O azeite de abacate é rico em nutrientes e tem se mostrado um verdadeiro aliado para quem busca uma alimentação mais saudável.
Neste artigo, discutiremos suas principais vantagens e como ele difere do azeite popular!
Veja também: Como tratar um familiar ou amigo que mente?
Recentemente, seu famoso guacamole feito com suco de limão também conquistou grande público. Mas a versatilidade da fruta não para por aí.
Você sabia que também é usado na extração de azeite, rico em proteínas, vitaminas e minerais?
E é precisamente por causa de suas propriedades nutricionais que muitas pessoas duvidam se o óleo de abacate deve ser usado em vez do azeite tradicional.
Conheça alguns benefícios do azeite de abacate
Boa absorção de nutrientes
Quando usado na dieta, o azeite de abacate pode aumentar a absorção de antioxidantes, como os carotenóides, que desempenham um papel importante na prevenção do câncer, proteção da visão e combate a doenças cardíacas.
Fortalece o sistema imunológico
O azeite de abacate contém muitas vitaminas C, D, E, B2 e manganês, que ajudam a fortalecer a resistência do sistema imunológico e a prevenir doenças que às vezes aparecem quando o sistema imunológico está fraco.
Isso ocorre porque as vitaminas mantêm a atividade cardíaca e o equilíbrio geral do corpo, regulando enzimas e hormônios.
Ajuda a reduzir processos inflamatórios
A gordura do óleo de abacate é uma gordura monoinsaturada (gordura boa), além de outras funções boas, também tem efeito antiinflamatório.
Eles ajudam a reduzir a inflamação que pode ocorrer nas articulações, músculos, artérias e outras partes do corpo.
Ajuda na perda de peso
Além de reduzir a inflamação celular e a carga de açúcar no sangue, as gorduras monoinsaturadas também ajudam a aumentar a saciedade, o que ajuda a reduzir a presença de menas gordura no corpo.
Portanto, consumir azeite de abacate – em quantidades moderadas – e associado principalmente a exercícios e uma alimentação balanceada, auxilia na redução de peso.
Ajuda no controle do colesterol
O ácido oleico do óleo de abacate ajuda a aumentar a lipoproteína de alta densidade (HDL) – um tipo de colesterol bom para o corpo – e assim ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos.
Além disso, este óleo também ajuda na redução da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL) – uma espécie de colesterol ruim – graças à presença do beta-sitosterol, que é uma molécula muito semelhante ao colesterol e, portanto, impede a absorção do colesterol ruim.
Auxilia no controle da diabetes
Por ser muito benéfico para o controle do colesterol e pela presença do β-sitosterol, o óleo de abacate também ajuda no controle do diabetes, pois essa molécula também atua regulando o índice glicêmico e a quantidade de insulina. Portanto, o uso de azeite de abacate acaba ajudando a prevenir a obesidade.
Comparando Azeite de abacate x azeite de oliva
O azeite de oliva e de abacate são igualmente saudáveis, mas isso não significa que devam ser consumidos sem a devida moderação. Mesmo que seja bom, é preciso lembrar que o azeite é uma caloria natural.
Mas você pode estar se perguntando: se o azeite de oliva também é saudável, qual é a diferença com o óleo de abacate?
A verdade é que ambos são fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes e têm benefícios muito semelhantes.
Mas existe uma ligeira diferença entre os dois: a azeitona tem uma resistência ao calor inferior e os abacates têm uma resistência maior.
Essa diferença mostra que o uso dos dois tem potenciais diferentes dependendo do trabalho a ser feito. Entenda o uso ideal de cada óleo abaixo.
O azeite de abacate deve ser usado:
Para cozinhar alimentos em altas temperaturas (acima de 180 ° graus), como grelhar, grelhar ou assar, o óleo de abacate é ideal. Por ser mais resistente ao calor, mantém suas propriedades nutricionais e benéficas.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
O azeite de oliva deve ser usado:
Ao contrário do óleo de abacate, o azeite de oliva em alta temperatura, por ser menos resistente ao calor, facilmente se transforma em gordura saturada, o que é prejudicial ao organismo.
No entanto, o azeite é ideal para cozinhar a frio ou a baixa temperatura, pois apresenta uma elevada concentração de nutrientes e uma excelente textura e sabor.
Como fazer azeite de abacate caseiro?
Agora que você conhece os benefícios do óleo de abacate e sua forma ideal de uso, que tal fazer seu próprio óleo de abacate caseiro? Veja a receita!
Ingredientes:
- Dois abacates médios bem maduros. (Em média, essa quantidade pode produzir até 25ml de óleo).
Modo de preparo:
- Corte os abacates ao meio, amasse toda a fruta e espalhe em um recipiente – de preferência, em uma assadeira – deixando uma camada bem fina de abacate amassado;
- Asse a uma temperatura máxima de 50 ° C durante 5 horas (se achar que o seu forno é muito potente, baixe a temperatura). Lembre-se de sempre verificar se o abacate atingiu o marrom escuro para evitar queimar;
- No final do processo, o abacate deve estar de cor escura (tom marrom) – retire-o do forno e raspe todo o abacate;
- Coloque todo o abacate raspado em um pano de algodão e torça o pano em cima de um recipiente.