabetes, embora ocorra com tanta frequência, reduz significativamente a qualidade de vida e ainda traz uma série de consequências para os pacientes.
Além disso, se o diabetes não for tratado, pode levar à morte. Portanto, vale a pena entender quais alimentos, ou melhor, quais bebidas, são perigosos para as pessoas com diabetes e agravam o problema.
Bebidas perigosas para quem tem diabetes
Em primeiro lugar, vale destacar que cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil vivem com diabetes. Esse número é quase o dobro nos Estados Unidos da América (EUA).
Ambos os países, juntamente com China, Índia e Paquistão, estão entre os cinco maiores com diabetes no mundo. Até 2030, estima-se que haverá 21,5 milhões de adultos (20 a 79 anos) com a doença no Brasil.
Uma maneira de controlar e prevenir a doença é comer. Isso significa que o que você come está diretamente relacionado ao agravamento de sua doença ou à melhora de seus sintomas.
Para uma pessoa com diabetes viver bem, ela deve comer bem e beber bem. Pouco se fala sobre bebidas perigosas para pessoas com diabetes, mas elas são venenos reais e devem ser evitadas.
Sinais de diabetes tipo 1 |
Sinais de diabetes tipo 2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Maneiras simples de reduzir o risco de desenvolver diabetes
- Reduzir o açúcar na alimentação.
- Dar preferência a alimentos integrais.
- Incluir sementes e castanhas na alimentação.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras.
- Praticar atividades físicas regularmente.
- Manter o peso em uma faixa saudável.
- Evitar o álcool e não fumar.
Prevenção e tratamento do diabetes
A melhor maneira de prevenir é praticar atividade física regular, manter uma dieta saudável e evitar álcool, fumo e outras drogas. Comportamentos saudáveis podem prevenir não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
Conheça a receita de Smoothies de banana e maça para prevenir o diabetes e controlar a insulina
Para o tratamento de qualquer tipo de diabetes, devem ser usados medicamentos antidiabéticos que ajudem a baixar os níveis de açúcar no sangue, como gliburida, gliclazida, metformina ou vildagliptina, ou mesmo a própria insulina sintética.
Lista de bebidas perigosas para diabetes:
1 – Refrigerante doce
O primeiro item desta lista é provavelmente o mais óbvio e mais esperado. Refrigerantes açucarados são uma das bebidas mais perigosas para pessoas com diabetes. Evite usar tais líquidos tanto quanto possível.
2 – Café aromatizado
A cafeína presente nas bebidas dificulta o controle dos níveis de glicose e insulina e deve ser evitada. Pesquisadores dos EUA dizem que a cafeína pode piorar o diabetes tipo 2, interferindo na capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue.
3 – Suco de frutas
Com poucas exceções, os diabéticos devem evitar sucos de frutas. Eles são ricos em frutose, que é o açúcar presente na fruta.
Lembre-se que as informações acima são apenas sugestões para melhorar sua dieta. Sempre procure médicos e nutricionistas especializados para adequar corretamente os alimentos que deve ou não ingerir.
o suco de frutas aumenta os níveis de glicose no sangue. Sem esquecer que, de acordo com a Comunidade Global de Diabetes, o consumo regular desse tipo de bebida tem sido associado ao aumento no riso de desenvolver diabetes tipo 2.
[maxbutton id=”5″ url=”https://bemaisaude.com.br/sintomas-de-diabetes-desconhecidos-que-voce-nao-deve-ignorar/” ]