As frutas são uma fonte importante de nutrientes essenciais para o corpo humano, não é mesmo? Mas, além disso, muitas frutas são conhecidas por serem ricas em antioxidantes.
Dessa forma, elas ajudam a prevenir danos celulares causados por radicais livres. E ajudam ainda a reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.
Veja também: Obesity Linked to 10 Cancers
No entanto, além de serem benéficas para a saúde quando consumidas como parte de uma dieta equilibrada, algumas frutas ricas em antioxidantes também podem ser utilizadas em tratamentos químicos.
Isso ocorre, pois, esses antioxidantes têm a capacidade de proteger as células do corpo contra danos oxidativos que diversos fatores podem causar como radiação, poluição e substâncias químicas.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre algumas frutas ricas em antioxidantes, e como usá-las em tratamentos químicos para promover a saúde e o bem-estar. Acompanhe a leitura para conferir!
O que são frutas ricas em antioxidantes?
Antes de falarmos sobre as principais frutas que são ricas em antioxidantes, é importante que você entenda o que são essas frutas. Assim como quais são os seus principais benefícios.
As frutas ricas em antioxidantes são aquelas que contêm substâncias químicas naturais, como vitaminas, minerais e compostos fitoquímicos. Elas ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres.
Os radicais livres, por sua vez, são moléculas instáveis que podem danificar as células do corpo e contribuir para o envelhecimento precoce, doenças crônicas e outras condições de saúde.
Nesse contexto, os antioxidantes presentes nas frutas, têm a capacidade de neutralizar os radicais livres. Eles ajudam a prevenir esses danos e promovendo a saúde das células.
Este artigo foi escrito em parceria, caso deseje saber mais sobre visite: clínica de reabilitação em Rio Bonito
Benefícios dos antioxidantes para o corpo
Os antioxidantes são verdadeiros super-heróis para o nosso corpo! Eles são substâncias químicas naturais presentes em frutas, legumes e outros alimentos, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
Mas o melhor de tudo é que eles trazem mais uma série de benefícios para a nossa saúde!
Esses heróis podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas, Alzheimer e diabetes.
Além disso, eles também ajudam a retardar o envelhecimento, proteger o sistema imunológico, evitar danos causados pelo estresse oxidativo e até mesmo melhorar a saúde dos nossos olhos.
Portanto, é muito importante incluir alimentos ricos em antioxidantes na nossa dieta diária, como frutas, verduras, legumes e castanhas. Com essas frutas em ação no organismo, nosso corpo estará mais protegido e saudável.
Principais frutas ricas em antioxidantes
Algumas frutas que são conhecidas por serem, especialmente, ricas em antioxidantes incluem:
- Mirtilos: ricos em antocianinas, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Morangos: ricos em vitamina C e antocianinas.
- Framboesas: ricas em vitamina C e compostos fenólicos.
- Uvas: ricas em resveratrol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Romãs: ricas em ácido elágico e outras substâncias antioxidantes.
- Kiwi: rico em vitamina C e outros antioxidantes.
- Goiaba: rica em vitamina C e licopeno, um antioxidante conhecido por ajudar a proteger contra o câncer de próstata.
Estas são apenas algumas das muitas frutas que são ricas em antioxidantes, e que podem fornecer benefícios para a saúde quando consumidas como parte de uma dieta equilibrada.
Por isso, é comum o uso dessas frutas em tratamentos químicos por às suas propriedades antioxidantes.
Mas, afinal, como as frutas ricas em antioxidantes podem ajudar nos tratamentos químicos?
As frutas ricas em antioxidantes podem ser grandes aliadas no tratamento de dependentes químicos.
Isso porque elas possuem propriedades que ajudam a combater a inflamação e os danos oxidativos, causados pelas substâncias químicas presentes nas drogas e no álcool.
Além disso, elas têm um grande poder em ajudar a melhorar a saúde mental e emocional dos dependentes químicos, contribuindo para um estado de ânimo mais positivo e prevenindo o risco de depressão e ansiedade, muito comum na fase de tratamento do vício.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Porém, é importante lembrar que o tratamento da dependência química é um processo multidisciplinar, que exige um acompanhamento médico e psicológico adequado.
Inclusive, as frutas ricas em antioxidantes são incluídas dentro da dieta saudável dos clientes, sendo essa uma estratégia simples e saudável para auxiliar no processo de recuperação.
Com a ajuda dessas frutas superpoderosas e da ajuda de uma boa clínica, o caminho rumo à saúde e bem-estar pode se tornar mais fácil e prazeroso!