A periodontite é uma infecção bacteriana de tecidos, ligamentos e ossos específicos (chamados coletivamente de ligamento periodontal) que circundam e sustentam os dentes. Este é o segundo estágio da doença gengival e é ainda mais grave.
Qual a diferença entre gengivite e doença periodontal
A gengivite é a fase anterior à doença periodontal, que é o primeiro sinal de problemas de higiene oral; a gengivite é uma inflamação das gengivas que pode danificar um ou mais dentes. É causada por um tipo denominado biofilme.
É causada por bactérias placa que penetra no espaço onde o dente está em contato com a gengiva e ali permanece. Se essa gengivite não for tratada adequadamente, é quando se transforma em periodontite.
O que causa periodontite
A gengivite e a periodontite avançada são causadas pela presença de placa nas gengivas; se você não mantiver bons hábitos de higiene oral (incluindo escovar, passar fio dental e cuidados dentários), essas placas bacterianas podem se formar e atacar as gengivas.
Existem outros fatores que podem levar uma pessoa a ter periodontite, são eles: tártaro, cáries, baixa saliva, uso de tabaco e uso de tratamentos específicos.
Sintomas de periodontite
A gengivite
Você pode ser identificado por gengivas inchadas, vermelhidão e sangramento espontâneo ao redor dos dentes ou limpeza dos dentes.
Sintomas da periodontite
Os sintomas da periodontite são basicamente os mesmos da gengivite, mas quanto mais graves esses sintomas, mais sangramento será. Por exemplo, você também pode sentir algumas alterações orais, como mau hálito e mau hálito. Suas papilas gustativas podem mudar.
Como evitar periodontite
Como a doença periodontal está totalmente relacionada à higiene bucal, a forma de evitá-la também depende dos seus cuidados bucais, então siga estas dicas:
- Por favor, preste atenção à escovação de crianças pequenas, elas podem não saber a escovação correta e, eventualmente, deixarão diferentes bactérias dentais na boca.
- Evite doces e bebidas.Se você consumi-los, certifique-se de escovar os dentes imediatamente após comer;
- Sempre escove os dentes antes de se deitar, mesmo que já tenha o feito após o jantar;
- Usar qualquer tipo de tabaco é um grande problema para a saúde dos dentes e gengivas, de modo que o consumo diário aumenta a chance de ter gengivite e periodontite;
- Lembre-se de realizar visitas regulares ao dentista.
Qual o tratamento para periodontite
O tratamento da doença periodontal começa com a presença de gengivite. Uma vez que você começa a ter uma higiene bucal boa e correta, uma boa escovação e o uso do fio dental são suficientes para evitar que a periodontite ataque você.
No entanto, se você ignorar a gengivite e a periodontite se tornar uma realidade para sua saúde, o procedimento de tratamento será diferente. Na maioria dos casos, o paciente precisa raspar acima e abaixo do contorno da gengiva após o início do processo de alisamento. Remova.
Os dentes são dispostos de forma organizada para eliminar completamente as lesões da periodontite, sendo necessário, em alguns casos, o uso de antibióticos e antiinflamatórios.
Não deixe que doenças fáceis de tratar, como a doença periodontal, façam seus dentes caírem, compre o melhor plano de saúde individual e garanta acompanhamento e tratamento odontológico para manter sua boca saudável, longe de doenças e quaisquer bactérias que o atormentem.