A insônia é uma doença caracterizada por dificuldade em adormecer ou acordar antes do tempo necessário.
Pessoas com insônia geralmente se sentem cansadas após acordar, o que pode prejudicar sua capacidade de funcionar normalmente durante o dia. Além disso, a insônia não apenas consome energia e emoções, mas também consome saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida em geral.
Veja também: Afinar a Cintura em 4 dias com essa bebida
Veja também: Ser pai vai mudar a sua vida
Muitos adultos sofrem de insônia em determinados momentos de suas vidas, às vezes quando trabalham duro ou se preocupam. No entanto, muitos outros têm insônia a longo prazo, o que significa que a insônia pode se tornar crônica.
O que é insônia?
A insônia é uma doença persistente que pode prejudicar a capacidade de uma pessoa adormecer ou adormecer a noite toda.
As pessoas com insônia geralmente se sentem cansadas desde o início do dia, têm humor baixo, falta de energia e têm um desempenho ruim no trabalho ou nos estudos devido a essa doença. Geralmente, a qualidade de vida da pessoa geralmente é prejudicada pela má qualidade do sono.
Muitos adultos experimentam insônia em algum momento de suas vidas, mas algumas pessoas sofrem de insônia crônica, que pode durar mais que as pessoas normais.
A insônia também pode ser uma doença secundária causada por outros motivos, como abuso de drogas ou doenças.
Veja Mais: Remédio Caseiro para Insônia – 7 melhores tratamentos caseiros
Causas da insônia
As principais causas da insônia, são:
Estresse
As preocupações relacionadas ao trabalho, estudo, saúde ou família permanecerão ativas à noite e dificultarão o sono. Além disso, eventos que causam estresse grave, como a morte ou doença de um ente querido, divórcio ou desemprego, também podem causar insônia.
Ansiedade
Ansiedade diária e ansiedade grave (como transtorno de estresse pós-traumático) também podem atrapalhar o sono. Da mesma forma, deitar-se e pensar em não conseguir adormecer pode causar ansiedade e interferir no sono.
Depressão
Pessoas com depressão têm maior capacidade de dormir do que as pessoas normais, mas também é comum que as pessoas com depressão tenham dificuldade para dormir. Depressão geralmente resulta em má qualidade do sono.
Condições médicas
Dor crônica, dificuldade em respirar ou micção frequente podem causar insônia. Exemplos de doenças relacionadas à insônia incluem:
- Artrite, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, doença do refluxo gastroesofágico, distúrbios da tireoide, AVC, doença de Parkinson, doença de Alzheimer.
Mudança de ambiente
Você já deve ter ouvido falar do “relógio biológico” agora. O relógio circadiano é um mecanismo controlado por uma série temporal que existe todos os dias, que existe em todos os seres vivos e regula todas as atividades dos seres vivos.
Por exemplo, ao viajar ou alterar o horário de trabalho, pode causar alterações na freqüência cardíaca humana e dificuldade em dormir.
Maus hábitos de sono
Maus hábitos de sono também podem causar insônia. Pessoas que não têm hábitos de sono, ou seja, pessoas que dormem e acordam em momentos diferentes todos os dias, ou que realizam atividades estimulantes antes de dormir, têm mais probabilidade de perder o sono.
Além disso, dormir em um ambiente inadequado e desconfortável (por exemplo, em um local muito iluminado), dormir em frente à TV ou dormir sob a luz pode causar sono de baixa qualidade.
Medicações
Muitos medicamentos podem interferir no sono, incluindo antidepressivos, medicamentos para controle da pressão arterial, antialérgicos e estimulantes.
Cafeína, nicotina e álcool
Café, chá, refrigerantes com cola e outras bebidas com cafeína são estimulantes comuns bem conhecidos na vida cotidiana. Eventualmente, seu consumo pode se tornar um gatilho para a doença. Por exemplo, tomar café à noite pode dificultar o sono.
A nicotina nos cigarros ou outros produtos do tabaco é outro estimulante que pode causar insônia.
Beber álcool pode até ajudá-lo a adormecer, mas impede o sono profundo e muitas vezes acorda as pessoas no meio da noite.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Dicas para dormir melhor!
Alimentos que melhoram para dormir melhor
- Alimentos ricos em triptofano – Este aminoácido estimula a produção de serotonina, que ajuda com o relaxamento. Inclua peru, frango ou atum para o jantar.
- Alimentos ricos em magnésio – Magnésio também ajuda a relaxar. Inclua vegetais de folhas verdes em sua dieta.
- Vitaminas-B – Carnes, fígado e vegetais de folhas verdes, por exemplo, são ricos em vitaminas B.
Alimentos que você deve evitar
- Cafeína – Evite o consumo de cafeína após o meio-dia, se ainda assim, tiver dificuldades para dormir, fique alguns dias sem consumi-la.
- Álcool – Pare de beber álcool pelo menos 2 horas antes de se deitar e beba com moderação.
- Alimentares alergênicos potenciais – Alergias alimentares podem causar insônia.
- Açúcar – Variações do açúcar no sangue podem causar insônia.
Adote bons hábitos de sono
Para criar bons hábitos de sono é aconselhado:
- Dormir e acordar sempre à mesma hora todos os dias, inclusive aos fins de semana;
- Realizar atividades que aliviam o estresse, como correr, por exemplo;
- Fazer refeições leves a partir das 18h e não ingerir alimentos estimulantes como café ou chá verde;
- Desligar todos os aparelhos eletrônicos, como tv, computador ou celular 30 minutos antes de se deitar.
Cuidados com a sua alimentação e novos hábitos na hora de dormir pode melhorar os problemas de insônia.
Caso os sintomas persistam, procure orientação médica.