Existem muitos mitos sobre as vitaminas pré-natais. Por exemplo, seus altos benefícios nutricionais costumam ajudar a melhorar a aparência do cabelo ou das unhas. É por isso que algumas mulheres os usam quando não estão grávidas.
Na verdade, esses suplementos podem fornecer nutrição. No entanto, não é uma boa ideia tomar vitaminas pré-natais se você não estiver grávida. Na verdade, ingeri-los sem motivo pode ser contraproducente.
O que são vitaminas pré-natais?
As vitaminas pré-natais são suplementos para mulheres que planejam engravidar ou que já estão grávidas. Eles também são adequados para mulheres que amamentam. Sua missão é fornecer vitaminas e minerais suficientes para reduzir o risco de complicações durante a gravidez.
A necessidade de nutrientes e vitaminas da mulher aumenta durante a gravidez. Os bebês precisam de nutrientes específicos para se desenvolver adequadamente. A dieta usual às vezes não os fornece.
Nunca é demais lembrar que as vitaminas pré-natais têm a função de complementar uma alimentação saudável. Isso significa que eles não substituem a dieta, mas a melhoram.
Qual é a contribuição delas?
Existem muitos tipos de vitaminas pré-natais no mercado. Em geral, eles são muito parecidos com qualquer tipo de multivitamínico, exceto por um ingrediente: o ácido fólico. Esse nutriente é essencial para mulheres que estão tentando engravidar ou já estão grávidas.
A ingestão adequada de ácido fólico tem sido associada a um risco reduzido de defeitos do tubo neural fetal, como espinha bífida. Os médicos recomendam que as mulheres grávidas tomem 400 microgramas da substância por dia, de 3 meses antes da concepção até 7 semanas de gravidez.
As vitaminas pré-natais também contêm outros elementos essenciais para o desenvolvimento normal da gravidez, como cálcio, ferro, ácidos graxos ômega 3, vitaminas A, C e E e minerais como cobre e zinco.
Quando devem ser tomadas?
As vitaminas pré-natais destinam-se ao uso por mulheres que planejam engravidar, estão grávidas ou estão amamentando. Essas vitaminas são recomendadas para todas as mulheres em idade reprodutiva que fazem sexo sem o uso de anticoncepcionais.
A questão é que o cérebro e a medula espinhal de um bebê se formam tão cedo na gravidez que nem mesmo a mãe sabe de sua condição. O folato é essencial para o desenvolvimento normal.
Esses tipos de suplementos são ainda mais importantes para adolescentes ou mães com histórico de abuso de substâncias. Independentemente disso, é melhor consultar seu médico antes de tomar vitaminas pré-natais, mesmo as de venda livre.
Tomá-las sem estar grávida?
Em geral, uma mulher não deve tomar vitaminas pré-natais, a menos que esteja tentando engravidar, grávida ou amamentando. Uma dieta saudável deve atender adequadamente às suas necessidades nutricionais. Se não, sua melhor aposta é consultar seu médico.
A coisa mais problemática sobre tomar esses tipos de vitaminas durante a não gravidez é que eles podem sair pela culatra. A primeira é mascarar a deficiência de vitamina B12.
Além disso, se muito ferro for produzido, vários problemas de saúde podem ocorrer, incluindo diarréia, constipação e náusea. Da mesma forma, o excesso de vitamina A de fontes sintéticas às vezes é tóxico para o fígado.
Mitos sobre vitaminas pré-natais
Existem vários mitos circulando sobre os benefícios das vitaminas pré-natais. Em particular, dizem que ajudam a melhorar a aparência do cabelo, pele e unhas.
Nada disso é verdade.
Acredita-se que a vermelhidão da pele ou o espessamento dos cabelos durante essa fase da gravidez se devam à ingestão dessas vitaminas. Porém, sabemos que isso é efeito das alterações hormonais que ocorrem nessa fase.
Os hormônios presentes durante a gravidez fazem com que o cabelo e as unhas cresçam mais rápido. Às vezes, eles fazem a pele brilhar. No entanto, para surpresa de muitos, tomar vitaminas pré-natais enquanto não está grávida pode levar à queda de cabelo se for tomado por muito tempo.
Existem outras maneiras de adquirir nutrientes
Recomenda-se que as mulheres que estão tentando engravidar comecem a tomar vitaminas pré-natais cerca de 3 meses antes da concepção. Se a gravidez não for planejada, é correto evitar esses suplementos.
Quando uma mulher quer melhorar o aspecto da pele, unhas ou cabelos, ela tem outras ferramentas à sua disposição, que vão desde bons hábitos até tratamentos de beleza. Uma dieta equilibrada e saudável é suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais normais.
Confira: Ácido fólico ideal para ter cabelos longos e saudáveis – Entenda