A pressão alta é uma doença crônica caracterizada por pressão alta nas artérias. Isso acontece quando as pressões máxima e mínima são iguais ou superiores a 140/90 mmHg (ou 14 em 9).
O tratamento da hipertensão pode ser complementado por chás de ervas na forma de chás dietéticos para ajudar a controlar a pressão arterial.
Veja também: Melhores chás para emagrecer
Isso faz sentido se as prescrições médicas forem seguidas. As infusões naturais que reduzem a pressão alta não funcionam sozinhas.
Os efeitos dos medicamentos e das mudanças no estilo de vida geralmente administrados a pacientes hipertensos podem ser úteis.
Portanto, vamos ver quais evidências científicas existem para recomendar as seguintes 4 infusões naturais.
Lembre-se de que este artigo é apenas um guia geral. Você deve consultar um profissional de saúde para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o seu consumo.
Classificação da hipertensão arterial
Os pacientes podem ser divididos em um dos seguintes grupos:
- Pré-hipertensos: São pessoas com pressão arterial sistólica entre 120 e 129 mmHg e pressão arterial diastólica abaixo de 80 mmHg. Não é considerado um diagnóstico definitivo de hipertensão, mas o valor é superior ao normal.
- Hipertensão de primeiro grau: Quando a pressão arterial sistólica ultrapassa 130 mmHg e não excede 140 mmHg, e a pressão arterial diastólica está entre 80 e 89 mmHg, já existe hipertensão grau 1.
- Hipertensão de segundo grau: Esses pacientes apresentam pressão arterial sistólica repetida maior que 140 mmHg e pressão arterial diastólica maior que 90 mmHg. É uma condição patológica que pode causar danos aos órgãos em médio prazo.
Nas crises hipertensivas ou de emergência, quando uma pessoa entra na enfermaria com valores superiores a 180/120 mm Hg, são necessárias medidas terapêuticas imediatas. Portanto, é muito provável que, o paciente se enquadre em uma das categorias já mencionadas.
Tratamento da hipertensão
Irá orientar os pacientes com hipertensão a mudar seu estilo de vida. Todas essas são medidas dietéticas higiênicas que reduzem a pressão arterial naturalmente.
Se o primeiro método for eficaz, os pacientes com pré-hipertensão podem não precisar usar as opções de medicamentos.
Dentre as medidas dietéticas higiênicas mais recomendadas, temos os seguintes pontos:
- Pratique atividade física moderada e evite um estilo de vida sedentário.
- Controle o estresse por meio de técnicas de regulação da ansiedade e relaxamento.
- Reduza o teor de sal em sua dieta regular.
- Pare de fumar e beber álcool.
Para pacientes com hipertensão de grau 2 e aqueles cujos números não podem ser controlados por meio das recomendações acima, a Farmacologia fornece uma variedade de medicamentos que podem ser prescritos.
Tomar um composto ou uma combinação de dois ou três depende da decisão do médico.
Os medicamentos mais comuns usados para tratar a hipertensão incluem diuréticos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA), bloqueadores beta, bloqueadores dos canais de cálcio e vasodilatadores.
Sem as instruções profissionais adequadas, essas drogas nunca podem ser consumidas.
Infusões naturais para reduzir a pressão alta
Depois de considerar os fatores acima, podemos falar sobre 4 infusões naturais, que fornecem algumas evidências científicas sobre sua capacidade de reduzir a pressão arterial. Esclareçamos novamente que não são tratamentos de primeira linha. Eles são usados para suplementar medicamentos e medidas dietéticas higiênicas.
1. Aipo
O aipo, também conhecido como salsão, é um vegetal amplamente utilizado em várias receitas de sopas e saladas, e também está incluído em sucos verdes por ter efeito diurético e ser rico em fibras que promovem a perda de peso.
De acordo com pesquisas científicas, o leite fermentado com extrato de aipo pode reduzir a pressão arterial em pacientes com mais de 50 anos de idade com hipertensão moderada. Os resultados finais após 15 dias de uso desta preparação são semelhantes aos obtidos com drogas como o Losartan.
Uma opção para preparar a infusão de aipo é colocar 20 gramas de aipo em água fervente. Após descansar por 15 minutos, coe e beba água.
2. Orégano
Há muito tempo se estuda o potencial do orégano na indústria farmacêutica. Especula-se que ajude a controlar a síndrome metabólica, a obesidade, o diabetes e a hipertensão.
Pode ser usado como condimento para reduzir a ingestão de sal. Esse é um problema enfrentado pelos hipertensos: por estarem acostumados com o sabor salgado, não têm vontade de retirar esse ingrediente de sua dieta. O orégano pode ser aromatizado e produzir um sabor que substitui o cloreto de sódio.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
veja mais:
- Chá de orégano: mitos e verdades sobre os seus benefícios
- Chá de orégano: para que serve e quais seus benefícios para a saúde
Foi demonstrado que o orégano e seus compostos moleculares melhoram a distribuição de lipídios. Em estudos controlados, reduziu o colesterol ruim ou o colesterol de lipoproteína de baixa densidade e aumentou a concentração de lipoproteína de alta densidade ou colesterol bom. Isso é favorável à proteção cardiovascular.
Você pode fazer uma infusão natural de orégano para baixar a pressão arterial, colocando uma colher de chá da substância em água fervente. Após 15 minutos de descanso, está pronto para comer.
3. Dente-de-leão
O dente-de-leão está associado ao potencial de reduzir a pressão alta porque, como alguns medicamentos, elimina fluidos que podem sobrecarregar o sistema cardiovascular.
Embora se acredite que o dente-de-leão também ajude a eliminar os cálculos biliares, ele deve ser usado com cautela em pacientes com colelitíase associada à hipertensão.
Seu efeito de estimular os movimentos da vesícula biliar pode causar contrações severas em caso de obstrução do ducto biliar. Isso é explicado em uma publicação da revista Medicina Naturista.
Prepare a infusão adicionando uma colher de sopa de dente de leão à água fervente. Em seguida, continue fervendo por 3 minutos, depois filtre e beba.
veja mais:
4. Oliveira
O uso da oliveira está relacionado a uma melhor saúde cardiovascular em quase todos os aspectos. Devemos lembrar que seus derivados fazem parte da dieta mediterrânea.
Esse padrão nutricional tem sido investigado como forma de reduzir eventos cardíacos e fatores de risco que prejudicam o funcionamento do coração e das artérias.
Em qualquer caso, não está claro se os benefícios vêm de uma combinação de ingredientes mediterrâneos ou de algum deles em particular.
A ação metabólica das substâncias polifenólicas nas folhas da oliveira reduz a hipertensão, ajuda a controlar a obesidade e previne a síndrome metabólica.
Uma infusão de folhas de oliveira pode ser preparada a partir de uma colher de sopa de folhas secas de uma planta colocada em água fervente.
Depois de retirar o líquido, coe e beba. Muitos estão acostumados a tomá-lo após as refeições.
veja mais:
Essas infusões naturais podem reduzir a pressão alta mas tome sob supervisão médica
Como já enfatizamos claramente, o uso dessas infusões naturais para reduzir a pressão alta deve ser um suplemento aos métodos médicos. Eles não são chás milagrosos, nem terão efeito direto sobre a pressão arterial.
Se essas infusões forem tomadas regularmente, notificar o médico também é uma prioridade.
Dessa forma, o profissional poderá avaliar se há interação com medicamentos prescritos ou se outras condições de saúde se tornarão contra-indicações ao seu uso.