A lichia (Litchi chinensis), considerada uma fruta exótica de sabor adocicado, é nativa da China e também pode ser encontrada facilmente no Brasil.
Este alimento é rico em compostos fenólicos como antocianinas e flavonóides, além de minerais como potássio, vitamina C, magnésio e fósforo.
Além de serem excelentes tratamentos contra doenças cardiovasculares, essas substâncias também ajudam a combater a obesidade e o diabetes.
As lichias podem ser consumidas em sua forma natural, enlatadas, chá ou suco. Por outro lado, a ingestão excessiva pode levar a alguns efeitos colaterais, como hipoglicemia.
Leia mais:
- Dor nestas partes do corpo pode ser sinal de colesterol alto
- Xarope de babosa tão eficaz quanto omeprazol contra Refluxo gástrico;
-
Conheça os benefícios da lichia para a saúde
Aqui estão os benefícios de adicionar essa fruta à sua dieta diária:
Previne doenças do fígado: Uma vez que contém compostos fenólicos, como epicatequina e proantocianidinas, possui propriedades antioxidantes e ajuda a reduzir os danos dos radicais livres às células do fígado.
Ajuda no controle da glicemia: Alguns estudos sugerem que esta fruta pode ser um excelente remédio para diabetes devido à sua composição de compostos fenólicos, um dos quais é um oligonucleotídeo. A substância ajuda a regular o metabolismo da glicose e reduz a resistência à insulina, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Auxilia na melhora da pele: Esta fruta é rica em vitamina C e compostos fenólicos, antioxidantes que combatem diretamente os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. A vitamina C também auxilia na produção de colágeno, um composto importante no combate às rugas e flacidez da pele.
Combate a obesidade: A lichia também ajuda a aumentar a queima de gordura porque contém antocianinas – um pigmento que dá à pele sua cor vermelha. A substância tem um efeito antioxidante. As frutas também são ricas em água e fibras, o que pode ajudar na perda de peso e combater a obesidade.
Protege contra doenças cardiovasculares: Rica em flavonóides, antocianinas e procianidinas, esta fruta possui poderosas propriedades antioxidantes que controlam o colesterol ruim e previnem a formação de placas de gordura nas artérias. O consumo adequado de lichias pode ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos, como infarto do miocárdio.
Auxilia no combate ao câncer: Estudos mostraram que compostos fenólicos como flavonóides, oligonucleotídeos e antocianinas na lichia podem aumentar a morte celular em diferentes tipos de câncer, como câncer de mama, fígado, colo do útero, próstata e pele. Embora o uso de células cancerosas tenha sido encontrado em laboratório, ainda são necessários testes em humanos para demonstrar sua verdadeira eficácia contra esses medicamentos no organismo.