O sinal distintivo do diabetes é glicemia alta, no entanto, há outros sintomas que podem parecer não relacionados à doença dos quais você deve estar ciente.
O diabetes mellitus é uma doença que atinge em média 9,3% dos adultos entre 20 e 79 anos, ou 463 milhões de pessoas.
Veja também: Vinagre de maçã para perder peso de maneira saudável
Além disso, a Federação Internacional de Diabetes também prevê que, até 2045, os casos na América Latina aumentarão em impressionantes 62%.
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países com mais casos de diabetes, atrás de China, Índia e Estados Unidos.
A maior questão sobre isso é que, em média:
- 7% dos diabéticos sejam dependentes de insulina;
- 41% deles fazem uso de medicamentos;
- 29% cuidam da alimentação;
- 23% não faz nenhum tratamento para a doença;
Aqui estão alguns sinais de diabetes a serem observados e que você talvez não espere.
4 sintomas de diabetes que você não conhecia
- Alergia na pele
Quando os níveis de glicose estão acima dos níveis normais, a pele pode secar, causando irritação que pode se espalhar para os braços, mãos, pernas e até pés.
- Ronco
Ninguém suspeita, mas roncar durante o sono pode ser um sinal de diabetes. O que está acontecendo é que os distúrbios do sono podem ser um gatilho para o diabetes, pois os níveis de açúcar no sangue podem aumentar devido ao problema.
Os roncadores têm a oxigenação prejudicada nos pulmões durante o sono, o que interrompe a cadeia do metabolismo da glicose, além de aumentar os níveis de estresse, o que, por sua vez, eleva os níveis de açúcar no sangue.
- Problemas de visão
É difícil vincular problemas de visão ao diabetes, mas a verdade é que pode ser um sintoma da doença. A retinopatia diabética faz com que os vasos sanguíneos na parte de trás do olho fiquem bloqueados, dificultando a concentração do olho porque os níveis de açúcar no sangue são muito altos.
No entanto, uma vez que a doença é conhecida e os níveis de açúcar no sangue permanecem dentro da faixa normal, a visão tende a se estabilizar.
- Caspa
A maioria de nós nunca pensaria que a caspa poderia ser um sintoma de diabetes. Mas a verdade é que, como o açúcar no sangue está muito alto, o corpo precisa encontrar uma maneira de se livrar do excesso de açúcar no sangue, geralmente através da urina.
No entanto, a eliminação desse fluido pode levar à caspa. Como você pode ver, o diabetes geralmente se manifesta de maneiras menos prováveis, portanto, qualquer recorrência dos sintomas deve ser investigada pelo seu médico.