Aprenda passo a passo como fazer o teste para medir a porosidade dos fios e o melhor tratamento para cada nível!
Quer saber se seu cabelo está saudável? Um teste de cabelo na água pode determinar rapidamente se os fios são muito porosos e qual o melhor tratamento.
Se o cabelo boiar, ficar preso no meio do vidro ou afundar, pode significar que os fios estão com porosidade baixa, média ou alta. Mas o que isso significa?
Nós te explicamos tudo passo a passo! Aprenda a fazer um teste de porosidade em um copo de água e os cuidados necessários em função do nível.
Teste do fio de cabelo na água: como fazer
Quer saber sobre a saúde do seu cabelo? Então vamos ao que interessa: Siga nosso guia passo a passo para saber como realizar um teste de porosidade capilar:
- Lave o cabelo com shampoo e condicionador e enxágue muito bem;
- Não use qualquer tipo de creme de pentear ou leave-in nos fios;
- Deixe o cabelo secar totalmente. De preferência, naturalmente;
- Arranque um fio de cabelo seco e deposite-o num copo transparente cheio de água em temperatura ambiente;
- Aguarde 3 minutos e veja o resultado: o cabelo boia, fica no meio ou afunda?
Interpretando os resultados do teste de porosidade
Agora você tem o resultado: o que isso significa? Aprenda a lê-los, pois os fios podem flutuar, repousar no fundo do recipiente ou repousar no meio do copo. Cada um desses resultados revelou uma fase de porosidade, que você pode ver agora.
OBS: Para um diagnóstico mais completo, procure um cabeleireiro ou profissional de confiança além de encontrar a causa e solução.
Cabelo boia na água
Seu cabelo está flutuando na água? Isso é um sinal de que seus fios estão com pouca porosidade e saudáveis. A explicação dele para não afundar é que a cutícula (por fora) está fechada e não está absorvendo água.
Cabelo fica no meio da água
Quando o fio fica no meio da água, isso indica que o nível de porosidade do fio está normal e dentro da média. Ou seja, a cutícula fica um pouco mais aberta e o tratamento penetra com mais facilidade.
Cabelo afunda na água
Quando os fios de cabelo afundam na água, é um sinal de alerta de que os fios danificados precisam de reconstrução imediata. Perceba se o seu cabelo está ressecado, poroso, opaco e quebradiço. Essas propriedades reforçam a necessidade de repor as proteínas perdidas.
Como tratar?
Agora que você fez seu teste de cabelo e determinou se suas madeixas são de porosidade baixa, média ou alta, anote nossas dicas de tratamento e os produtos que você precisa para cuidar de cada mecha individualmente.
Porosidade baixa
Como a cutícula é extremamente fechada, é mais difícil absorver os nutrientes. Por isso, é necessário repor a água semanalmente para deixar os cabelos com baixa porosidade mais maleáveis, macios e sedosos.
Dica de produto para hidratação dos fios: Você quer um produto como a Máscara de Tratamento Seda Boom Hydrata, que contém mel e aloe vera para hidratar profundamente sem pesar os fios.
Porosidade média
Se você detectar porosidade média em suas madeixas, é recomendável que você coloque nutrientes para repor os estoques lipídicos de suas madeixas.
Dica de produto para nutrir os cabelos: A Máscara de Tratamento Seda Boom Nutre, com abacate e manteiga de karité, nutre os cabelos de dentro para fora, deixando-os macios e sedosos.
Porosidade alta
Para fios com alta porosidade, você pode optar por tratamentos reconstrutores que ajudam a repor as proteínas perdidas. Os mais indicados são à base de queratina, creatina, colágeno, aminoácidos ou proteínas hidrolisadas.
Dica de produto para reconstrução dos fios: Máscara de Tratamento Seda Boom Restaura, com arginina e queratina, atua reparando danos, fortalecendo e devolvendo a elasticidade dos fios.
Dica bônus: Para estar sempre em dia com uma rotina que hidrata, nutre e reconstrói os fios, nada melhor do que investir em um cronograma capilar personalizado. Fica a dica!
O teste do copo funciona mesmo para saber se o cabelo está saudável?
Sim, o teste de porosidade de água de vidro é eficaz para medir a porosidade do cabelo e auxiliar no diagnóstico de cabelos potencialmente danificados. De qualquer forma, para aprofundar o seu caso e buscar uma solução personalizada, o ideal é sempre procurar um especialista.
Existem outros testes de porosidade?
Sim, existe outra forma de diagnosticar a porosidade do cabelo além do teste do cabelo na água. Pegue uma mecha de cabelo, enrole no dedo e puxe. Se foi esticado e não volta ao tamanho normal, está danificado e precisa ser reconstruído com proteína.
Se não houver elasticidade, resistência à quebra e endurecimento, tente fazer o máximo de hidratação e nutrição possível. Você puxou e voltou ao normal? excelente! Mostra que seu cabelo está saudável. Quer saber mais?
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Confira: Como lidar com a queda de cabelo durante a amamentação