Pular para o conteúdo

Tome cuidado! Veja o que a falta de carboidratos pode fazer com você

Os carboidratos são frequentemente retratados como um nutriente a ser combatido, embora essa premissa seja falsa. A falta de carboidratos no corpo deve ser uma causa de alerta e ainda levar a uma série de sintomas desagradáveis.

Confira o que a falta de carboidrato pode gerar:

1 – Você está com mau hálito?

Sempre que o corpo começa a queimar mais gordura do que carboidratos, ele libera corpos cetônicos. Geralmente são eliminados pela respiração, e o odor costuma ser desagradável. Dessa forma, mesmo que você escove os dentes corretamente, o mau hálito acabará por persistir nessas condições.

Tenha cuidado se você decidir parar de comer carboidratos sem apoio de orientação profissional.

2 – Sinal de falta de carboidrato: baixa concentração

Uma característica da falta de carboidratos no corpo é uma pequena capacidade de manter concentrações ativas por longos períodos de tempo. O cérebro também precisa de carboidratos para funcionar corretamente.

Portanto, a falta desse nutriente pode prejudicar a capacidade cognitiva de se concentrar e aprender.

3 – Mau humor constante

Claro, os doces podem realmente tornar as pessoas mais felizes se consumidos com moderação. Da mesma forma, a falta de carboidratos no corpo pode produzir alguns maus humores agudos.

Este nutriente é usado para permitir que o corpo produza suas próprias reservas de serotonina, uma substância que produz sensações de bem-estar.

4 – Atividades esportivas ficam mais cansativas

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia, principalmente para quem pratica esportes. A falta dele pode levar a um maior cansaço e falta de personalidade. Em outras palavras, aqueles que se exercitam experimentam um declínio em seu desempenho devido à falta de carboidratos.

5 – Intestino preso

Muitas vezes, as pessoas que são deficientes em carboidratos em suas dietas também acabam comendo menos fibras alimentares. Isso pode levar a digestão prejudicada e atividade intestinal. Problemas como prisão de ventre podem aparecer e tornar-se frequentes.

Confira: Alimentos com carboidratos que ajudam na perda de peso