Para eliminar a gordura do fígado e melhorar sua saúde, você aprenderá mais sobre 5 alimentos que melhoram a função hepática e 5 alimentos que engordam o fígado e levam à doença hepática gordurosa. Ou seja, inúmeras pessoas hoje sofrem de fígado gordo.
Então fizemos uma lista dos melhores alimentos para pessoas que têm fígado gorduroso e precisam eliminá-lo da dieta. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano, depois da pele. Desempenha muitas funções no corpo, sendo a secreção da bílis uma das mais importantes.
Ou seja, em poucas palavras, converte produtos tóxicos, elimina gorduras e microorganismos, neutraliza o ácido estomacal e elimina toxinas. No entanto, alguns hábitos de vida pouco saudáveis podem prejudicar a saúde desse órgão, levando ao chamado fígado gorduroso ou doença hepática gordurosa.
Por exemplo, podemos citar a inatividade física, má alimentação, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Além disso, algumas doenças crônicas como colesterol alto, diabetes e pressão alta também são fatores de risco.
Clinicamente conhecida como esteatose hepática, a doença é caracterizada pelo fígado tornando-se depósitos de gordura. Como resultado, a função do órgão fica comprometida e podem ocorrer complicações graves.
Gordura no fígado ou doença do fígado gordo
Em relação aos sintomas, as pessoas com fígado gorduroso apresentam muitos sintomas, como dor abdominal, inchaço abdominal, fígado aumentado e perda de apetite. Além de fadiga excessiva, perda de peso sem motivo aparente e coceira na pele.
Além disso, amarelamento da pele e dos olhos, fezes brancas e dores de cabeça frequentes. Segundo o Dr. Márcio Dias de Almeida, do Hospital Novo Julho, a presença de gordura no fígado é normal até chegar a 5%.
Uma vez ultrapassada essa porcentagem, ela é considerada acima do esperado e requer tratamento o mais rápido possível. Mas qual é o tratamento para fígado gordo? Atualmente, não existem medicamentos específicos que possam eliminar a gordura do fígado por conta própria.
No entanto, algumas mudanças no estilo de vida são combinadas com tratamento para prevenir a doença hepática gordurosa. Isso pode começar com alimentos que você pode inserir para ajudar e evitar mais danos aos seus órgãos.
A seguir, listamos os cinco melhores alimentos para pessoas com doença hepática gordurosa e os cinco piores alimentos para eliminar de sua dieta.
5 melhores alimentos para gordura no fígado
Pessoas com fígado gorduroso devem priorizar certos alimentos. Isso é para melhorar a nutrição e reduzir os níveis de gordura nos órgãos. Portanto, consuma mais:
Cúrcuma (cúrcuma): A cúrcuma contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, ajuda a reduzir o número de moléculas que causam danos ao fígado. Além disso, previne níveis elevados de colesterol no sangue e reduz o risco de fígado gordo. Além disso, a cúrcuma promove a desintoxicação do fígado, melhora sua capacidade enzimática e previne problemas hepáticos.
Azeite de oliva: O azeite é rico em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e protetoras. Portanto, tem um bom efeito de limpeza no fígado e evita o acúmulo de gordura nos órgãos. Recomenda-se comer quatro colheres de sopa de azeite por dia – duas no almoço e duas no jantar. No entanto, você dificilmente pode comê-lo puro, então use-o como molho de salada.
Frutas variadas: Incluir frutas em sua dieta é essencial, e algumas delas ajudam a tratar a gordura no fígado. Como abacate, açaí, limão, toranja, uvas. Por exemplo, as uvas têm um efeito purificador no corpo ao nível do fígado.
Alimentos ricos em fibras, Eles também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a absorção de gordura. Por causa disso, eles ajudam a desintoxicar o fígado, melhorar a saúde dos órgãos e prevenir o acúmulo de gordura.
Entre os alimentos ricos em fibras, priorize grãos integrais; alimentos ricos em aveia, sementes de linhaça, sementes de chia, nozes, castanhas, granola e folhas verdes como alface e espinafre. Para completar este conjunto, não podemos esquecer do café, que é rico em antioxidantes que ajudam a limpar o fígado.
5 alimentos proibidos para quem sofre de gordura no fígado
- Açúcar: evite ou reduza o consumo;
- Xarope de milho e frutose: presente em alimentos industrializados, ketchup, mostarda, suco de caixinha, refrigerante, etc;
- Farinha de trigo refinada: pães, bolachas, macarrão e massas em geral;
- Alimentos ricos em sódio: está presente em molho de tomate, macarrão instantâneo, embutidos, bacon, calabresa, salsicha, salame, linguiça;
- Gordura saturada: manteiga, nata, creme de leite, pele de frango, carne de porco, sorvete e pizza.
Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.