Pular para o conteúdo

Veja 5 remédios caseiros para aliviar os sintomas da menopausa

A menopausa é a fase da vida de uma mulher em que os níveis de hormônios sexuais, especialmente o estrogênio, diminuem e os períodos menstruais param completamente. A menopausa ocorre em torno dos 50 anos de idade, em média, mas pode ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Os sintomas da menopausa podem incluir:

  1. Mudanças no padrão menstrual: Os períodos podem ficar mais irregulares, mais curtos ou mais longos, ou podem parar completamente.
  2. Fogachos: Esses são súbitos aumentos de temperatura corporal, geralmente acompanhados de sudorese. Os fogachos são um dos sintomas mais comuns da menopausa.
  3. Irritabilidade, ansiedade ou depressão: As alterações hormonais da menopausa podem afetar o humor.
  4. Fadiga: As mulheres na menopausa podem sentir-se cansadas ou exaustas com mais facilidade do que antes.
  5. Alterações de pele e cabelo: A menopausa pode afetar a saúde da pele e do cabelo, deixando-os mais secos e menos elásticos.
  6. Mudanças no apetite sexual: A menopausa pode afetar a libido e a resposta sexual.
  7. Mudanças na densidade óssea: A menopausa aumenta o risco de osteoporose, uma doença que leva a um aumento da fragilidade óssea.

Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher e podem ser leves ou severos. Algumas mulheres podem não ter sintomas ou ter sintomas muito leves, enquanto outras podem ter sintomas mais severos. Se os sintomas da menopausa estiverem afetando significativamente a qualidade de vida, é importante falar com um médico para obter ajuda. O médico poderá recomendar tratamentos, como terapia hormonal, para aliviar os sintomas.

Remédios caseiros para aliviar os sintomas da menopausa

Sucos Naturais

Juntamente com alguns suplementos muito benéficos para uma menopausa saudável e feliz, uma dieta equilibrada é sempre a chave para se manter saudável. Por isso, os sucos naturais feitos em casa a partir de frutas e vegetais são essenciais para uma alimentação completa e natural.

Eles nos fornecem uma boa quantidade de vitaminas e minerais, além de fibras, que são ótimas para melhorar o trânsito intestinal e, assim, purificar o corpo. Desta forma, evitamos o acúmulo de toxinas que pioram os sintomas da menopausa.

Sementes de Chia

Se deixarmos as sementes de chia de molho durante a noite, observamos como a água fica gelatinosa. Isso acontece devido ao seu conteúdo de muco, que nos ajuda a limpar profundamente nossos intestinos.

Se tomarmos este medicamento todos os dias, nossa barriga ficará menor, especialmente se tivermos gases ou constipação.

Também podemos adicionar sementes de chia a smoothies, sucos, biscoitos ou bolachas. Desta forma, iremos consumi-lo inconscientemente, e gradualmente conseguiremos o efeito de diminuir a cintura.

Alho

Para melhorar a saúde geral e prevenir os sintomas da menopausa, podemos aproveitar todas as propriedades do alho, um alimento medicinal que limpa o corpo e melhora a circulação sanguínea.

Podemos comer alho cru espalhando-o em torradas ou adicionando-o a sucos vegetais caseiros. Pessoas que não suportam o cheiro também podem usar cápsulas de óleo de alho.

Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento bem conhecido para problemas de pele, cabelo e unhas. Além disso, devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, é recomendado para melhorar os sintomas da menopausa, fornecer energia e regular o sistema nervoso.

Ginseng

O ginseng é uma planta medicinal ótima para tratar os estados habituais de depressão e tristeza nesta fase de mudança. No entanto, não é recomendado em casos de nervosismo ou pressão alta, pois é um medicamento que ativa o organismo.

Podemos fazer 10 dias de tratamento e depois tirar um mês de folga. Notaremos uma melhora dramática no humor.

Importante – aviso a sua saude

Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer composto ou medicamento para os sintomas da menopausa, ok? As informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não assumimos qualquer responsabilidade pelo seu uso indevido. Somente seu médico, por meio de seu exame, pode dizer o que você precisa.

Veja também: Menopausa precoce: quando ela ocorre antes dos 40 anos