O exame da curva é um teste de sangue, acompanhado por um teste oral para medir a tolerância à glicose, e geralmente é usada para estudar um possível diabetes. O teste se concentra nas capacidades de processamento do corpo humano e avalia a quantidade de glicose no sangue após a ingestão de uma grande quantidade de substâncias.
O Diabetes é uma doença conhecida e temida por muitas pessoas. Sua principal característica é a alta concentração de glicose no sangue de forma persistente. Esta pode ser a causa de uma produção deficiente de insulina, um aumento na produção de glicose, a resistência do corpo à insulina, ou de uma combinação de fatores.
É uma crônica, degenerativa e não-transferíveis, e eles também o cuidado. No entanto, ela pode ser controlada. Pessoas que sofrem de diabetes podem viver muitos anos com esta doença. As estatísticas indicam que cerca de 15% da população mundial sofre de diabetes.
As complicações associadas com o diabetes
Esta doença está associada a uma série de complicações em vários sistemas do corpo. Por exemplo, você pode experimentar a perda de visão ou a progressiva deterioração dos rins.
Bem como, nos casos mais graves, há uma possibilidade de perda de alguns dos membros inferiores devido a complicações na circulação. Isso também pode acontecer em algumas infecções, o coração e o cérebro.
O exame da curva de glicose no sangue
O exame da curva de glicose no sangue é realizada para determinar a presença de diabetes do tipo II. Este teste foi desenvolvido, porque muitas vezes este tipo de diabetes é assintomático. Em outras palavras, a pessoa com a doença não apresenta sintomas.
Veja Mais: Diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2
Portanto, com este teste se você pode medir a capacidade do organismo de metabolizar a glicose. No caso de diabetes do tipo II, por exemplo, essa capacidade for comprometida. Ao mesmo tempo, também é prejudicada em pessoas que têm alterações no metabolismo relacionado à assimilação dos hidratos de carbono.
Como é o exame da curva de níveis de glicose no sangue?
A primeira coisa que você deve fazer é realizar um exame de glicemia em jejum. A pessoa tem de fazê-lo sem ter consumido alimentos entre 8 e 12 horas antes do exame.
No laboratório, coletar uma amostra de sangue para determinar a concentração de glicose no sangue, a glicose. Dependendo dos resultados, é administrada uma dose de glicose por via oral, dissolvida em 250 ml de água. Esta medida pode variar dependendo do peso corporal do paciente.
A norma indica que ele deve ser administrado a 1,75 gramas de glicose por kg de peso, até um máximo de 75 gramas. Portanto, se um filho para realizar o exame, a dose de glicose será menor.
Depois de tirar a glicose, são coletadas amostras de sangue a cada 30 minutos nas próximas 2 horas. Com os resultados obtidos, pode-se desenhar uma carta expressando a curva de níveis de glicose no sangue.
Valores normais de tolerância à glicose
Os valores expressos no açúcar do sangue e os testes da curva de níveis de glicose no sangue são muito importantes para determinar a presença ou não de diabetes, bem como o tipo da doença.
Se o teor de glicose no sangue o açúcar é entre 60 e 100 mg/dL, valores que são considerados normais. Da mesma forma, valores abaixo de 200 mg/Dl na primeira hora, e menos de 144 mg/Dl nas primeiras duas horas são também consideradas normais.
Tolerância à glicose anormal
Se o teor de glicose no sangue do exame em jejum mostra um resultado entre 100 e 125 mg/dL, representa um sinal de pré-diabetes. O diagnóstico é confirmado com a concentração de glicose no sangue entre 140 e 199 mg/dL duas horas após a ingestão de glicose.
“Os valores expressos no açúcar do sangue e os testes da curva de níveis de glicose no sangue são muito importantes para determinar a presença ou não de diabetes, bem como o tipo de doença.”
Valores que indicam a diabetes tipo II
Um teor de glicose maior que 125 mg/dL de açúcar no sangue é o suficiente para dissuadir o exame da curva de níveis de glicose no sangue.
O evento será realizado, coloca a vida da pessoa em risco e pode causar um choque hiperglicêmico.
Por sua vez, um resultado superior a 200 mg/dL duas horas após a ingestão de glicose indica diabetes tipo II.
Este é um dos testes utilizados para determinar a presença de diabetes mellitus tipo II. Independentemente da causa, se o resultado da inspeção é desfavorável, a pessoa terá que mudar seu estilo de vida. O médico irá dizer-lhe como elaborar uma dieta adequada e a realização de outras atividades, se for o caso.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!