Você sabe o que é disúria e qual o remédio caseiro natural tomar para resolver o problema? Essa é uma pergunta bastante recorrente, sobretudo quando se trata de problemas relacionados a saúde que nem sempre são tão conhecidos por grande parte da população.
Para início de conversa, a disúria é um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de ardor ao urinar. Na maioria dos casos está relacionada a incidência de infecção urinária leve. Esse problema é mais comum entre mulheres.
Veja também: Hábito de perda de peso: faça isso todas as manhãs
Para ajudar no tratamento do caso, alguns remédios caseiros naturais são recomendados. Porém, isso não dispensa a procura de um médico, já que ele possui mais conhecimento para contornar o problema de uma vez.
Remédio caseiro para tratar disúria
Para ajudar no tratamento da disúria, alguns ingredientes naturais que estão ao seu alcance podem fazer toda a diferença. Além de ser fácil de preparar e encontrar, eles podem ser incluídos no seu dia a dia sem qualquer dano.
Confira a lista dos remédios caseiros para tratar a disúria:
- Água
- Iogurte
- Leite com sementes de cominho
- Suco de pepino
- Suco de melancia
Depois de conhecer a forma caseira de tratar a disúria, agora chegou a hora de descobrir quais os benefícios que eles podem apresentar quando se refere ao tratamento dessa condição. Fique atento!
Água
A água elimina toxinas pela urina (Foto: depositphotos)
Certamente você já deve ter ouvido sobre a importância da água para o bom funcionamento do organismo. Pois bem, a água é indispensável em casos de disúria por fomentar a eliminação de bactérias e toxinas através da urina.
Veja também: Secreções vaginais: o que são e como detectar anormalidades
Iogurte
O iogurte fornece bactérias boas que ajudam a fazer uma limpeza nas vias urinárias (Foto: depositphotos)
O iogurte é um alimento bastante eficaz quando o assunto está relacionado a disúria. Ele fornece bactérias boas que ajudam a fazer uma limpeza das vias internas. Nesse caso, os iogurtes probióticos são os mais indicados.
Leite com sementes de cominho
A combinação desses dois ingredientes combate os sintomas da disúria (Foto: depositphotos)
Para ajudar a tratar os sintomas de disúria, basta misturar 200 ml de leite, 1 colher (de chá) de sal e 1 punhado de sementes de cominho. Misture tudo e beba. Para reforçar a ação desse remédio caseiro, aumente a ingestão de água.
Suco de pepino
O suco do pepino consegue combater casos de infecção (Foto: depositphotos)
O pepino é um ingrediente indicado para tratar infecções. Para fazer uso dele, basta bater no liquidificador 1 pepino, o suco de 1 limão e 1 colher (de sopa) de mel. A indicação é ingerir a bebida em jejum.
Veja também: Suco de pepino para promover saúde das unhas aos cabelos
Suco de melancia
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Por ser rica em água, a melancia é indicada para tratar a disúria (Foto: depositphotos)
A melancia é uma fruta formada por grande quantidade de água. Sendo assim, ela ajuda a controlar a dor o urinar. Para preparar suco da fruta, basta bater uma fatia generosa de melancia com uma pequena quantidade de água.
Chás para tratar a disúria
Na lista dos ingredientes naturais que são indicados para tratar determinadas doenças, as plantas, através do preparo de chás, se mostram bastante eficazes. Nesse caso, apesar de se tratar de um ingrediente natural, o recomendado é procurar um médico.
- Chá de semente de coentro
- Chá de camomila
- Chá de aroeira
- Chá de cavalinha
- Chá de salsa
No passo seguinte, você vai aprender o passo a passo para preparar cada um dos chás indicados anteriormente. Fique atento aos ingredientes utilizados e as quantidades.
Chá de semente de coentro
Esse chá consegue combater os desconfortos causados pela disúria (Foto: depositphotos)
Para preparar o chá de semente de coentro basta ferver 200 ml de água. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de sementes de coentro. Deixe descansar um pouco e tome duas vezes ao dia.
Chá de camomila
Por ser calmante, esse chá consegue abrandar os sintomas dessa doença (Foto: depositphotos)
Coloque 1 litro de água para ferver. Assim que ela entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente 3 colheres (de sopa) de camomila. Tampe o recipiente e deixe o líquido esfriar. Em seguida, coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia.
Veja também: Os incríveis benefícios do chá de camomila
Chá de aroeira
O chá de aroeira é referência quando o assunto é doença no trato urinário (Foto: depositphotos)
Separe 1 litro de água. Logo em seguida coloque 20 gramas de casca da aroeira e leve ao fogo até ferver. Após a ebulição, aguarde mais 15 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Coe o chá e o reserve dentro da geladeira. Consuma três vezes ao dia.
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é diurético e, por isso, consegue eliminar toxinas (Foto: depositphotos)
Coloque 1 litro de água para ferver. Após a ebulição, desligue o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de cavalinha. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos. Espere esfriar. Coe e beba até quatro vezes ao dia.
Chá de salsa
O chá de salsa pode aliviar os desconforto da disúria em poucas horas (Foto: depositphotos)
Lave 1 maço de salsa e o pique bem. Leve ao fogo numa chaleira com 500 ml de água. Tampe e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Beba o chá de salsa duas vezes por dia.
Veja também: Benefícios da salsa para saúde do organismo
O que é disúria
Sabe aquela sensação de dor, ardência e incômodo ao urinar? Pois bem, no meio médico esse problema é conhecido por disúria. Trata-se de um problema que se origina na uretra, por meio de inflamação ou infecção.
Em alguns outros casos, a disúria pode afetar a área dos órgãos genitais, tais como próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero. Isso acaba gerando o mesmo incômodo que caracteriza a doença também em outras áreas.
Essa doença é mais fácil de ser identificada entre as mulheres, devido a fisiologia do sistema urinário. Porém, em menor frequência, os homens também são afetados. Pessoas sexualmente ativas estão mais expostas a disúria.
É importante destacar que o ardor e incômodo ao urinar não é uma exclusividade da disúria. O sintoma está relacionado a outros problemas. Por isso, o mais aconselhável é que o médico seja consultado para que o tratamento seja melhor direcionado.
Para que a disúria seja identificada, o médico leva em consideração o histórico do paciente. “É importante ressaltar que a disúria é a consequência de uma doença, e não a causa”, destaca o urologista Rafael Fagionato Locali.
Causas da disúria
A disúria está associada a uma gama de outras doenças ligadas ao trato urinário. A dor, ardência e incômodo ao urinar são apontados como os principais sintomas da doença. Por isso, é sempre bom ficar atento!
Veja quais as doenças que estão relacionadas a disúria:
- Cistite
- Infecção urinária
- Pedra nos rins
- Pielonefrite
- Cervicite ou vulvovaginite
- Uretrite
- Câncer
- Hipertrofia da próstata
- Doenças sexualmente transmissíveis
Depois de conhecer as principais doenças relacionadas a disúria, a partir de agora, você terá possibilidade de conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
Cistite
Essa doença afeta a bexiga e provoca no paciente vontade frequente de urinar. Na maioria dos casos, a urina também fica um pouco mais escura, já que se trata de uma infecção urinária.
Infecção urinária
Essa condição é uma das causas mais frequentes de dor ao urinar. De acordo com Locali, “pode afetar a bexiga, a uretra ou, quando mais grave, os rins”. Ela atinge mais mulheres do que homens.
Pedra nos rins
Essa condição é causada pelo acúmulo de substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato. As pedras se instalam no canal urinário e geram dificuldade para urinar. Isso acaba causando também dor e dificuldade para urinar.
Pielonefrite
A doença está relacionada a um tipo de infecção que atinge os rins. Além da sensação de ardência ao urinar, esse problema de saúde também causa odor forte na urina, febre e dor nas costas.
Cervicite ou vulvovaginite
Esse tipo de problema acomete apenas mulheres. Trata-se de uma inflamação na vulva ou útero. Geralmente a paciente apresenta febre e sangramento vaginal. Um corrimento amarelado também é identificado.
Uretrite
Esse tipo de infecção compromete a saúde da uretra. Dessa forma, o paciente pode sentir vontade frequente de ir ao banheiro, dificuldade para urinar e até coceira na região da uretra.
Câncer
A incidência de câncer em áreas como o útero, próstata e bexiga pode gerar no paciente alguns incômodos no sistema urinário. Os mais comuns deles são dor constante e sangue na urina.
Veja também: Como tratar infecção urinária na gestação naturalmente
Hipertrofia da próstata
Essa condição atinge os homens, já que a próstata é um órgão do aparelho reprodutor. A doença gera um aumento na próstata, causando alguns sintomas: dor, dificuldade ao urinar e frequência de idas ao banheiro são alguns deles.
Doenças sexualmente transmissíveis
Essas doenças são causadas a partir da realização do ato sexual sem a utilização de preservativo, sendo um dos parceiros portadores de determinada tipo de doença. Além de corrimento na área genital, o paciente pode apresentar febre e queimação.
Quais são os sintomas relacionados a disúria
Dependendo do tipo de doença que está causando a disúria, o paciente pode apresentar uma série de sintomas que estão relacionados a essa condição. Por isso é importante procurar o médico.
Nesse sentido, o paciente pode sentir muita vontade de ir ao banheiro. Chegando lá, a urina é escassa. O aconselhável é que a pessoa não force a saída da urina, já que isso pode estar associado a outro sintoma disúria, a ardência ou dor ao urinar.
Dependendo da gravidade do caso apresentado pelo paciente, sintomas como dor nas costas e sensação de peso ao urinar também passam a ser identificadas.
Os tratamentos caseiros da disúria
Após ter acesso a todas as informações contidas nesse artigo, certamente você deve ter acumulado muito conhecimento. Por aqui também você teve acesso a receitas dos principais remédios caseiros e os principais chás.
Consumidos de forma correta, todos eles podem ajudar no tratamento da doença. Porém, é importante que o médico seja consultado, já que incluir esses tratamentos caseiros não substituem a avaliação desse profissional.