Pular para o conteúdo

Manjericão de folha larga e seus benefícios para saúde

O manjericão de folha larga tem propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas,composto de várias vitaminas, como A, B, C, E e K.

Além disso, é uma excelente fonte de minerais como cálcio, zinco, manganês, ferro e assim por diante.

Para os mais estressados, esta planta pode ser de grande ajuda, pois tem propriedades calmantes.

Tem muitos benefícios para o corpo: comer manjericão pode combater a fadiga, a depressão, a enxaqueca e a insônia; também é eficaz no tratamento da laringite e da faringite; pode ajudar a reduzir a febre; a combater a acne; a ativar o sistema imunológico; anti-inflamatório sapinho; tem propriedades analgésicas, anti-sépticas e cicatrizantes, entre outras.

O manjericão é benéfico para o coração, pois contém magnésio, que melhora o fluxo sanguíneo. Também é extremamente rico em antioxidantes que impedem o crescimento das células cancerosas.

Aprenda utilizar o manjericão

Manjericão
Créditos da imagem Pexels

Além dos usos culinários, a planta também pode ser utilizada de outras formas, como xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções.

É adequado para saladas, carnes, sopas, massas, molhos, comida vegetariana e vegetariana. Além disso, você também pode fazer drinks, chás e sucos desintoxicantes.

Devido às propriedades antioxidantes contidas no extrato de manjericão, seu uso proporciona os benefícios de prevenir os efeitos negativos do envelhecimento.

Segundo pesquisas, o extrato de manjericão tem maior atividade antioxidante do que alguns antioxidantes convencionais e pode ser um aliado no combate às rugas faciais, tanto pelo consumo quanto pelo uso de produtos cosméticos (como sabonetes e hidratantes) com essa função.

Como cultivar

O Manjericão de folha larga é uma planta que não resiste ao frio, precisa de muita luz e deve receber luz solar direta pelo menos várias horas por dia.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. Irrigue com freqüência para manter o solo ligeiramente úmido. A falta e o excesso de água podem danificar o manjericão.

O manjericão pode ser facilmente cultivado em vasos de tamanho médio a grande, embora tenda a crescer menos. Nesse caso, dê preferência a variedades menores.

Remova as plantas invasoras que competem por nutrientes e recursos. A colheita pode começar quando a planta está bem desenvolvida, geralmente 60 a 90 dias após a semeadura.

As flores também são comestíveis e eliminá-las pode favorecer o crescimento de mais folhas.

Molho de manjericão

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de manjericão
  • ½ xícara de azeite de oliva, ajuste baseado na consistência que preferir
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar homogêneo. Tente ajustar o sal e o óleo para a consistência desejada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *