Roacutan é um medicamento conhecido por tratar a acne grave. É baseado na isotretinoína, um composto sintético semelhante à vitamina A.
Geralmente, os dermatologistas recomendam Roaccutane para espinhas que não melhoraram após outros tipos de tratamento, e os primeiros resultados podem ser vistos cerca de 8 a 16 semanas após o início do medicamento.
A acne geralmente afeta as pessoas na puberdade, quando os hormônios são abundantes no corpo, mas as espinhas de algumas pessoas são mais do que simples espinhas, que afetam sua autoestima.
Se a acne não for tratada adequadamente, ela deixará cicatrizes permanentes. Em casos muito graves de acne, o médico recomendará roaccutan.
O tratamento com Roacutan
Prevê-se que a isotretinoína, comumente conhecida como Roaccutane, elimine a acne de uma vez por todas no curso de 6 a 8 semanas de tratamento. Este medicamento atua nas glândulas sebáceas reduzindo seu tamanho, diminuindo a secreção de sebo e alterando sua composição, além de prevenir o entupimento da abertura do folículo piloso e reduzir a inflamação.
Desde o início do tratamento com Roaccutane, você pode notar que o problema de acne melhorou, mas também pode acontecer que a doença piore entre a segunda e a sexta semanas. Esta deterioração será revertida à medida que as lesões desaparecem gradualmente.
O tratamento com Roaccutane é muito seguro desde que feito de forma correta e sob a supervisão de um médico especialista no assunto. Os efeitos colaterais que podem surgir e são bem conhecidos e podem ser facilmente controlados dependendo da evolução do tratamento do paciente.
Uma coisa importante a saber é que o tratamento com Roaccutane só pode ser usado por pessoas com acne cística grave e acne conglobata. Pessoas com acne grau I e grau II leve não devem usar Roaccutane porque pode ter efeitos colaterais mais graves.
Efeitos colaterais do uso de Roacutan
Como qualquer medicamento, o roaccutane deve ser usado de forma controlada porque pode ter efeitos colaterais no corpo. O caso mais grave é que Roaccutane pode causar são defeitos fetais, chamados teratogenicidade, portanto, o medicamento não é adequado para mulheres grávidas. Muitos médicos exigem que as pacientes façam um teste de gravidez antes do tratamento para garantir que não prejudique a saúde do feto.
Outros efeitos colaterais conhecidos pelo o uso do Roacutan são:
- Lábios secos podem ocorrer em todos os casos, mas isso não é sério.
- Mucosa oral seca, mucosa nasal e mucosa ocular.
- queda de cabelo, você não precisa se preocupar com alopecia, mas lembre-se de que é normal que o cabelo caia mais do que o normal.
- sangramento nasal (devido a membranas mucosas secas), mas nem sempre é o caso.
- dor nos músculos e articulações;
- dor de cabeça;
- O colesterol e o triglicerídeos aumentam, e seu médico deve lhe dar alguns cuidados para controlar esse aumento.
Para evitar outros efeitos colaterais, é necessário tomar alguns cuidados, como sempre aplicar protetor solar antes de sair de casa, pois sua pele fica mais sensível ao sol.
Uso de hidratantes labiais para reduzir as rachaduras causadas por lábios secos. Antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados não devem ser tomados devido aos possíveis efeitos colaterais das interações medicamentosas.