Pular para o conteúdo

Estudo comprova que remédio antigo e barato faz o cabelo crescer. Confira que remédio é esse

Estudo comprova que remédio antigo e barato faz o cabelo crescer. Os dermatologistas estão sempre procurando soluções eficazes para seus pacientes, mas, diferentemente das alergias de triagem, a queda de cabelo nem sempre é explicada. Como resultado, as reclamações continuam gerando dúvidas, fator que dificulta encontrar substâncias eficazes.

Portanto, é comum observar recomendações de compostos com retornos positivos nas próprias observações clínicas.

O objetivo do Minoxidil

A solução de minoxidil é usada para tratar e prevenir a alopecia androgenética.

O minoxidil é um medicamento muito antigo que foi originalmente desenvolvido para aliviar as crises hipertensivas. No entanto, quando as pessoas começaram a usar a droga, o cabelo cresceu em seus corpos. A partir dessa observação, os especialistas descobriram que o efeito seria benéfico em condições associadas a capilares enfraquecidos.

Questão de autoestima

O cabelo está intimamente relacionado à autoestima, assim como as barbas fazem os homens se sentirem melhor. Portanto, quando há uma relação estética intimamente relacionada ao couro cabeludo, o médico pode apontá-la. No entanto, o aconselhamento médico é essencial, mesmo que as pílulas sejam acessíveis.

Problemas genéticos

Sabe-se que o crescimento capilar é diretamente influenciado pela genética, mas outros comportamentos externos também podem afetar a saúde capilar. A calvície, especialmente quando aparece precocemente, afina lentamente as raízes, fazendo com que novos cabelos parem de crescer. Ao diagnosticar rapidamente a condição, o tratamento geralmente resulta em um prognóstico positivo que impede a progressão da doença.

Como usar

O uso de minoxidil só deve ser feito sob supervisão médica. Em geral, dependendo da área a ser tratada, o minoxidil é usado da seguinte forma:

1. Cabelo

Para tratar a queda de cabelo, a solução de minoxidil pode ser aplicada diretamente na pele do couro cabeludo seco, nas áreas mais fracas do cabelo, com auxílio de massagem, duas vezes ao dia.

Normalmente, a quantidade aplicada de uma só vez é de cerca de 1 ml e a duração do tratamento é de cerca de 3 a 6 meses, ou conforme indicado pelo seu médico ou dermatologista.

2. Barba

Embora os fabricantes de soluções de minoxidil não recomendem a aplicação do produto em outras áreas além do couro cabeludo, em alguns casos, um dermatologista pode recomendar a aplicação do produto na barba.

Para preencher as falhas na barba, o minoxidil é aplicado da mesma forma que é aplicado no couro cabeludo, mas neste caso, o produto deve ser aplicado nas mãos antes de ser aplicado na área da barba que precisa de tratamento. Lave as mãos depois de aplicar minoxidil na barba.

Após a aplicação do produto, deve-se aplicar um produto hidratante e nutritivo, como óleo de coco ou amêndoa doce, para evitar o ressecamento e diminuir o cheiro do remédio, que pode ressecar a pele por conter muito álcool.

3. Sobrancelha

O fabricante da solução de minoxidil não está autorizado a recomendar o produto para uso em outras áreas além do couro cabeludo, porém, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar que o produto seja aplicado nas sobrancelhas de forma segura.

O minoxidil também pode engrossar as sobrancelhas aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. Você também pode aplicar óleo nas sobrancelhas depois de usar o produto para que elas não sequem.

Em todos os casos, devem ser utilizados produtos que evitem o ressecamento da pele após o uso de minoxidil, recomenda-se lavar bem as mãos após o uso, atentar para a área dos olhos e evitar o uso de mais de 2 mL de solução.

Possíveis efeitos colaterais

As soluções de minoxidil são geralmente bem toleradas, mas, em alguns casos, podem ocorrer efeitos colaterais como crescimento indesejado de pêlos no couro cabeludo, reações alérgicas locais, coceira, pele seca ou couro cabeludo escamoso.

Em alguns casos, pode haver um aumento da queda de cabelo, que geralmente é temporária e pode ocorrer cerca de 2 a 6 semanas após o início do tratamento, com melhora após algumas semanas. No entanto, se a queda de cabelo persistir por mais de 2 semanas, você deve interromper o uso de minoxidil e notificar seu médico para que seu tratamento possa ser reavaliado.

Quem não deve usar

O minoxidil não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando ou que sejam alérgicas ao minoxidil ou a qualquer outro ingrediente da fórmula. As mulheres não devem usar a solução de minoxidil 5%, a menos que indicado por um médico.

Além disso, por causa do álcool em seus ingredientes, o minoxidil não é recomendado para pessoas que usam medicamentos dissulfiram para o alcoolismo.

Consulte o seu médico e veja os pros e contra desta medicação para a sua saúde.

Confira: Babosa no cabelo: Confira 5 benefícios e dicas práticas de como usar