O fígado é o maior órgão do nosso corpo, a sua função é vital para a nossa saúde, graças a ele podemos desintoxicar tudo o que comemos, respiramos e absorvemos através da pele.
De acordo com a FIH (International Hepatitis Foundation), este órgão é um órgão que converte os nutrientes que consumimos em energia e músculos, armazena vitaminas e regula a deposição de gordura. Portanto, a saúde das pessoas e de outras partes do corpo depende em grande parte do seu funcionamento normal.
Veja também: Cisto No Ovário: Principais Sintomas e Tratamentos
Existem muitos fatores que colocam em risco a saúde do fígado, incluindo consumo excessivo de álcool, poluentes ambientais, alimentos ou medicamentos não saudáveis, etc.
Se concorda com algum deles e quer limpar o seu fígado de forma natural, hoje vamos apresentar-lhe 8 alimentos especiais. Se quer melhorar a saúde do fígado e prevenir doenças relacionadas com o fígado, pode considerar estes alimentos.
Alho
O alho é um alimento rico em alicina e selênio, muito indicados para limpar o fígado e manter a saúde. Além disso, o alho ativa enzimas que eliminam toxinas, o que ajuda a prevenir doenças enquanto limpa os órgãos que podem afetá-lo.
É um dos alimentos mais recomendados para o fígado e, além disso, seu consumo também pode ajudar a controlar o colesterol, melhorar a circulação sanguínea e aumentar as capacidades de defesa.
O ideal é comê-lo cru, pois perde 90% da eficácia na hora do cozimento, podendo ser consumido sozinho ou adicionado à dieta alimentar.
Açafrão-da-terra ou cúrcuma
A cúrcuma tem uma variedade de propriedades que são muito benéficas para o fígado. Segundo pesquisas especiais, essa planta contém borneol, pinrenona, eugenol e ácido caféico, importantes protetores desse órgão, pois limpam e desintoxicam, mantendo assim a boa saúde do fígado.
Seus ingredientes ajudam a digerir as gorduras e são um bom remédio para a digestão pesada causada por uma nutrição deficiente. A cúrcuma é recomendada para icterícia, cirrose e doença hepática.
Azeite de oliva
Estudos demonstraram que o azeite de oliva pode prevenir o dano oxidativo ao tecido hepático. Este óleo, assim como as sementes de linhaça e cânhamo, fornecem uma base lipídica para a absorção de toxinas, permitindo que os órgãos funcionem melhor; ajuda na limpeza natural e na prevenção de doenças.
Seu consumo também reduz o risco de doença arterial coronariana. Recomenda-se adicioná-lo às refeições e usá-lo como substituto de vários óleos comumente usados na culinária.
Cítricos
Eles são ricos em vitamina C, que pode ser usada como antioxidante natural, e o consumo moderado pode limpar o fígado e ajudar a prevenir muitas doenças. As frutas cítricas mais recomendadas para o fígado são limões, limas e laranjas.
Amêndoas
As amêndoas são ricas em arginina, um aminoácido que ajuda a desintoxicar, por isso é um alimento altamente recomendado para a limpeza do fígado.
Seus ingredientes são ricos em ácidos graxos ômega-3 e glutationa, que ajudam a promover a purificação natural das diferentes funções do fígado.
Cereais
O arroz integral e outros grãos contêm muita vitamina B, que é muito benéfica para o fígado. Portanto, o fígado pode melhorar o metabolismo da gordura, reduzir a congestão e as funções gerais. Recomenda-se usar trigo integral em vez de farinha branca refinada.
Vegetais de folhas verdes
Vegetais como alface, repolho, espinafre ou repolho ajudam a neutralizar metais pesados, pesticidas e outros produtos químicos que afetam o corpo. Eles são um bom limpador para o fígado porque ajudam a eliminar toxinas e regular as gorduras saturadas que podem alterar sua função normal.
Chá verde
O chá verde e seus ingredientes podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado. Ele contém catequinas e antioxidantes, que podem prevenir doenças do fígado e fornecer proteção.
Estudos demonstraram que o chá verde ajuda a proteger o fígado dos efeitos negativos do álcool e de outras substâncias tóxicas. Também evita a inflamação do fígado.