De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, consumir pelo menos três xícaras de chá verde ou chá preto por dia pode reduzir significativamente o risco de derrame.
Embora não esteja claro quais compostos são responsáveis por esse efeito, os pesquisadores acreditam que o antioxidante galato de epigalocatequina ou o aminoácido teanina podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardíacas coronárias.
O consumo de chá verde e de chá preto reduz o risco de derrame em 20%
Outro estudo conduzido no National Brain and Cardiovascular Center no Japão envolveu 83.269 pessoas e os resultados foram encorajadores. Às vezes, fazer pequenas mudanças em nosso estilo de vida, como adicionar uma xícara de chá verde e chá preto à nossa dieta, pode nos ajudar a evitar alguns problemas de saúde.
Vejamos os resultados deste interessante trabalho:
- Os participantes do estudo tinham entre 45 e 74 anos.
- Eles são divididos em dois grupos. Por um lado, aqueles que bebem regularmente chá verde e chá preto, por outro lado, aqueles que não o são.
- O estudo descobriu que as pessoas que bebiam de duas a quatro xícaras de chá verde e chá preto tinham 20% menos probabilidade de ter um derrame do que as pessoas que não bebiam chá verde ou preto.
- Curiosamente, pessoas que beberam pelo menos uma xícara de café ou duas xícaras de chá verde ou preto por dia tiveram um risco 32% menor de derrame.
- O estudo também descobriu que, em média, as pessoas que bebem chá verde e chá preto tendem a ter um estilo de vida mais saudável, o que também explica o menor risco de desenvolver doenças cerebrovasculares.
O que explica essa relação?
O médico explicou que o mais interessante desse trabalho é observar a saúde cardiovascular geral de quem toma uma xícara de café no café da manhã e o chá verde ou preto à tarde.
- Isso pode ser explicado pelos benefícios dessas bebidas naturais na prevenção da formação de coágulos. Tanto o chá verde quanto o chá preto são ricos em catequinas, que têm poderosos efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.
- O chá verde e o chá preto aumentam o efeito antitrombótico endógeno.
- Os especialistas recomendam beber café ou chá preto pela manhã e chá verde à tarde. Desta forma, graças ao ácido clorogênico do café, reduziremos o risco de derrame e a possibilidade de diabetes tipo 2.
Outros grandes benefícios do consumo de chá verde e de chá preto
O chá preto é utilizado como medicamento para melhorar a memória devido ao seu poder estimulante e vigoroso. Vamos aprender mais sobre os benefícios dessa bebida de camélia.
- Dados científicos mostram que o chá preto é cheio de vitalidade e estímulo. É rico em cafeína e um estimulante chamado teofilina.
- O chá preto também é rico em polifenóis, que são antioxidantes que protegem as células dos danos dos radicais livres.
- Tem um sabor ácido, o que lhe confere um sabor amargo, e a capacidade de melhorar a digestão e curar gastrite.
- É um diurético ideal para combater a retenção de líquidos no corpo.
- Ajuda você a perder peso enquanto se sente cheio e com poucas calorias, conforme mostrado neste artigo. O chá preto é perfeito para o café da manhã ou após as refeições.
O chá verde, um presente da natureza
O chá verde é a bebida mais rica em antioxidantes,depois do chá branco. É rico em vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina.
- Tem a capacidade de ativar o nosso metabolismo, o que ajuda na perda de peso, mas se mantivermos uma alimentação saudável e equilibrada.
- Outro fato interessante é que o chá verde pode promover a saúde das principais artérias do corpo. Previne o endurecimento e estimula a circulação sanguínea correta, controlando os níveis de colesterol. Portanto, é uma bebida muito adequada para promover nossa saúde geral.
Portanto, não hesite. Você pode começar sua manhã com uma xícara de café ou chá preto. À tarde ou após o jantar, você pode beber uma xícara de chá verde. Se você ainda mantém uma vida ativa, você evitará a ocorrência de doenças cerebrovasculares.