O chá de cavalinha é um poderoso adstringente que tem sido usado beneficamente por pacientes com osteoporose. Cavalinha ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo, pois aumenta a produção de urina.
Um estudo analisou o uso de cavalinha em pessoas com histórico de cálculos renais de ácido úrico. A diurese (produção de urina) aumentou em pessoas que tomaram cavalinha.
Veja também: Cuidados com a saúde do coração | Bemaisaúde
Outras pesquisas sugerem que o marmelo tem propriedades antioxidantes que podem inibir o crescimento de células cancerígenas.
Osteoporose
Por conter silício, um mineral necessário para a saúde dos ossos, a cavalinha é ótima para tratar a osteoporose (osteoporose).
Em um estudo, 122 mulheres italianas receberam extrato seco de cavalinha ou Osteosil cálcio 270 mg (uma combinação de rabo de cavalo/cálcio usada na Itália para o tratamento de osteoporose e fraturas ósseas) duas vezes ao dia.
Ambos os grupos que tomaram cavalinha experimentaram melhorias na densidade óssea, no entanto, o estudo foi mal desenhado.
No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se os espinhos afetam a densidade óssea.
Em um estudo, 122 mulheres italianas tomaram extrato seco de cavalinha ou Osteosil cálcio 270 mg (uma combinação de rabo de cavalo/cálcio usada na Itália para o tratamento de osteoporose e fraturas ósseas) duas vezes ao dia.
Ambos os grupos que tomaram cavalinha experimentaram melhorias na densidade óssea, no entanto, o estudo foi mal desenhado.
No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se a coluna afeta a densidade óssea.
Chá de cavalinha para Edema
Durante o período pós-operatório, o corpo tem tempo para se ajustar ao anestésico, então as pessoas geralmente desenvolvem acúmulo de líquido e ficam muito inchadas.
Quando você tem algum tipo de edema (inchaço), significa que há um inchaço entre as células do intestino. E as células intestinais, quando incham, também têm o efeito de reduzir a motilidade, então o intestino fica mais lento.
O edema generalizado de todo o corpo está associado a alterações intestinais.
O chá de cavalinha é uma erva extremamente importante e útil para o edema devido ao seu importante efeito diurético. Esta erva não se destina a relaxar o intestino, mas a melhorar os movimentos intestinais, reduzindo o edema.
A cavalinha ainda ajuda a fortalecer unhas, cabelos e ossos porque contém sílica. Sílicas orgânicas são suplementos caros usados em produtos de beleza.
Portanto, é importante entender as razões por trás dos sintomas. Se a constipação for causada por edema, quanto mais diurético for o chá, melhor para o funcionamento intestinal.
Para aumentar ainda mais o efeito diurético da cavalinha, pode-se usar cipó de macaco e casca de abacaxi.
Edema e intestino sonolento, faça um chá: 4 colheres de sopa de cavalinha seca, 1 pedaço de casca de abacaxi, um cipó de macaco.
Adultos podem comer. Crianças, lactantes e gestantes não são adequadas para consumo.
Potente chá diurético
Outro chá diurético forte é o de folha de abacate, que pode ser feito com as folhas secas ou verdes, mas limite-se a uma xícara por dia. Afinal, é um chá muito forte.
Outros benefícios do chá de cavalinha
O chá de cavalinha é um medicamento antimenstrual ideal, que pode promover a menstruação.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Além disso, é um adstringente poderoso usado para limpar feridas e ajudar na cicatrização.
É antidiarréico, antiinflamatório, reduz a pressão arterial e trata cálculos renais e infecções do trato urinário.
Finalmente, é útil para unhas quebradiças e pequenas feridas e queimaduras (use topicamente; nunca use suplementos de ervas em feridas abertas).
Agora que você já sabe um pouco sobre o potencial do chá de cavalinha, gostaria de lhe fazer um convite especial.