Dores nas articulações pode ter várias causas, como doenças e até lesões. Entre as doenças que podem causar esse desconforto está a artrite reumatoide, que causa rigidez, dor, desconforto e inflamação.
A dor nas articulações ocorre em todas as articulações e a qualquer momento. Pode ser sentido nos joelhos, cotovelos, pulsos, ombros e costas, mas também pode aparecer como espasmos musculares.
Essas dores podem ser um sintoma de uma lesão ou de várias doenças articulares, como:
- Artrite
- Artrose
- Tendinite
- Osteoartrite
- Bursite
Artrite
A artrite é uma inflamação que afeta as articulações, causando dor e rigidez, e piora com a idade. Existem vários tipos de artrite, mas a mais comum é a doença reumatóide, que afeta as articulações das mãos, pés, tornozelos e joelhos.
Esta situação é mais comum entre mulheres na faixa dos 30 e 50 anos. Os sintomas mais comuns incluem: inchaço, vermelhidão da pele, diminuição da amplitude de movimento e rigidez.
Artrose
A artrose ou osteoartrite ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades dos ossos se desgasta com o tempo. Pode afetar o joelho e a coluna.
Como a doença é mais degenerativa que a inflamação, ela afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos.
A artrose geralmente se manifesta como inchaço e dor nas articulações afetadas, restrição de movimentos, queimação em certas áreas e dor no início do movimento.
A tendinite é caracterizada por irritação ou inflamação do tendão, que é a última parte do músculo. Essa condição geralmente afeta os ombros, cotovelos, punhos, joelhos ou tornozelos e pode ser aguda ou crônica.
O sintoma típico da tendinite é a dor, mas dependendo do local da inflamação, a área afetada também pode apresentar inchaço, rigidez e sensibilidade.
Osteoartrite
A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações na qualidade óssea. As articulações mais afetadas são as articulações da coluna, mãos, joelhos e coxas – a conexão entre as coxas e as nádegas.
Nesta doença, é difícil apresentar sintomas, mas quando aparecem, geralmente são:
- Dor nas articulações que surge gradualmente e piora com o passar dos anos.
- Rigidez e mobilidade reduzida das articulações.
- Perda de flexibilidade e, em alguns casos, a pessoa pode não ser mais capaz de dobrar a articulação específica como antes.
- As juntas rangem e estalam.
- Inchaço, quando há inflamação.
Bursite
A bursite é a inflamação da bursa, que é um pequeno saco cujo fluido envolve a articulação. A bolsa atua como um tampão entre osso, tendão e tecido muscular.
A bursite afeta os ombros, cotovelos e joelhos, sendo os sintomas mais comuns dor, inchaço, inflamação e limitação de movimento.
Veja Mais: 6 chás para tratar dor nos ossos
Tratamentos disponíveis
Esses problemas geralmente são tratados com analgésicos e antiinflamatórios. No entanto, alguns ingredientes naturais têm propriedades que ajudam a reduzir a dor e a inflamação.
Portanto, se você quiser preparar seu próprio remédio natural para dor nas articulações, ensinaremos mais a respeito. A receita nada mais é do que o suco de laranja, limão e cúrcuma.
Todos esses ingredientes contêm antioxidantes anti-inflamatórios que ajudam a aliviar o desconforto muscular.
Benefícios da laranja
Laranjas são frutas ricas em bioflavonóides cítricos, que compõem a cor das plantas. Junto com a vitamina C, essa substância apresenta efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Dessa forma, além de reduzir o inchaço e a inflamação das articulações, contribui também para a dilatação dos vasos sanguíneos e a boa circulação. As laranjas também contêm fitonutrientes, como zeaxantina e β-ciclofosfamida, que evitam o dano oxidativo que pode causar inflamação.
Benefícios do limão
O limão é rico em vitaminas A, C, E e antioxidantes, que são muito eficazes contra dores nas costas e nas articulações. No entanto, a casca também deve ser usada porque tem a maioria das vantagens do limão.
Contém óleo de citronela e óleo de fulereno, que são adicionados à vitamina C, ácido cítrico, ácido málico, ácido fórmico e pectina. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a vitamina C tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a manter o colágeno do organismo.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Benefícios do açafrão
O açafrão é rico em curcumina, que possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Devido a esse efeito anti-inflamatório, a cúrcuma pode auxiliar no tratamento da osteoartrite, osteoartrite, artrite reumatoide e inflamação que geralmente atinge as articulações humanas e causa muita dor.
Um estudo da Universidade do Arizona examinou os efeitos da cúrcuma em ratos com artrite reumatoide e concluiu que a curcumina pode inibir a inflamação das articulações.
Suco para dor nas articulações
Este suco contém propriedades curativas importantes e ajuda a combater a inflamação e as dores nas articulações.
Ingredientes:
- 1 laranja
- 1 limão
- 1 colher (chá) de açafrão em pó ou ralado
- 200 ml de água
- 1 colher (sopa) de mel puro para adoçar
Modo de preparo:
Descasque as laranjas, corte em pedaços pequenos – retire as sementes. Em seguida, lave bem o limão e corte-o em quatro partes – guarde a casca e retire apenas as sementes.
Coloque todos os ingredientes (exceto o mel) no liquidificador e misture até obter uma bebida homogênea. Coar, adoçar com mel e beber – recomenda-se beber esse suco pela manhã e sempre com o estômago vazio por uma semana.
Depois, você pode fazer uma pausa de sete dias e iniciar o tratamento novamente.
Atenção:
Este suco é apenas um suplemento para tratar e aliviar a dor. Em qualquer caso, deve-se consultar um médico, e a opinião dos profissionais deve sempre prevalecer.