Medicamentos para queda de cabelo, como minoxidil, finasterida, espironolactona e alfa-estradiol, além de nutrir o couro cabeludo e estimular a circulação sanguínea, promovem o crescimento saudável dos cabelos e retardam a queda, aumentando o calibre dos fios. Presente no couro cabeludo, prolongando assim a fase de crescimento do cabelo.
Além de medicamentos, suplementos vitamínicos e minerais podem ser usados para garantir a saúde dos fios, como é o caso de Pantogar e Lavitan Hair. No entanto, para determinar o melhor tratamento, um dermatologista deve ser consultado para determinar a causa da queda de cabelo e determinar qual vitamina, produto ou terapia é melhor para cada condição.
Veja também: O método na EUROPA
Os tratamentos para queda de cabelo, mesmo tópicos, só devem ser usados quando recomendados por um médico, principalmente:
1. Minoxidil
Minoxidil é uma solução de 2% e 5% que ajuda a nutrir e estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação na área e prolongando o crescimento capilar, indicado para o tratamento de andrógenos em adultos Queda de cabelo sexual. Saiba mais sobre o minoxidil.
Como usar: A solução de minoxidil pode ser aplicada no couro cabeludo seco, nas áreas mais vulneráveis do cabelo, com auxílio de massagem, duas vezes ao dia. Geralmente, a quantidade de cada aplicação é de 1 ml, e o curso do tratamento é de cerca de 3 a 6 meses ou conforme orientação médica.
Quem não deve usar: O minoxidil não deve ser usado por pessoas com alergia aos ingredientes da fórmula e por mulheres grávidas e lactantes. As mulheres não devem usar solução de minoxidil a 5%, a menos que recomendado pelo seu médico.
2. Finasterida
1mg de finasterida em comprimido é indicado para o tratamento de homens com alopecia androgenética para promover o crescimento do cabelo e prevenir a queda de cabelo.
Como usar: Conforme indicado pelo seu médico, a dose recomendada é de 1 comprimido de 1 mg por dia durante pelo menos 3 meses.
Quem não deve usar: A finasterida não deve ser usada por mulheres ou crianças, mulheres grávidas ou lactantes que sejam alérgicas aos ingredientes da fórmula.
3. Espironolactona
A espironolactona é um medicamento comumente usado para tratar a pressão alta e distúrbios edematosos, no entanto, devido aos seus efeitos antiandrogênicos, os médicos podem prescrever para tratar a perda de cabelo em mulheres. A espironolactona funciona retardando o processo de queda de cabelo e promovendo o crescimento nas mulheres, e pode ser usada sozinha ou em combinação com minoxidil para promover o crescimento do cabelo.
Como usar:A espironolactona deve ser utilizada com indicações médicas e doses individualizadas para cada indivíduo.
Quem não deve usar: A espironolactona não deve ser usada em pessoas com alergia a ingredientes, insuficiência renal aguda, função renal significativamente diminuída, produção ou excreção insuficiente de urina, doença de Addison ou hipercalemia. Além disso, não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.
4. Alfaestradiol
As soluções de alfa-estradiol, como Avicis ou Alozex, são indicadas para o tratamento da alopecia androgenética em homens e mulheres.
Como usar:O produto deve ser usado uma vez ao dia, preferencialmente à noite, movendo suavemente o aplicador por cerca de 1 minuto para permitir que aproximadamente 3 mL da solução atinjam o couro cabeludo. Em seguida, massageie a área e lave as mãos no final.
Quem não deve usar:Este medicamento não deve ser usado por pessoas com alergia aos ingredientes da fórmula, por mulheres grávidas ou lactantes e por pessoas menores de 18 anos.
Suplementos com vitaminas e minerais
Um médico também pode prescrever alguns suplementos contendo vitaminas e minerais como complemento ao tratamento médico, alguns dos quais são:
1. Imecap hair
Imecap Hair é um suplemento desenvolvido para homens e mulheres que contém selênio, cromo, zinco, vitamina B6 e biotina importantes para fortalecer os fios e prevenir a queda.
Como usar: Com base no conselho médico, a dose recomendada é de 1 cápsula por dia antes das refeições durante pelo menos 3 meses.
Quem não deve usar: Imecap cabelo não deve ser usado por pessoas alérgicas aos ingredientes, crianças menores de 3 anos e mulheres grávidas.
2. Lavitan hair
Lavitan Hair é um suplemento para homens e mulheres que possui propriedades antioxidantes e anti-queda e também ajuda a manter cabelos e unhas saudáveis. É formulado com nutrientes importantes como biotina, piridoxina e zinco.
Como usar: a dose recomendada é de 1 cápsula por dia por, no mínimo 3 meses, conforme orientação médica.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Quem não deve usar: Este suplemento não deve ser usado por pessoas alérgicas a qualquer um dos ingredientes da fórmula, crianças com menos de 3 anos de idade e mulheres grávidas e lactantes, a menos que sejam aconselhadas por um médico.
3. Pantogar
Os ingredientes de Pantogar contêm a proteína queratina e nutrientes como cistina, tiamina e pantotenato de cálcio, que contribuem para o crescimento saudável do cabelo e das unhas. Este suplemento é indicado para queda de cabelo sazonal ou difusa em mulheres.
Como usar:A dose recomendada para adultos é de 1 cápsula 3 vezes ao dia. Para crianças com mais de 12 anos, a dose recomendada é de 1 a 2 cápsulas por dia. A duração do tratamento com Pantogar é de cerca de 3 a 6 meses.
Quem não deve usar:Pessoas com alergia a ingredientes da fórmula, crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou amamentando não devem usar Pantogar sem indicação médica.
4. Ineout
Ineout é um suplemento que contém biotina e zinco para potenciar e estabilizar o crescimento do cabelo, vitamina A, que estimula a renovação celular e síntese de queratina, vitamina E, vitamina que estimula a circulação do couro cabeludo e complexo B, estimula a síntese de queratina, que juntos promovem crescimento do cabelo e inibir a queda de cabelo. Além disso, Ineout contém manganês e vitamina C que promovem a síntese de colágeno.
Como usar: a dose recomendada é de 2 cápsulas por dia, uma ao almoço e outra após o jantar, conforme indicação médica.
Quem não deve usar:O Ineout não deve ser utilizado por pessoas alérgicas aos ingredientes da fórmula e por mulheres grávidas ou a amamentar sem indicação médica.
Consulte um médico antes de tomar qualquer medicação.
Confira: Vale a pena usar acidificante capilar? Veja receitas!