A antibióticos naturais estão presentes na natureza, de fácil uso e com maior fator de segurança. No entanto, lembre-se de que se a situação for grave, você deve consultar um médico, porque os remédios naturais não são mágicos e nunca fornecerão soluções mágicas para curar a doença.
Os melhores antibióticos naturais
1. Óleo essencial de orégano
O óleo essencial de orégano é um dos principais antibióticos naturais. Ele contém propriedades antimicrobianas que ajudam a combater resfriados e tosses, melhorar problemas digestivos e apoiar os sistemas imunológico e respiratório.
O óleo essencial de orégano e outros óleos essenciais, como tomilho, hortelã-pimenta, canela, sálvia e cravo, têm fortes propriedades antibacterianas.
Quando usado de forma aromática, o óleo essencial de orégano pode ajudar a reduzir os patógenos transportados pelo ar, melhorar a imunidade e proporcionar uma sensação de segurança. Orégano combina perfeitamente com óleos essenciais como manjericão, erva-doce, capim-limão, alecrim e tomilho.
Tenha cuidado ao usar óleo essencial de orégano topicamente. O orégano é muito corrosivo e pode causar irritação na pele se não for diluído. Para evitar irritação da pele durante o uso tópico, dilua uma gota de óleo essencial em 3 gotas de óleo veicular.
2. Prata coloidal
A história do uso de prata coloidal para combater bactérias patogênicas pode ser rastreada desde os tempos antigos. Em 400 aC, Hipócrates foi um dos primeiros a descrever suas propriedades antibacterianas.
Nos últimos anos, muitos estudos mostraram que a prata coloidal é na verdade um dos agentes mais eficazes contra patógenos resistentes a antibióticos. No entanto, a medicina tradicional rejeitou amplamente esses tipos de alegações e transferiu a prata coloidal para a mitologia médica.
De acordo com a última pesquisa do Instituto Wyss de Engenharia Inspirada na Biologia da Universidade de Harvard, a prata coloidal em baixas doses pode aumentar a eficácia dos antibióticos em mil vezes. Eles também podem permitir que os antibióticos combatam com sucesso as bactérias resistentes aos antibióticos.
3. Hidraste
O hidraste é uma planta medicinal, também conhecida como raiz amarela, que possui propriedades antiinflamatórias e antibacterianas e pode ajudar com eficácia no tratamento de conjuntivites e infecções fúngicas, por exemplo, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger as pessoas de doenças microbianas.
A berberina também pode ativar os glóbulos brancos, tornando o hidraste um dos melhores antibióticos naturais para combater infecções e fortalecer o sistema imunológico.
O hidraste ajuda a digestão, alivia a dor de estômago e mata as bactérias. Geralmente é combinado com equinácea para estimular o sistema imunológico.
Outros antibióticos naturais
Verbasco
Verbasco é uma das melhores ervas para crianças. Essencialmente, ajuda a matar bactérias e curar doenças que afetam o trato respiratório superior. Também atua nos seios paranasais.
Vários estudos mostram sua capacidade de reduzir os sintomas de infecções do trato respiratório superior, como fadiga, dor de garganta, tosse e dor de cabeça.
Mirra
A mirra é valorizada por suas propriedades antissépticas, antibióticas e antivirais.
Pode ser tomado internamente e usado externamente para gargarejar ou lavar feridas. É mais frequentemente recomendado para infecções bacterianas da boca, incluindo úlceras bucais, bem como bronquite e dor de garganta.
Sálvia
Tem efeito digestivo. Antibiótico natural. Usado externamente como agente adstringente, cicatrizante e desintoxicante. Para problemas de boca, faringite, amigdalite, gengivite, periodontite, halitose oral, aftose.
Tomilho
O tomilho é valorizado por suas propriedades antibacterianas. É freqüentemente usado em preparações que protegem o sistema respiratório.
Este óleo essencial é um desinfetante e conservante natural eficaz, utilizado em muitas preparações para a pele, não só por seus efeitos terapêuticos, mas também para proteger o próprio produto da contaminação e deterioração microbiana. O tomilho também é muito adequado para o tratamento da acne.