Pular para o conteúdo

Como tratar constipação em crianças com 5 maneiras eficazes

Talvez você não saiba a maneira eficaz de tratar a constipação em crianças, e todos nós temos dificuldade em evacuar de tempos em tempos. No entanto, quando os movimentos intestinais se tornam muito irregulares ao longo de um período de tempo, este é um bom sinal para constipação. Se isso acontecer com seu filho, o problema pode ser muito frustrante.

A constipação infantil é um problema em que seu filho pode ter menos de dois movimentos intestinais por semana. As fezes são geralmente duras, secas ou irregulares e as difíceis de passar.

As crianças também podem experimentar outros sintomas, como dor abdominal, alterações de postura, perda de apetite, náusea e mudanças de comportamento.

As crianças sofrem de diferentes tipos de constipação, como constipação aguda, constipação crônica, constipação funcional, constipação idiopática e pseudo obstrução. Um estudo de 2015 relatou que o tipo mais comum de constipação em crianças é a constipação funcional, responsável por 90% a 95% de todos os casos.

Obstipação funcional geralmente é o resultado de crianças retendo fezes para evitar movimentos intestinais dolorosos.

Geralmente, quando as fezes vazam do reto devido ao transbordamento causado pelo impacto das fezes, as crianças com constipação também experimentam episódios repetidos de incontinência fecal.

Existem muitas causas de constipação em crianças, incluindo genética, dieta pobre em fibras, intolerância a laticínios ou trigo, mastigação incorreta de alimentos antes de engolir, baixa ingestão de água, tensão muscular, distúrbios gastrointestinais, síndrome do intestino irritável e problemas emocional.

Alguns medicamentos, como antiácidos, anestésicos e antidepressivos, têm os efeitos colaterais da constipação.

A constipação pode causar extremo desconforto e, se ignorada, pode se tornar uma doença crônica e causar outros problemas de saúde, como incontinência fecal, hemorróidas, fissuras anais e prolapso retal.

Além disso, a prisão de ventre pode impedir que as toxinas sejam excretadas do corpo e causar ganho de peso ao longo do tempo.

É difícil para os pais deixarem os filhos sentirem dor e desconforto, mas isso pode curar a constipação. Além de aliviar o desconforto das crianças, existem muitos remédios simples e eficazes e mudanças no estilo de vida que podem prevenir e tratar a constipação.

Tratamento de constipação infantil:

1. Alimentos ricos em fibra:

A primeira coisa a tratar crianças com prisão de ventre é aumentar a ingestão de fibras. A fibra é um laxante natural que ajuda a amolecer as fezes e estimular os movimentos intestinais.

A ingestão recomendada de fibra alimentar é de 14 gramas por 1.000 calorias. Um estudo de 1999 relatou que a falta de fibra pode desempenhar um papel importante na causa da constipação idiopática crônica em crianças.

Em uma meta-análise de 2012, os pesquisadores concluíram que o consumo de fibras alimentares pode aumentar o número de fezes em pacientes com constipação.

Em uma revisão de vários estudos em 2018, os pesquisadores relataram que a ingestão adequada de fibras deve ser recomendada apenas para constipação funcional e, devido à falta de estudos qualificados para avaliar suplementos nutricionais, ela não deve ser prescrita para crianças e adolescentes com constipação. Suplemento de fibra.

Você pode incluir alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis na dieta do seu filho. Algumas boas fontes de fibra solúvel são laranjas, maçãs, cenouras, cevada, aveia e linhaça.

Algumas boas fontes de fibras insolúveis são nozes, sementes, feijões, legumes, grãos crus e vegetais folhosos escuros, como couve ou espinafre.

2. Consumo de líquidos:

As crianças geralmente não consideram a água potável entre os jogos, o que pode torná-las desidratadas. A desidratação é a principal causa de constipação em crianças.

A água é necessária para o funcionamento normal do sistema digestivo.Se não houver água suficiente consumida, será difícil passar as fezes.

Um estudo de 2013 relatou que a ingestão inadequada de fibras e líquidos na dieta estava associada ao agravamento dos sintomas da constipação.

Deixe seus filhos beberem o máximo de água, suco e outras bebidas saudáveis ​​possível durante o dia. Água pura ou água morna com uma pequena quantidade de suco de frutas podem manter as crianças hidratadas.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Se seu filho não gostar do sabor da água, tente água com sabor, água de coco, suco de frutas ou suco de vegetais. Para bebês com menos de 6 meses, a amamentação é suficiente para mantê-los hidratados.

3. Massagem no estômago:

Massagem no estômago é muito eficaz no alívio da constipação. Massageie suavemente o estômago e a parte inferior do abdômen do filho para estimular os movimentos intestinais.

Pode ajudar a relaxar os músculos abdominais e liberar pressão, ajudando a promover a atividade intestinal. Pode até liberar gases.

Um estudo de 2007 relatou que, em alguns casos, a massagem abdominal parecia tornar as fezes mais “normais”. Coloque um pouco de óleo de mostarda ou óleo de coco na barriga do seu filho.

Massageie suavemente por 5 minutos no sentido horário. Aplique apenas muito pouca pressão. Massageie várias vezes ao longo do dia até a criança evacuar.

4. Banho quente:

Tomar um banho quente pode aliviar os músculos tensos do abdômen e aliviar os movimentos intestinais. Ele pode ajudar as coisas a passarem pelo corpo mais rapidamente e também pode reduzir a carga de gases.

Você também pode adicionar bicarbonato de sódio ou sal Epsom à água do banho. Se o seu filho tiver uma fissura anal, o bicarbonato de sódio pode aliviar a dor e a coceira. O sal Epsom carregado de magnésio também pode resolver as fezes problemáticas.

Veja Mais: Laxante natural para prisão de ventre

Um estudo de 2017 relatou que a água mineral natural rica em magnésio e sulfato pode melhorar os movimentos intestinais em pacientes com constipação.

Encha a banheira com água morna, adicione 1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e misture bem. Várias vezes por semana, deixe seu filho descansar na água por 15 a 20 minutos.

Como alternativa, adicione 2 xícaras de sal Epsom para aquecer a água do banho. Deixe seu bebê de molho por cerca de 20 minutos. Faça isso uma ou duas vezes por semana.

5. Exercício regular:

Seja você adulto ou criança, o exercício diário pode ajudar na digestão e aliviar a constipação. O exercício regular ajudará a comida a se mover mais rapidamente no intestino grosso e contrair os músculos do intestino.

Por outro lado, a falta de exercício leva a um enfraquecimento do intestino, dificultando a eliminação regular do estrume. Um estudo de 2014 constatou que a constipação estava associada a atividade física insuficiente e estilo de vida sedentário excessivo entre adolescentes chineses.

A constipação pode ser evitada através da promoção de atividade física.

Um dos melhores exercícios para crianças é caminhar. Caminhe 30 minutos por dia, especialmente após as refeições, para ajudar nos movimentos intestinais. Nadar regularmente, andar de bicicleta ou ioga também pode ajudar o intestino a estimular os movimentos intestinais.

6. Ameixas:

Uma das melhores maneiras de lidar com a constipação em crianças é oferecer ameixas. As ameixas são ricas em fibras e sorbitol, o que ajuda a amolecer as fezes e também fornece volume para facilitar a passagem.

Um estudo de 2011 relatou que as ameixas são seguras, palatáveis ​​e mais eficazes que a constipação leve a moderada e devem ser consideradas tratamento de primeira linha.

Dê ao seu filho 3 ou 4 ameixas por dia. Misture 2 ou 3 ameixas com um pouco de leite de amêndoa e deixe seu filho beber antes de ir para a cama à noite.

Outras dicas

Se seu filho estiver tomando medicamentos que podem causar prisão de ventre, pergunte ao seu médico outras opções.

Incorporar iogurte grego ou outros probióticos na dieta do seu filho é outra maneira segura e eficaz de combater a constipação.

Adicione frutas, legumes ou saladas não processadas a todas as refeições para crianças. Quando você sofre de constipação, faça cinco ou seis refeições pequenas ao longo do dia, em vez de três refeições grandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *