Chegou o verão, esta é a melhor época do ano para desfrutar do tempo livre ao ar livre. Seja nas ruas, parques ou praças, as pessoas aproveitam o clima quente desta temporada para diversão e atividades ao ar livre. A praia virou a queridinha do público que quer nadar no mar, passar o tempo com a família, praticar esportes ou se bronzear.
No entanto, se feito incorretamente, o bronzeamento pode fazer mais mal do que bem. Isso ocorre porque no hemisfério sul, no verão, os dias são mais longos e ficamos expostos à radiação solar por períodos mais longos.
Veja também: Muffins de maçã e canela: um lanche perfeito
Veja também: Comic-Con Unveils New Teaser For ‘The Walking Dead’
Leia as dicas a seguir para ficar com a cor do verão sem prejudicar sua saúde.
Créditos da imagem Pexels
Esfoliação
Sim, você pode preparar a pele para o bronze que desejar. Até dois dias atrás, esfolie o corpo para remover células mortas e outros detritos. Essa prática uniformiza a superfície da pele e garante um bronzeador mais uniforme e sem manchas.
Cuidado com o horário de exposição ao sol
Muitas vezes o banho de sol não é recomendado, pois seu efeito afetará negativamente a derme, levando ao envelhecimento celular e até câncer de pele. Os dermatologistas destacam que a melhor hora para um bronzeado saudável é antes das 10h e depois das 16h.
Proteja-se
A dica mais banal, mas não menos importante. O uso de protetor solar é fundamental para quem quer ficar ao sol.
As precauções de proteção contra luz não devem ser ignoradas, mas outros tipos de proteção também são importantes.
- Filtro solar
- Chapéus
- Blusas com proteção solar
Os dermatologistas recomendam produtos com filtro FPS para pelo menos 30 pessoas que desejam se bronzear. Também é necessária a prática de colocar o protetor até 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada duas horas ou após o contato com a água. E não se preocupe, as loções bronzeadoras também podem ser usadas, desde que você esteja protegido.
Comida X bronze
O que você come antes do banho de sol pode deixá-la bronzeado.
Invista em alimentos ricos em β-caroteno:
- Cenoura
- Mamão
- Beterraba
- Laranja
- Rúcula
Esses alimentos estimulam a produção de melanina no corpo e podem até ser usados como protetores naturais da pele.
Hidrate-se
Após a exposição ao sol, a pele fica muito sensível e seca. Portanto, o cuidado da pele após o bronzeamento é essencial.
Manter a pele hidratada é sinal de saúde, não hesite em usar hidratantes antes e depois do bronzeamento. Além de uniformizar a cor, o hidratante também pode atuar como barreira protetora para a pele.
Atenção!
É preciso tomar cuidado com a insolação
Causas da Insolação:
- Exposição excessiva ao sol sem proteção solar
- Temperatura corporal maior que 40 graus