A farinha de coco é uma ótima alternativa à farinha refinada e possui benefícios nutricionais e culinários muito interessantes.
Além de ser uma farinha sem glúten, também pode ser usada como farinha de grãos, tornando-a perfeita para fazer biscoitos, biscoitos, pão, pudim ou qualquer tipo de doce caseiro.
Além disso, cada vez mais receitas contêm farinha de coco, por isso seu preço no mercado é um pouco alto. Portanto, fazer doces em casa é uma ideia perfeita para fazer o seu próprio sem ter que procurá-lo no mercado.
Ingredientes:
250 gramas de coco ralado de saquinho;
Para farinha de coco com coco natural:
1 coco maduro;
1 litro de água;
Como fazer farinha de coco caseira:
1-Para fazer farinha de coco caseira a partir de coco ralado industrial, primeiro você precisa fazer leite de coco. Para fazer isso, aqueça 800 ml de água, você deve saber que não precisa ser fervido. Em seguida, no copo de um liquidificador potente, coloque o coco ralado e a água quente. Bata na potência máxima, deixe o liquidificador descansar e bata até obter uma mistura agradável. Deixe ficar por 10 minutos.
2- Prepare uma tigela grande e coloque uma peneira fina e uma camada dupla de gaze sobre ela. Em seguida, filtre a mistura de água e coco para que o leite de coco permaneça de um lado e a polpa de coco do outro.
3- Coloque a polpa em um pano de prato e esprema bem para escorrer o máximo de leite de coco possível, a polpa bem drenada e seca deve permanecer.
4- Guarde o leite de coco em um frasco de vidro na geladeira. Você pode adicionar um pouco de adoçante, se quiser.
5- Pré-aqueça o forno a 120ºC enquanto forra um tabuleiro com papel vegetal. A polpa obtida do leite de coco é então espalhada com coco ralado e colocada no forno para secar a 120ºC enquanto aquece e seca. Você deve mexê-lo de vez em quando para secá-lo uniformemente. Os tempos de secagem são indicativos, entre 1 hora ou 40 minutos, tudo depende do seu forno.
Dica: não deve ser torrado, mas deve ser muito seco e a cor mudará de branco para um branco um pouco mais escuro.
6- Quando a mistura secar, deixe esfriar e passe por um moedor de café para que esteja pronto. Você também pode passá-lo por uma peneira, mas neste caso terá que passar duas vezes para dar uma textura mais parecida com farinha.
1- Use coco natural para farinha, compre um coco desidratado, quebre, retire a água, tire o coco da casca e descasque.
2- Rale todo o coco com a ajuda de um bom ralador. Depois de conseguir, siga o passo 1 acima, aqueça um litro de água, depois esmague o coco natural ralado com água quente. Em seguida, procedendo aos passos 2, 3 e 4, estique a polpa com um pano de prato e um coador, deixando o leite de coco de um lado e a polpa do outro, secando-a para obter a farinha de coco.
3- Pré-aqueça o forno a 100ºC, forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe o leite de coco em uma camada fina. Aqueça para assar a 100°C, mexendo ocasionalmente com uma espátula de madeira para evitar o cozimento e a secagem uniformes. Demora cerca de 50 minutos.
4- Por fim, triture o coco desidratado em um moedor ou passe por uma peneira duas vezes. Após o resfriamento, armazene em um recipiente hermético em local livre de umidade por até um mês após o preparo. Você está pronto para fazer farinha de coco caseira!
Gostou desta receita? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está feliz com isso.Ok