A dor de garganta pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são uso excessivo da voz, queimadura causada por comida quente, boca muito seca ou dormir com a boca aberta.
Provavelmente em qualquer momento da sua vida você já experimentou incômodo na garganta e um desejo imenso de saber como remediar essa dor de garganta!
Veja também: Abordagem ecológica contra o bullying
Pois muito bem, hoje nos aqui do Bemaisaúde vamos de mostrar tudo o que você precisa saber sobre a dor na garganta.
A dor de garganta pode ser uma dor, sensação de arranhão ou irritação na garganta que geralmente piora quando você engole.
A razão mais comum de dor de garganta (faringite) é uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. A verdade é que a dor de garganta causada por um vírus, geralmente se resolve sozinha.
Porém, se a dor for uma infecção estreptocócica, um tipo menos comum de dor de garganta causada por bactérias, esse sim, requer tratamento com antibióticos para evitar complicações.
Ou por outra, outras causas menos comuns de dor de garganta podem exigir tratamento mais complexo.
Porém, normalmente o desconforto na garganta é geralmente provocado por vírus. E sobre esse tipo de dor de garganta que abordarei com vocês hoje.
Antes de saber como tratar dor de garganta provocada por vírus, precisamos identificá-la.
Sintomas de dor de garganta provocada por vírus
Sinais e sintomas de dor na garganta podem incluir :
- Dor ou sensação de arranhão na garganta
- Dor que piora com a ingestão ou a fala
- Dificuldade em engolir
- Glândulas doloridas e inchadas no pescoço ou na mandíbula, por exemplo
- Amígdalas vermelhas e inchadas
- Manchas brancas ou pus nas amígdalas
- Por fim, voz rouca ou abafada
Ou por outra, infecções que causam dor de garganta podem resultar em outros sinais e sintomas, incluindo:
- Febre
- Tosse
- Nariz escorrendo, assim como espirros
- Dores no corpo, bem como dor de cabeça
- Por fim, náusea ou vômito
Como sarar dor de garganta?
A maioria das pessoas quando começam a sentir os sintomas da dor de garganta, antes de ir ao médico procuram soluções de como remediar dor de garganta em casa .
E isso é sim possível. Enfim, alterações no seu dia a dia e a soma de alguns remédios caseiros podem sim ser úteis em como medicar dor de garganta.
Estas estratégias de como tratar dor de garganta podem ajudar a atenuar os sintomas mais incômodos.
- Descanse. Isso inclui dormir bastante e também repousar a voz. .
- Beba líquidos. Enfim, os líquidos mantêm a garganta úmida e evitam a desidratação. Ou por outra, evite cafeína e álcool, que podem desidratar você.
- Tente confortar alimentos e bebidas. Para isso, prefira líquidos quentes como, caldo, chá sem cafeína ou água morna com mel e guloseimas frias, como picolés e sorvete, podem aliviar a dor de garganta.
- Gargareje com água salgada. Um gargarejo de água salgada de 1/4 a 1/2 colher de chá (1,25 a 2,50 mililitros) de sal de mesa a 120 a 240 mililitros de água morna pode ajudar a aliviar a dor de garganta. Crianças com mais de 6 anos e adultos podem gargarejar a solução e depois cuspi-la.
- Umedeça o ar. Use um umidificador de ar frio para expulsar o ar seco que pode irritar ainda mais a garganta inflamada. Além do mais, certifique-se de limpar o umidificador regularmente para que não cresça mofo ou bactérias. Outra estratégia é permanecer sentado por alguns minutos em um banheiro cheio de vapor.
- Considere pastilhas. Qualquer um pode aliviar a dor de garganta, mas não os dê a crianças com 4 anos ou menos por causa do risco de asfixia.
- Por fim, evite irritantes. Mantenha sua casa livre de fumaça de cigarro e produtos de limpeza que podem irritar a garganta.
Medicina alternativa de como tratar dor de garganta
Embora vários tratamentos alternativos sejam comumente usados para aliviar a dor de garganta, as evidências são limitadas sobre o que funciona.
Por isso, se você ou seu filho precisam de um antibiótico para uma infecção bacteriana, não use somente tratamentos alternativos.
Verifique com seu médico antes de usar qualquer remédio herbal, pois eles podem interagir com medicamentos prescritos e podem não ser seguros para crianças, mulheres grávidas e lactantes e pessoas com certas condições de saúde.
Chá de orégano e limão
Aqueça uma xícara de água, despeje em uma xícara e adicione três colheres de sopa de orégano. Tampe e deixe resfolgar até que o chá esteja em uma temperatura suportável para tomar.
Com o chá ainda morno, coe e adicione o suco de meio limão. Beba imediatamente.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
O orégano age como antisséptico e limpa o aparelho respiratório, além de ajudar a aliviar a dor de garganta.
Gengibre
O gengibre é uma raiz importante em como curar dor de garganta enfim, é um ótimo bactericida.
O melhor de tudo é o que o gengibre pode ser usado de diferentes maneiras. Uma delas é mastigar um pequeno pedaço da raiz.
Você pode também ferver uma fatia de cerca de 2 centímetros do gengibre em uma xícara de água. Deixe o chá repousar por 10 minutos. Coe e beba o chá de uma a três vezes por dia ou até a dor de garganta ir embora.
Estou dizendo aqui como tratar dor de garganta, porém se você está lendo este artigo e não está com esse problema, saiba também como prevenir esse desconforto. Enfim, prevenir é sempre melhor que remediar!
Como prevenir dor de garganta
A melhor maneira de prevenir dores de garganta é evitar os germes que as causam e praticar boa higiene. Por isso, siga estas dicas
- Lave muito as mãos e com frequência, principalmente depois de usar o banheiro, antes de consumir, bem como, depois de espirrar ou tossir.
- Ou por outra, evite compartilhar alimentos, copos ou utensílios.
- Tosse ou espirre em um lenço de papel e jogue-o fora. Quando necessário, espirre em seu cotovelo, evite ao supremo espirrar em suas mãos.
- Use álcool em gel como escolha à lavagem das mãos quando não houver água e sabão, por exemplo.
- Evite tocar em bebedouros com a boca e outros espaços públicos que possam ter contato com a boca.
- Limpe regularmente telefones, controles remotos de TV e teclados de computador com limpador higienizador. Ou por outra, ao viajar, limpe os telefones e os controles remotos no seu quarto de hotel.
- Por fim, evite contato próximo com pessoas doentes.
Além de todas essas dicas, manter uma alimentação saudável e seu sistema imunológico possante também são cruciais para evitar resfriados e dores de garganta. Enfim, para que essas opções de tratamento natural funcionem é importante que seu organismo esteja limpo e leve.
Uma maneira de manter o corpo livre de toxinas e o sistema imunológico potente é através do detox. Além de manter a saúde, você pode ainda perder alguns quilos extras.
Abraços e fique com Deus.
Dr. Francisco Araújo.