A periodontite é uma infecção bacteriana de tecidos, ligamentos e ossos específicos que circundam e sustentam os dentes, conhecida coletivamente como periodontite.
É uma condição evitável que pode ter consequências graves, como perda de dentes e danos ósseos.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo que explica o que é a periodontite, quais são seus sintomas, possíveis causas e como evitá-la.
O que é periodontite:
A periodontite, também conhecida como periodontite, é uma infecção bacteriana que ocorre na estrutura dos ligamentos, tecidos e ossos que sustentam os dentes, conhecida como periodonto.
Este é o segundo estágio da doença gengival e é ainda mais grave. Uma vez descoberta, a periodontite é irreversível e pode causar a perda permanente do dente. Necessita de tratamento médico ou dentário.
A doença é irreversível e a perda óssea tende a se agravar, exigindo tratamento odontológico imediato.
Os dentes ainda podem ser afetados por sua aparência, destacados ou tortos. Além disso, a doença pode torná-los moles, interferindo em suas funções e na saúde bucal diária.
O que causa a doença?
Se a gengivite não for tratada, ocorrerá periodontite. É causada pela placa dentária que se forma na parte superior e abaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se cruzam).
Isso pode causar danos irreversíveis aos ossos e tecidos que sustentam os dentes.
Esse dano ao tecido pode fazer com que as gengivas se separem dos dentes, criando pequenos espaços ou “bolsas” onde mais placa bacteriana e infecção podem ocorrer.
À medida que a situação piora, o osso começa a sofrer erosão, o que, se não for tratado, pode levar ao afrouxamento dos dentes, que podem cair ou exigir a remoção pelo dentista.
Principais sintomas
Apenas um dentista pode diagnosticar a periodontite. No entanto, o paciente pode perceber alguns sinais da doença em seu dia a dia que lhe permitem identificar o problema.
Além de gengivas vermelhas e inchadas devido à inflamação, a doença pode causar sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
Dor e mau hálito são outros sintomas significativos da doença. Se você notar gengivas escuras ou roxas, isso também pode indicar estado de alerta.
Dentes amolecidos, tortos ou separados são outros sintomas da periodontite que devem ser investigados quanto à sua origem.
Também podem ocorrer alterações na sensibilidade e no sabor dos dentes.
Tratamentos
A maioria dos casos de periodontite é curável, embora os danos causados por ela sejam permanentes e irreversíveis. O tratamento da doença se concentra no controle de sua progressão.
Depois de fazer um diagnóstico, geralmente com base em um exame físico e de imagem, e uma avaliação da história do paciente, o dentista irá sugerir o melhor método de parar a doença.
Um dos principais é a raspagem. O procedimento, que é realizado na raiz do dente, remove o tártaro e os depósitos bacterianos da área para descontaminá-la, permitir que a gengiva volte ao seu lugar original e evitar novas degenerações.
Outra opção de tratamento é o uso de antiinflamatórios e antibióticos para impedir o inchaço das gengivas ou o crescimento de bactérias.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
No caso de periodontite avançada, a cirurgia também pode ser recomendada e necessária para uma raspagem mais profunda ou desinfecção das áreas gravemente danificadas. O procedimento pode ser realizado nas gengivas, raízes ou ossos.
Manter a higiene bucal adequada também é essencial para o sucesso do tratamento e prevenção do desenvolvimento da periodontite. Além disso, os pacientes devem ser acompanhados regularmente.
Prevenção
Saber como prevenir a periodontite pode ajudá-lo a prevenir melhor as doenças. A principal forma é limpar a boca. A escovação adequada após cada refeição e o uso do fio dental evitam que os germes grudem nos dentes e gengivas.
Visitas regulares ao dentista, especialmente quando você sentir desconforto ou sangramento, também podem ajudar a prevenir a doença, pois a gengivite é o primeiro estágio e pode ser tratada.
Parar de fumar é outro aspecto que ajuda a reduzir a chance de adoecimento, pois fumar é um de seus fatores de risco.
A periodontite é uma doença evitável, embora seja muito comum.
Cuidar bem dos dentes e da saúde bucal, implementar adequadamente seus hábitos de higiene e ir ao dentista de vez em quando, pode reduzir a possibilidade de ser afetado por eles.
Para ficar de boca em dia, clique no banner abaixo e garanta os melhores produtos!