O Reino Unido concede aprovação condicional da pílula contra a Covid-19

O Reino Unido concede aprovação condicional da pílula contra a Covid-19
Conteúdo Criado e Revisado pela nossa equipe

Na quinta-feira (04), o órgão regulador britânico concedeu licença condicional ao comprimido contra a Covid-19 desenvolvido pela Merck Pharmaceuticals (conhecido como MSD no Brasil).

Essa autorização é a primeira no mundo a ser autorizada para o medicamento, e o medicamento ainda está em avaliação por órgãos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia.

Não está claro se a pílula será vendida em farmácias.

De acordo com a agência britânica, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do país vai confirmar como o medicamento será usado nos pacientes.

O medicamento molnupiravir tem o nome comercial Lagevrio no país e está aprovado para uso em pessoas com Covid-19 leve a moderado.

E há pelo menos um fator de risco para doenças graves, incluindo obesidade, idade avançada (acima de 60 anos), diabetes ou doenças cardíacas.

A recomendação da agência reguladora é usar o medicamento o mais rápido possível após um diagnóstico positivo de Covid-19 e dentro de 5 dias após o início dos sintomas.

O remédio

farmacêutica americana Merck
Créditos da imagem Pexels

A farmacêutica americana Merck anunciou no início de outubro que seu medicamento experimental contra o Covid-19, o molnupirvir, havia reduzido as hospitalizações e mortes em pessoas no início da infecção com o coronavírus.

Nos estudos, os pacientes que receberam molnupirvir dentro de 5 dias do início dos sintomas de Covid-19 foram hospitalizados pela metade da frequência.

Com exceção das mortes relacionadas a pacientes que recebem pílulas inativas, o medicamento não tem efeito em pacientes com condições graves de Covid-19.

Autorização condicional

Os reguladores britânicos introduziram o programa National Conditional Marketing Authorization (CMA) para novos medicamentos no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Escócia), que será implementado em 1º de janeiro deste ano.

Uma licença de uso de emergência para molnupiravir foi concedida à Irlanda do Norte para garantir seu uso em todo o Reino Unido.

No entanto, o sistema de autorização condicional é destinado a medicamentos que, portanto, atendem a uma necessidade médica que ainda não foi atendida.

Por exemplo, doenças graves e potencialmente fatais para as quais não existem opções de tratamento satisfatórias. Ou quando o produto oferece um benefício terapêutico importante, No entanto, a Agência pode conceder tal autorização quando os dados clínicos ainda não estiverem completos, No entanto, visto que esses dados estarão disponíveis em breve.

Imagem de perfil

Escrito por Francisco Araújo

Todos os Direitos Reservados ao site - bemaisaude.com.br © 2024 Por Logo Robô das Receitas Robô das Receitas