A ultrassonografia transvaginal é um exame importante para diagnosticar doenças e obter informações sobre a saúde ginecológica da mulher. Aprenda sobre as informações básicas sobre o exame, métodos de exame e instruções.
Para que serve o exame transvaginal?
A ultrassonografia transvaginal é um teste diagnóstico desenvolvido para diagnosticar uma série de problemas na região pélvica da mulher, como infecções, cistos, gravidez ectópica e até câncer.
Este teste fornece imagens detalhadas do sistema reprodutor feminino, portanto, quando for necessário determinar quaisquer alterações em órgãos internos (como vagina, útero, colo do útero e ovários), o ginecologista recomendará este teste.
Em geral, um exame de ultrassom transvaginal é necessário para confirmar a causa dos seguintes sintomas:
- Sangramento anormal
- Dor pélvica
- Endometriose
- Problemas menstruais
O teste também é usado para ajudar a monitorar os tratamentos de infertilidade e ajudar a controlar o crescimento dos folículos usando drogas para estimular a ovulação.
Como é feito
Durante o exame, a mulher deve deitar-se na cadeira ginecológica com as pernas afastadas e os joelhos dobrados. Em seguida, o dispositivo de ultrassom é introduzido no canal vaginal e um preservativo é usado para proteger o canal vaginal para evitar infecção e contaminação.
Como o aparelho de ultrassom é coberto com um preservativo, se o paciente for alérgico ao látex, avise o médico com antecedência. Para facilitar a introdução do dispositivo, também é utilizado um gel lubrificante.
Duração
A inspeção dura em média de 10 a 15 minutos, e você pode usar o aparelho para fazer alguns movimentos para obter uma imagem mais nítida. Este ultrassom não deve ser realizado por mulher virgem, neste caso o médico solicitará outros exames.
Em alguns casos, o médico pode escolher um método chamado infusão de solução salina por ultrassom (histerografia) para avaliar melhor a cavidade endometrial. Esse método é realizado com a introdução de um pequeno cateter na cavidade uterina e injeção de solução salina para facilitar a visualização.
O ultrassom transvaginal provoca dor?
O ultrassom é um teste indolor, mas as mulheres podem sentir um pouco de pressão na vagina ou no abdômen. Se sentir dor, é necessário avisar o ginecologista para reajustar ou interromper o ultrassom.
Preço médio do exame
O preço da ultrassonografia transvaginal está entre R $ 100,00 e R $ 300,00. O valor do ultrassom depende da clínica e do país onde o exame é realizado.
Em alguns casos específicos, o SUS realizará o exame de ultrassonografia transvaginal gratuitamente.
Preparo
De modo geral, as mulheres não precisam fazer nenhum preparo para a ultrassonografia transvaginal. Como o exame de ultrassom requer bata hospitalar, recomenda-se usar roupas fáceis de tirar.
Em determinadas circunstâncias, o médico pode solicitar ao paciente que faça o exame com a bexiga cheia, pois o trato intestinal fica mais afastado e podem ser obtidas imagens mais precisas. Por isso, significa apenas que a mulher não irá ao banheiro antes do exame.
Pode fazer transvaginal menstruada?
Mesmo se a paciente estiver menstruada, a ultrassonografia pode ser realizada. Se uma mulher estiver usando um tampão, ele deve ser removido antes do exame. Neste caso, lembre-se de trazer um tampão ou tampão para ser usado após a inspeção.
Para evitar que as mulheres sintam desconforto devido ao sangramento durante o exame de ultrassom transvaginal, é recomendado que o exame seja realizado fora do período menstrual.
De um modo geral, é melhor aguardar o final da menstruação e verificar entre o 5º e o 12º dia do ciclo menstrual.Neste momento, o endométrio está muito fino e a imagem uterina pode ser visualizada de forma mais clara. No entanto, o teste pode ser realizado imediatamente após o término do período menstrual.
Grávida pode fazer transvaginal?
A ultrassonografia transvaginal pode ser realizada por mulheres grávidas porque não é uma técnica invasiva e não causará nenhum dano ao feto. Como o bebê está protegido no útero, a sonda não chega à cavidade uterina.
Além disso, esse tipo de ultrassom não utiliza radiação, mas utiliza ondas sonoras de alta frequência, que não farão mal ao bebê. Nem as mulheres nem os bebês podem ouvir essas ondas sonoras, portanto, uma inspeção silenciosa e segura pode ser realizada em ambos os lados.
Além de ajudar a avaliar quantas semanas uma mulher está grávida e sua data prevista, o teste também pode determinar se o embrião se implantou na posição correta.
Transvaginal detecta gravidez?
Este teste pode ser usado para confirmar se certas mulheres estão grávidas, mas o saco gestacional só pode ser reconhecido após 5 semanas de gravidez.
Além disso, durante a gravidez, este ultrassom pode ser usado em possíveis situações:
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
- Examinar a placenta
- Monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê
- Detectar uma gravidez ectópica
- Identificação de um possível aborto
- Auxiliar no tratamento de fertilização assistida
Posso ter relação antes de fazer ultrassom?
As mulheres podem ter relações sexuais na véspera ou no dia do exame de ultrassom transvaginal, pois isso não afetará os resultados. Após o exame, é importante prestar atenção à higiene local, pois algum gel pode permanecer na vagina.
Precisa se depilar para fazer o ultrassom?
Não há necessidade de se depilar antes de fazer a ultrassom. No entanto, a paciente pode raspar o excesso se quiser se sentir mais confortável. É recomendável tomar banho e fazer higiene pessoal antes de ir para o exame.
Existe um melhor dia para fazer o exame?
Se o teste for de rotina ou para descobrir a causa de sua dor, pode ser feito todos os dias. Porém, se a ultrassonografia transvaginal é para monitorar a ovulação, ela deve ser feita na primeira fase do ciclo menstrual, que vai do primeiro dia da menstruação até o 14º dia.