O que é Cetose, causas, sintomas e consequências

O que é Cetose, causas, sintomas e consequências
Conteúdo Criado e Revisado pela nossa equipe

A cetose pode ocorrer naturalmente no corpo por razões metabólicas ou pode ser induzida por uma determinada dieta. Durante esse processo, o corpo usa sua própria gordura ou gordura dos alimentos para produzir energia.

Diz-se que isso tem alguns benefícios, como controlar o excesso de peso. Embora também existam algumas consequências não intencionais relacionadas a distúrbios gastrointestinais, metabólicos e esqueléticos.

Abaixo, aprenderemos mais sobre o que é a cetose, como ela acontece e quais são seus sintomas.

O que significa “cetose”?

De acordo com sua etimologia, o termo vem de ceto ou cetona (latim), que está relacionado à cetona. Adicionado ao sufixo -ose é um formante comum em nomes de doenças, denotando uma condição anormal, degeneração, desgaste ou desordem.

Simplificando, o significado do termo cetose no mundo médico de hoje refere-se a uma condição na qual existem níveis anormalmente altos de corpos cetônicos no corpo. As cetonas são compostos orgânicos que possuem um grupo carbonila ligado a um átomo de carbono.

De acordo com a pesquisa, na ausência de carboidratos, a gordura é quebrada para energia, produzindo corpos cetônicos no fígado. Os mais famosos são o ácido 3-hidroxibutírico (3HB) e o ácido acetoacético (AcAc). Estes são transportados para os tecidos para que o corpo funcione corretamente.

Possíveis causas da cetose

A cetose ocorre quando o corpo começa a usar gordura em vez de carboidratos como fonte primária de energia. Especialmente quando esses produtos estão em falta.

Existem várias explicações ou causas possíveis, como segue:

  • Metabolismo energético lipídico ativado durante a gravidez e também na infância;
  • Dietas em que há baixo consumo de carboidratos;
  • Exercício ou atividade física intensa;
  • Falta de hormônio do crescimento;
  • Longos períodos de jejum;
  • Dieta muito rica em gordura;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Diabetes e hipoglicemia;
  • Intoxicação por álcool;
Mulher com cetose devido a diabetes.
Diabetes é uma condição que tem cetose entre suas complicações graves.

A dieta cetogênica

A chamada dieta cetogênica é projetada para queimar gordura e reduzir o consumo de carboidratos. Refere-se a açúcar, farinha e tubérculos, entre outros. Ao mesmo tempo, aumenta o consumo de gorduras benéficas.

Nesta dieta, a ingestão de carboidratos não deve exceder 10% do total de calorias diárias. Portanto, a produção de corpos cetônicos deve ser aumentada.

Veja: Especialista em Nutrição revela segredo sobre a dieta cetogênica

Sintomas de cetose

Seja devido a razões dietéticas, metabólicas, patológicas ou outras, as alterações no funcionamento corporal devido à cetose se manifestam através de vários sinais. Os pontos principais são os seguintes:

  • Fraqueza;
  • Dores de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Mau hálito ( halitose );
  • Sensação de sede constante;
  • Náuseas e vômitos ocasionais;
  • Aumento da frequência de micção;
  • Constipação ou, inversamente, diarréia;
  • Sensação de gosto amargo ou metálico na boca;

Em particular, o mau hálito é experimentado ou sentido durante o jejum. Embora este e outros sintomas possam desaparecer após alguns dias, por exemplo, uma vez que o corpo se ajuste à dieta cetogênica.

Por outro lado, exames de urina e sangue podem detectar aumento de corpos cetônicos. A cetose foi considerada quando sua concentração foi superior a 0,5 mmol/L.

No entanto, isso pode variar dependendo do seu nível de hidratação. Podem até ocorrer falsos negativos.

A cetose tem benefícios?

O processo de cetose fornece ao corpo energia suficiente para funcionar, tanto física quanto mentalmente. Agora, graças ao jejum ou a uma dieta baixa em carboidratos, o corpo pode começar a queimar a gordura armazenada.

Esta é uma boa notícia para pessoas com sobrepeso ou obesidade. Por esse motivo, existem estudos que afirmam que a dieta cetogênica pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o percentual de gordura corporal.

De acordo com alguns estudos sobre o assunto, a cetose está associada a um risco reduzido de desenvolver vários tipos de câncer, principalmente devido ao tamanho reduzido do tumor. Nesse sentido, a glicose é considerada alimento para as células cancerígenas.

Da mesma forma, uma dieta cetogênica também fornece benefícios na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, melhorando os perfis de glicose no sangue, a sensibilidade à insulina e os níveis plasmáticos de hemoglobina glicosilada.

A dieta cetogênica é atualmente usada para tratar distúrbios neurológicos como a epilepsia. Embora estudos tenham relatado resultados positivos, o mecanismo de ação neuroprotetora permanece obscuro.

Consequências para a saúde

No entanto, a cetose também traz riscos à saúde. Nesse sentido, quando o corpo é incapaz de excretar corpos cetônicos devido a certos distúrbios metabólicos, sua concentração sanguínea aumenta.

Então, pode ocorrer acidose metabólica. Se o sangue se tornar muito ácido, pode afetar a função dos órgãos, levando ao coma e à morte.

Outras consequências para a saúde da cetose descritas no estudo:

  • Distúrbios gastrointestinais: constipação, náusea e aumento do refluxo gastroesofágico;
  • Alterações metabólicas: aumento do colesterol sérico, hipocalcemia, hipomagnesemia, baixa carnitina, anemia e deficiências de selênio, cobre e outros minerais;
  • Distúrbios ósseos: pode interferir no metabolismo fosfocálcico e da vitamina D, aumentando o risco de desenvolver osteopenia e sofrer fraturas;
  • Casos de cálculos renais, pancreatite e cálculos biliares foram descritos;

No entanto, algumas ideias sobre cetose são infundadas. Por exemplo, não há evidências de que uma dieta cetogênica afete a perda de cabelo.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Pâncreas em cetose.
A cetose estimula o pâncreas. Esse órgão é um dos mais afetados pela cetose, o que explica os efeitos no metabolismo e no diabetes.

Cuidado com dietas

Uma dieta cetogênica pode ser muito rigorosa, então o corpo sofrerá em algum momento, seja durante a adaptação ou por um período de tempo. Portanto, não é recomendado prorrogá-lo além de 2 ou 3 meses, mesmo com interrupções.

Por outro lado, a dieta cetogênica é contraindicada em alguns casos. Estes incluem pessoas com mais de 65 anos, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com insuficiência hepática ou renal, doença cardiovascular, histórico de acidente vascular cerebral ou cálculos biliares.

A cetose traz benefícios, mas também complicações. Não deve ser tomada de ânimo leve. Por isso, vale lembrar que essa dieta e qualquer outra dieta deve ser feita sob orientação e supervisão de um profissional de saúde.

Confira: Gosto ruim na boca? Saiba mais sobre as possíveis causas dos sintomas

Imagem de perfil

Escrito por Francisco Araújo

Todos os Direitos Reservados ao site - bemaisaude.com.br © 2024 Por Logo Robô das Receitas Robô das Receitas