Pular para o conteúdo

Diabéticos podem comer cenoura? Entenda as Consequências do Consumo

A cenoura é uma raiz comestível que pode ser comida crua ou cozida, e é amplamente utilizada em bolos, sopas, sucos e muito mais. Em relação ao índice nutricional, é conhecido por seu alto teor de fibras e betacaroteno.

O betacaroteno é um antioxidante que produz vitamina A, que faz parte de um grupo maior chamado carotenóides. Os carotenoides são pigmentos amarelo-alaranjados encontrados em muitos alimentos.

Benefícios dos carotenoides 

Eles atuam principalmente como antioxidantes responsáveis ​​por proteger a retina do olho. Estudos mostraram que os carotenoides podem proteger contra a retinopatia diabética, uma doença que causa perda de visão e é comum em pessoas com diabetes.

Em 2015, um estudo demonstrou que uma dieta rica em betacaroteno pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Carboidratos saudáveis presentes na cenoura são bons para quem tem diabetes

Pessoas com diabetes precisam manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis, e a quantidade de carboidratos que consomem pode afetar esses níveis. Uma cenoura de tamanho médio contém cerca de 5,84 gramas de carboidratos, o que é considerado uma boa fonte.

Manter níveis estáveis ​​de açúcar no sangue pode reduzir complicações como: acidente vascular cerebral, doença renal, doença cardíaca e perda de visão.

Benefícios da vitamina A da cenoura

Um artigo de 2015 publicado na revista Endocrine, Metabolic & Immune Disorders Drug Targets, abordou os benefícios da vitamina A para pessoas com diabetes tipo 1, incentivando sua ingestão de vitamina A.

De acordo com o artigo, a depleção de vitamina A aumenta as células T no corpo, fazendo com que elas ataquem as células produtoras de insulina. Além disso, as vitaminas ajudam a aumentar a imunidade.

Benefícios das fibras alimentares presentes na cenoura para quem tem diabetes

Comer muita fibra melhora os níveis de açúcar no sangue e ajuda a aumentar a resistência e a sensibilidade à insulina.

Mas o índice Glicêmico da cenoura é bom ou ruim para a saúde? 

A Associação Americana de Diabetes (ADA),  considera a cenoura um alimento de baixo índice glicêmico e recomenda 3 a 5 porções do vegetal por dia.

Portanto, podemos concluir que as cenouras, embora ricas em carboidratos, são benéficas para os diabéticos. E os nutrientes neles ajudam a controlar o açúcar no sangue, aumentar a resistência à insulina e outros benefícios.

veja também: Fortaleça a sua imunidade com Limonada de inhame