Dormir apos comer à noite não é legal, comer e tirar uma soneca depois do almoço traz muitos benefícios, como a melhora da atenção e até da performance.
Quando você se deita depois de comer, o ácido estomacal pode aumentar e causar desconforto. Isso é mais provável se você tiver refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Veja também: Azia ou má digestão? Como diferenciá-las e tratar
A DRGE é um distúrbio digestivo que ocorre quando o ácido estomacal viaja frequentemente de volta ao esôfago (o tubo que liga a garganta ao estômago). O revestimento do seu esôfago pode ser irritado por esse refluxo ácido.
De acordo com um Estudo publicado em 2005 os pacientes com DRGE são incentivados a esperar 3 horas depois de comer antes de se deitar (1).
Por isso, se você tem esse hábito de dormir depois de comer continue lendo para saber mais sobre indigestão e o que você pode fazer sobre isso.
O que exatamente é indigestão?
A indigestão é um desconforto na área abdominal superior. Também chamada dispepsia, a indigestão é um grupo de sintomas em oposição a uma doença.
Embora a experiência possa ser diferente para pessoas diferentes, os sintomas da indigestão podem incluir:
Uma sensação de saciedade já logo após o início de uma refeição, assim como o a sensação de estar “empanturrado”, ou seja, um desconforto por ter comido demais. Além disso, os sintomas da indigestão podem ser dor abdominal, inchaço, gás e náusea.
E o que causa a indigestão?
Sempre falo aqui no blog que os sintomas são a indicação de um problema maior. Se você sofre com indigestão, provavelmente ela é causada por dormir depois de comer ou por um desses motivos:
- comer rápido demais, assim como não mastigar direito
- comer demais e sempre priorizar alimentos gordurosos
- consumir bebidas gaseificadas, bem como álcool e cafeína
- ingerir alimentos picantes
- excesso de ansiedade
- fumar
Além dessas, existem algumas condições digestivas que podem causar a indigestão. Geralmente acontece com pessoas que sofre com úlceras pépticas, gastrite (inflamação do estômago), cálculos biliares, prisão de ventre, doença celíaca, pancreatite (inflamação do pâncreas), isquemia intestinal (fluxo sanguíneo reduzido no intestino) e por fim, Câncer de estômago.
A indigestão tem cura?
Se você sempre tem indigestão é fundamental encontrar a principal causa e tratar. Para facilitar sua indigestão, seu médico pode recomendar alterações no estilo de vida, como:
- evitar dormir depois de comer
- identificar e evitar alimentos que desencadeiam sua indigestão
- reduzir ou eliminar o consumo de cafeína e álcool
- substituir três refeições grandes por dia por cinco ou seis pequenas
- gerenciar sua ansiedade e estresse
- exercitar regularmente
- manter seu peso
- evitar medicamentos específicos para a dor, como aspirina, ibuprofeno e naproxeno (Aleve).
No entanto, se sua indigestão não responder às mudanças no estilo de vida, seu médico poderá sugerir antiácidos de venda livre (OTC).