O herpes labial é causado por um vírus chamado herpes simplex . A maioria das pessoas fica exposta ao vírus quando é bebê ou garoto. Não há cura para isso. Uma vez exposto a ele, ele estará sempre em seu sistema, mesmo que não cause feridas ou outros sintomas.
O herpes simplex é transmitido por contato próximo. Se você beijar ou ser tocada no rosto por alguém com erupção na boca poderá pegar o vírus. Você também pode contrair o herpes labial simplex compartilhando protetor labial, garfo, caneca com alguém que o possua.
É mais provável que você pegue o vírus de alguém que tenha uma erupção ativa, mas também é provável contraí-lo de alguém que não tenha uma ferida ou bolha aparecendo.
Aliás, o vírus também pode se espalhar para os olhos ou os órgãos genitais. Por exemplo, se você esfregar os olhos depois de receber saliva de uma pessoa infectada em suas mãos, ou se você receber sexo oral de alguém com herpes labial.
Herpes é para sempre
Quando você é exposto pela primeira vez ao vírus, é provável que tenha uma ferida. Depois de uma semana ou duas, ela desaparecerá por conta própria. Logo o vírus fica inativo no seu corpo.
Você pode nunca ter outro surto de erupção labial novamente, mas muitas pessoas têm.
Algumas coisas que tornam mais provável um surto são:
- Um resfriado ou outra doença
- Uma febre
- Estresse
- Muito sol
- Mênstruo
Os surtos podem ocorrer a qualquer momento e são desencadeados por fatores como estresse, flutuações hormonais, cirurgia, ou doenças. Mas, embora possam ser inevitáveis, há algumas coisas que você pode fazer para acalmar ou diminuir a duração de um surto de afta.
Leia também: O que é a Herpes nos Olhos, Como se pega e Como tratar
Tratamentos para feridas de Herpes Labial
Uma das coisas mais importantes a lembrar sobre o tratamento de uma ferida: não espere. Comece a tratá-la imediatamente e poderá reduzir o tempo que o possui. Quando você notar esse formigamento revelador, vá em frente e comece a utilizar um medicamento antiviral tópico no local da sua pele.
1. Erva-cidreira
As propriedades antivirais da erva-cidreira, também conhecidas como Melissa officinalis, podem ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço associados a uma bolha ou proteger contra infecções futuras, de acordo com algumas pesquisas mais antigas.
Use um protetor labial com pelo menos 1% de erva-cidreira. Ou, como opção, uma compressa feita de uma infusão de erva-cidreira (chá) pode fornecer benefícios semelhantes.
2. Medicamentos antivirais vendidos sem receita
Os produtos que contêm docosanol ou álcool benzílico podem ser úteis na redução da duração da afta. A lisina está disponível como um suplemento oral e um creme que, de acordo com pesquisa mais antiga Trusted Source, pode ser útil para reduzir a duração dos surtos.
Compre produtos que contenham docosanol ou lisina .
3. Gelo
O gelo pode não reduzir a duração de uma ferida, mas pode tranquilizar o desconforto e a inflamação da ferida labial. Aplique uma bolsa de gelo diretamente nas feridas para refrigério temporário.
4. Aloe vera
O gel de aloe vera está amplamente disponível e pode ser cultivado como vegetal de lar. Embora a pesquisa que conecte o vegetal a herpes labial seja limitada, um estudo in vitro de 2016 mostraram que seus efeitos anti-inflamatórios e antivirais podem ter efeitos inibitórios.
5. Redução de estresse
Uma vez que o estresse pode fazer com que o vírus do herpes saia da dormência, reduzir a quantidade de estresse em sua vida é uma maneira de prevenir o herpes labial. Reflexão, exercícios regulares e evitar as causas do estresse em sua vida podem ajudar.
6. Óleos essenciais
Embora as evidências para esse remédio caseiro sejam anedóticas, na melhor das hipóteses, você pode juntar esses óleos essenciais à sua lista de terapias complementares a considerar:
- Gengibre
- Tomilho
- Hissopo
- Sândalo
A pesquisa mostra que eles podem até ser tratamentos eficazes para versões resistentes a medicamentos do vírus herpes simplex.
Além de todas essas dicas vale lembrar sobre a importância de manter a saúde em estabilidade, enfim quando a alimentação está balanceada, você pratica exercícios, sua mente está em equilíbrio. Assim, é provável controlar o estresse e os hormônios, evitando duas possibilidades de surto.