Farofa é uma receita indispensável para as festas de final de ano e como esta data já está se aproximando, hoje vou compartilhar com vocês uma receita de farofa low carb que fizemos e que pode ser utilizada como acompanhamento e até mesmo recheio de peru.
Você que seguiu a boa alimentação durante o ano todo de 2019, as festas de final de ano não são motivo para extrapolar… confira esta receita de farofa low carb.
Veja também: Amamentação e trabalho: como conciliar?
Veja também: Um delicioso ensopado de carne e legumes
Farofa low carbINGREDIENTES – A quantidade é à gosto
- Couve flor picadinho
- Linguiça calabresa
- Ovos
- Sal rosa e pimenta
- Cheiro verde
MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque um pouco de banha de porco, refogue a cebola picadinha, acrescente a linguiça e a couve flor.
Enquanto isso mexa os ovos, usamos 4 nesta receita, quando a couve flor já estiver cozida adicione os ovos. Continue a mexer e quando o ovo estiver seco está pronto. Por fim, adicione o cheiro verde.
Dieta Low Carb – o que há? Menu da semana!
Benefícios da couve flor
A couve-flor é rica em fibras e água. Ambos são importantes para prevenir a constipação, afinal, manter um aparelho digestivo saudável e diminuir o risco de câncer de cólon.
Estudos demonstraram que a fibra alimentar também pode ajudar a regular o sistema imunológico e a inflamação (1). Como resultado, isso pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.
Isso porque a couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e reduzir o estresse oxidativo dos radicais livres.
Um desses antioxidantes é o indol-3-carbinol ou I3C, comumente encontrado em vegetais crucíferos, como repolhos, brócolis e couve-flor. Foi demonstrado que reduzir o risco de câncer de mama e reprodutivo em homens e mulheres (2).
Ou seja, com uma simples receita de farofa low carb é possível ter benefícios contra câncer!
Nos últimos 30 anos, comer mais vegetais crucíferos tem sido associado a um menor risco de câncer de pulmão e cólon.
Estudos sugeriram que compostos contendo enxofre, conhecidos como sulforafano, podem ajudar a combater diferentes tipos de câncer. O sulforafano é o que dá aos vegetais crucíferos sua mordida amarga.
Os pesquisadores dizem que o sulforafano pode inibir a enzima histona desacetilase (HDAC), conhecida por estar envolvida na progressão das células cancerígenas.
Outro ponto forte da couve flor é vitamina K.
Uma baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea e osteoporose .
Consumo de vitamina K pode melhorar a saúde óssea, agindo como um modificador das proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e impedindo a excreção de cálcio na urina (3).
Mas linguiça é saudável?
A linguiça calabresa, o bacon e outras carnes processadas são defumadas, curadas, salgadas, enlatadas, secas ou conservadas. Além disso, contém, muito sódio e é preciso ter prudência para adicionar na alimentação.
Para uma receita sem carboidrato como esta farofa low carb, por exemplo, a linguiça faz a função da proteína e é justamente isso, que faz esta receita ser uma refeição completa.
Acredito que você entenda que esta receita não é ideal para quem tem colesterol alto, bem como, gordura no fígado, nem mesmo para quem tem diabetes.
Os ingredientes usados na farofa low carb são ideias para uma pessoa saudável que está buscando o controle de peso e a diminuição do consumo de carboidratos simples.