Excesso de açúcar no sangue (cientificamente chamado hiperglicemia) ocorre quando o nível de glicose no sangue em jejum é superior a 100 mg / dL. Se essa condição persistir, isso terá consequências adversas para a função dos órgãos, portanto, um tratamento adequado deve ser realizado através da dieta. Sob a orientação de exercício físico e tratamento medicamentoso.
Os principais sinais de hiperglicemia incluem boca seca, impotência e infecções repetidas. Além disso, o diabetes é uma doença crônica grave.
Veja também: Remédios para a queda de cabelo: Confira
No entanto, antes que essa condição seja diagnosticada, o corpo apresentará sinais de níveis elevados de açúcar no sangue.
Portanto, aprendendo a reconhecer esses sinais, podemos evitar danos irreversíveis ao nosso corpo.
Veja Também: Ossos fortes e os benefícios de tomar vitamina D
Um dos culpados pelos altos níveis de açúcar é o consumo de glicose na dieta. Além do fato de que a glicose é distribuída igualmente em todas as células do corpo, às vezes os níveis de glicose aumentam, o que pode ser prejudicial aos rins, vasos sanguíneos, nervos e olhos.
Sinais de excesso de açúcar no sangue:
Os seguintes sintomas estão entre os sintomas mais óbvios que seu corpo apresenta devido aos altos níveis de açúcar:
Sentir fome o tempo todo
O alto nível de açúcar impede a liberação de glicose nas células, não fornece energia suficiente para o corpo humano e dá às pessoas uma sensação constante de fome.
Cansaço excessivo
À medida que o açúcar no sangue aumenta, a energia não pode ser efetivamente distribuída e as células humanas não conseguem obter a energia necessária para a operação normal.
Vontade constante de fazer xixi
Como o nível de açúcar é muito alto, o rim tenta equilibrar a concentração de glicose no sangue e nas células. O corpo humano usa líquido intracelular para dissolver o sangue e restaurar a concentração ao normal, levando a micção frequente.
Boca seca e muita sede
Boca seca e sede são a resposta do corpo à perda de excesso de água. O hipotálamo avalia o grau de desidratação do sangue e envia um sinal de sede para o cérebro.
Perda de peso
Se o conteúdo de glicose for alto, mesmo que você coma muita comida e a comida tenha muitas calorias, você perderá peso em pouco tempo.
Doenças infecciosas
As infecções do trato urinário ocorrem em homens e mulheres, mas são mais comuns em mulheres com alto nível de açúcar no sangue e diabetes. Uma grande quantidade de açúcar facilita a reprodução de fungos e bactérias.
Pele seca
A pele seca pode estar associada ao alto nível de açúcar no sangue por vários motivos:
- A micção excessiva desidrata o organismo e os tecidos da derme começam a secar;
- Lesão dos nervos pode alterar o funcionamento normal das glândulas sudoríparas, que influenciam no equilíbrio hídrico da pele;
- Problemas de pele nas pernas são um sinal de aterosclerose: endurecimento e estreitamento das artérias, que reduzem a circulação sanguínea. A doença muitas vezes está associada com diabetes.
Dificuldade de concentração e memória
Níveis altos de açúcar impedem que a glicose seja liberada nas células cerebrais, dificultando a produção de energia, afetando a velocidade do pensamento e da tomada de decisão.
Visão turva
A visão turva também é o resultado da desidratação devido aos níveis elevados de açúcar no sangue. As células oculares são deformadas e perdem a capacidade de focalizar adequadamente.
Cicatrização lenta de ferimentos e cortes
A lenta regeneração da pele e tecidos moles ocorre porque altos níveis de glicose dificultam a adesão dos leucócitos (células sanguíneas especializadas nas defesas do corpo) às paredes dos vasos sanguíneos.
Impotência
A disfunção erétil também pode ser causada por altos níveis de glicose no sangue, que podem afetar os nervos, o fluxo sanguíneo e o equilíbrio hormonal adequado.
Irritabilidade
O cérebro depende de um suprimento regular de glicose, e mudanças drásticas em seu nível prejudicam seu funcionamento. Como resultado, há mudanças de humor.
O açúcar também altera a absorção do cromo, outro nutriente que causa humor. Os minerais são essenciais para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, porque a insulina, responsável pela purificação da glicose no sangue, não pode viver sem ela.
Índice glicêmico:
O índice glicêmico (IG) indica o número de carboidratos em um alimento. Portanto, o índice mostra quais alimentos e quais alimentos evitar se respondermos ao aumento dos níveis de açúcar. O IG mede os alimentos de 0 a 100, de acordo com o sistema, com o menor número e menor conteúdo de glicose.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Veja mais: REMÉDIOS naturais para controlar a diabetes
Alimentos que você deve evitar:
Existem muitos alimentos com alto índice glicêmico; se você tiver alto teor de açúcar, evite comê-los, como doces processados, refrigerantes, pão branco, bolos de arroz e batatas assadas.
Alimentos que você deve consumir:
Se você deseja manter-se saudável ou com níveis mais baixos de açúcar no sangue, coma os seguintes alimentos com baixo índice glicêmico:
- Nozes;
- Brócolis;
- Ovos;
- Farinha de aveia (laminada ou cortada em aço), farelo de aveia, muesli;
- Macarrão, arroz convertido, cevada, bulgar;
Além dessas, batata-doce, milho, inhame, lima / feijão-manteiga, ervilha, leguminosas e lentilhas.